Sorteio Nespresso
 

Soluções de economia estratégica na gestão de frotas

Aumento do combustível, crise na oferta de semicondutores e alto custo de manutenção corretiva são algumas dores do FM em frotas

Os dois últimos anos em decorrência da pandemia trouxeram inúmeros desafios para a gestão de frotas, porém, mesmo com toda dificuldade para a compra de veículos, 46,3% das locadoras aumentaram o número de veículos, enquanto 30,1% as mantiveram no patamar anterior ao da pandemia, conforme informa a Pesquisa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA/MDA), feita em dezembro do ano anterior.

Para o profissional de Facility Management responsável pela gestão da área dentro das organizações, são diversos os motivos que o fazem buscar por redução de custos a curto prazo. No entanto, conhecer a fundo as soluções ofertadas pelo mercado e analisar quais delas fazem sentido com os objetivos da empresa, é a forma mais adequada de conseguir melhores resultados, capaz de alcançar através de um planejamento estratégico, benefícios a médio e longo prazo para os negócios.

Entenda qual o impacto que o cenário atual de crise tem causado nesse segmento, e conheça algumas oportunidades de serviços e novas tecnologias que tem como objetivo 'eficientizar' a gestão de frotas nas empresas. 

Principais dores do FM e ofertas em gestão de frotas

Alta dos preços do combustível

Oferta: Cartão combustível para abastecer a frota

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia fez o preço do barril do petróleo disparar no mercado mundial, resultando em um aumento expressivo nos preços do diesel e da gasolina. Visando oferecer um maior controle nos gastos com abastecimento, e descontos mais vantajosos do que em uma negociação individual, o Cartão Combustível é capaz de reduzir gastos em abastecimento em até 30%, principalmente quando aliado ao uso de uma plataforma capaz de mapear as rotas, pedágios, apontar os postos de gasolina com melhores preços, realizar a gestão de documentos e notas fiscais, entre outros.

Com esse benefício, além de fazer a gestão da frota de forma integrada, a tecnologia é capaz inibir fraudes no abastecimento e desvio de combustível, ao identificar por telemetria, o consumo de diesel enquanto o caminhão está parado, por exemplo.

Crise na oferta de semicondutores

Oferta: Locação de frotas

A crise na oferta de semicondutores, matéria-prima utilizada para a produção dos chips que integram os componentes eletrônicos dos carros, continua afetando a produção de automóveis em 2022. Com a queda da produção, o aumento do preço dos veículos novos foi inevitável, e a dificuldade para a renovação de frota foi apenas mais um impacto negativo sentido pela indústria automotiva.

Para as empresas com frota própria que buscam por uma gestão mais eficiente, optar pela locação de veículos com uma terceira especializada, além de reduzir custos, aumenta a produtividade e potencializa resultados ao oferecer carros personalizados sempre novos, com todos os documentos em dia, e atendimento especializado no controle da frota. Mesmo diante da crise, a pesquisa da ABLA/MDA indica que o segmento de locação de frotas demonstra otimismo ao prever um novo ano com resultados positivos. Seus números informam que a redução de frota se deu em somente 22,6% das empresas e, para 2022, 60,8% das locadoras têm intenção de comprar mais carros para renovação de frota.

Altos custos com manutenção corretiva

Oferta: Plano de manutenção preventiva

Do mesmo modo que qualquer máquina, um veículo é desgastado pela sua utilização, e cedo ou tarde seus componentes deverão ser trocados. Em um plano de manutenção preventiva, automatizar o processo para evitar falhas ajuda a otimizar custos e avisa ao gestor quando é hora de realizar a vistoria.

Capaz de envolver diversos serviços periódicos, a manutenção preventiva segue um checklist que pode variar conforme a operação, como a revisão da parte mecânica e elétrica do veículo, lubrificação, lavagem, troca ou verificação de níveis de óleo e revisão dos demais equipamentos e acessórios do veículo. Além de evitar quebras, através do planejamento há um aumento da disponibilidade da frota, e uma redução de até 17% dos custos com manutenção.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP