Sorteio Nespresso
 

Shopping Praça da Moça celebra 13 anos de vida

Empreendimento é modelo de sustentabilidade com uso de energia 100% renovável

O Shopping Praça da Moça, em Diadema, na Grande São Paulo, acaba de completar 13 anos e recentemente passou a ser reconhecido internacionalmente como modelo de sustentabilidade, com o recebimento do selo Trinity Energia padrão International REC Standard, que atesta o consumo de energia do empreendimento sendo 100% proveniente de fontes renováveis.

Em assunto de sustentabilidade, o mall é uma verdadeira vitrine de boas práticas ao setor varejista. Mensalmente, os mais de 800 mil visitantes que frequentam o local convivem com ações como água de reuso em sanitários e mictórios, arrecadação de lacres de latinhas e tampinhas de garrafas para doação à Ongs, bebedouros com contagem de redução de garrafas pet, torneiras com redutor de consumo, secadores de mãos, teto no estilo Skylight, que promove a iluminação natural na maior parte do dia, sendo necessário ativação da luz artificial apenas por algumas horas e geradores à gás.

"Entendemos que um shopping é muito mais do que um centro comercial. É um local onde as pessoas convivem, onde podem ser impactadas por boas práticas e incentivadas a repensar a forma como utilizam os recursos naturais. Ao adotarmos práticas sustentáveis, além de um impacto gigantesco no meio ambiente e na vida das pessoas, oferecemos uma reflexão às marcas que estão conosco e também aos consumidores, que passam a repensar a maneira como agem em suas próprias casas. Receber o certificado de que todo o nosso consumo é proveniente de 100% de energia renovável é, para nós, uma conquista coletiva das nossas ações e do apoio do nosso público. É motivo de orgulho para toda cidade de Diadema", destaca Daniel Lima, gerente de marketing do Shopping Praça da Moça.

Energia renovável amiga do meio ambiente

De acordo com a certificação, o Shopping Praça da Moça, entre 2020 e 2021, deixou de emitir 1.159 toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente ao plantio de 8.113 árvores. Para a engenheira ambiental, Bianca Galdino, as práticas sustentáveis são essenciais, principalmente em estabelecimentos de grande porte. "Por conta do grande fluxo de pessoas, há muita geração de resíduos, consumo de água e energia elétrica. Aplicar estas práticas é de suma importância para reduzir os malefícios da intervenção humana", enfatiza.

O Shopping Praça da Moça também realiza ações com empresas parceiras terceirizadas para a coleta de lixo, separando resíduos líquidos, orgânicos e recicláveis, oferecendo o destino correto a cada tipo de material. "Estamos em constante evolução e buscando soluções que nos mantenham como uma vitrine de boas práticas ao setor. Realizamos ações em que recebemos estudantes para apresentar as ações sustentáveis aplicadas no shopping e estamos sempre disponíveis aos lojistas para auxiliar na implementação de ações que geram impacto positivo ao shopping, visitantes, colaboradores e à toda sociedade", finaliza Lima.

No dia 28 de junho de 2022, o 4º Fórum Infra FM Shopping Centers e Varejo fará uma visita técnica exclusiva nas áreas de backoffice do Shopping Praça da Moça. Nessa experiência guiada pelo Gestor de Infraestrutura do local, será possível tirar dúvidas, se relacionar e aprender in-loco as melhores práticas de gerenciamento. Para saber mais, CLIQUE AQUI e acesse a programação e o formulário de inscrição. 

​Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Acidentes evitáveis na manutenção

Uso obrigatório de EPI é capaz de evitar as quase 23 mil mortes por acidentes de trabalho registradas no país na última década. Entenda o porquê.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP