Sorteio Nespresso
 

Destinação final e ambientalmente correta dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em São Paulo é inaugurada

A ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo - SP Regula, inauguram a Central de Logística Reversa de São Paulo. A parceria tem como objetivo viabilizar o descarte ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da região. Atualmente, o Estado de São Paulo contabiliza 988 pontos de recebimento, sendo 203 localizados na capital paulista, que acaba de ganhar mais um local. São pontos, em sua maioria, com parceiros da ABREE do setor de varejo.

"Além de todos os benefícios ambientais gerados pelo descarte correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como a redução da poluição e diminuição da emissão de gases e metais pesados que são danosos para saúde da população. Vale destacar ainda que o processo de reciclagem possui o potencial de gerar dez mil empregos e injetar mais de R$ 700 milhões na economia brasileira, segundo o Governo Federal", comenta Sergio de Carvalho Maurício, presidente da ABREE.

O evento de inauguração aconteceu na COOPERMITI e contou com a presença de autoridades como, André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Fernando Chucre (Secretário do Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente), Ricardo Ezequiel Torres (Diretor Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo - SP Regula), Luiz Pereira (presidente da COOPERMITI) e Sergio de Carvalho Mauricio (presidente da ABREE). 

Com base no Decreto Federal 10.240/2020 são realizados os serviços de descarte correto dos produtos para que ambos estejam de acordo com a legislação vigente. A lei estabelece que a responsabilidade é dividida do ciclo de vida do produto, contendo a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes. Com isso, a ABREE está presente em todo o Brasil. Desde 2021, são mais de 1,2 mil municípios que a entidade atua, totalizando quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo país.

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

Luiz Gonzaga (Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes - ABETRE), Mauro Haddad (Gerente de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo - SP Regula), André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Alex Luiz Pereira (Presidente da Coooermiti) e o Sergio de Carvalho Mauricio (Presidente da ABREE).

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP