Expo
 

Descarte de Eletrônicos tem postos de coleta na Fast Shop

Programa objetiva estimular a prática sustentável

Desde 2012, a Fast Shop, uma das principais redes de varejo do país, por meio do programa 'De Volta ao Ciclo', incentiva e conscientiza a população para a importância do descarte correto de eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como celulares, micro-ondas, televisores e notebooks, mesmo que não tenham sido adquiridos na rede.  Depois de passar por processo de ampliação em 2021, o programa encerra o primeiro trimestre deste ano com mais capilaridade e coletores instalados em 79 lojas físicas da marca espalhadas pelo Brasil.

"Temos como missão encantar e cuidar dos clientes por toda vida. E não há como ignorar a importância da preservação ambiental para que isso seja possível. Estamos empenhados em desenvolver cada vez mais ações e práticas sustentáveis como um pilar central de nossos negócios, em total alinhamento com as necessidades do mundo atual", avalia Eduardo Salem, diretor geral de operações da Fast Shop.

O executivo conta que a empresa está fazendo testes para viabilizar a coleta de produtos da linha branca, de grande porte, como refrigeradores, fogões e máquinas de lavar, por exemplo. "Assim, apoiamos o cliente que, após substituir um equipamento deseja dar a adequada destinação ao antigo". 

O cuidado com o meio ambiente e o olhar para a sustentabilidade tornaram-se uma das principais metas da companhia, que investiu na estruturação de 13 pontos de consolidação - postos de armazenamento de produtos antes do descarte- desde o início de 2021. Hoje já são 15 pontos. No ano passado, cabos, fontes, extensões, fones de ouvido, celulares e notebooks foram os principais itens coletados.

A preocupação da empresa é a de estimular a conscientização das pessoas para a destinação adequada deste tipo de resíduos, uma vez que, o Brasil é o quinto maior gerador desse lixo no mundo. Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o que é esse tipo de resíduo e como ele deve ser descartado para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana. 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Green Eletron e conduzido pela Radar Pesquisas, a maior parte dos brasileiros (87%) já ouviu falar em lixo eletrônico, mas um terço (33%) acredita que esse lixo está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos. Para outros 42% dos brasileiros lixo eletrônico são aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados e 3% acreditam que são todos os aparelhos que já viraram lixo, ou seja, apenas os que foram descartados, inclusive aqueles que acabam incorretamente em aterros ou na natureza. Quando o descarte é feito de forma incorreta, ou seja, no lixo comum, a prática leva à poluição do ar, do solo e das águas por metais pesados como cobre, mercúrio, arsênio, zinco e chumbo, por exemplo, colocando em risco todos os tipos de vida do planeta. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
A questão do consumo precisa ser revista

Após recorde histórico indicar maior consumo de energia desde 2004 e o constante problema de escassez de água, implementar soluções de economia volta a ser prioridade na gestão dos empreendimentos

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP