Expo
 

Wi-Fi 6 está pronto para suportar a concentração de pessoas?

Aumentando a eficiência, flexibilidade e a escalabilidade da rede, tecnologia oferecerá uma melhor experiência do usuário

Por Márcio Kozlowski

A vida aos poucos está voltando ao normal e os eventos, sejam eles de negócios, esportivos ou de entretenimento, começam a ressurgir. Pensando em locais de grande concentração de pessoas, como centros de convenções, estádios, arenas etc., acredito que este é um bom momento para abordar e discutir sobre a tecnologia Wi-Fi, que atualmente chegou ao padrão 6.0 e trouxe uma série de avanços tecnológicos.

O Wi-Fi 6 surgiu com o objetivo de aumentar a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade da rede. Ou seja, ele comporta uma quantidade maior de equipamentos conectados simultaneamente, o que permite que as redes atuais e as novas, tenham mais velocidade e maior capacidade com aplicações que ainda estão sendo desenvolvidas. Isso significa que, em ambientes internos residenciais, a conexão terá menores chances de travar com múltiplos dispositivos conectados e, em ambientes empresariais, haverá a oportunidade de se desempenhar as atividades com mais qualidade e velocidade nas entregas.

Uma vez que o Wi-Fi 6 acelera a velocidade de acesso à internet em ambientes internos e externos, podemos enxergá-lo como uma espécie de prévia do que será toda a experiência com a implementação do 5G. Com a oferta de uma conexão mais estável, esta tecnologia está se tornando padrão de mercado rapidamente. Isso porque segundo dados divulgados pela Wi-Fi Alliance, os dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6 (principalmente os smartphones) devem responder por quase 80% de todas as vendas de equipamentos para conexão a redes sem fio já em 2022.

A adoção de roteadores e pontos de acesso com esta sexta geração da tecnologia está desencadeando uma nova onda de negócios para empresas de conteúdo OTTs e provedores de internet - ISPs, que poderão oferecer aos clientes ainda mais serviços - ou ampliar a quantidade de clientes, utilizando a mesma infraestrutura de LAN sem fio - WLAN, enquanto melhora a qualidade do serviço para aplicações mais antigas. Isso prepara o cenário para modelos disruptivos de negócios que precisem funcionar sem fio.

Esse cenário é resultado de muitas tecnologias consolidadas durante a pandemia, como o Wi-Fi 5, que abriu uma janela de oportunidades para que os principais players que atuam no ecossistema do novo Wi-Fi 6, como os integradores de TI que possuem expertise comprovada, vislumbrassem com interesse e confiança essa abertura para novas frentes de negócios. A volta eminente às atividades presenciais em todo o mundo, e o ressurgimento dos eventos, revela uma tendência que poderá impulsionar fortemente a adoção do Wi-Fi 6 para a preparação de ambientes congestionados, além de atender residências que já necessitam de conexões para conectar câmeras, smartphones, laptops, videogames, TV (4K ou 8K), e IoT, simultaneamente.

No entanto, o aumento dos requisitos de Wi-Fi em locais para grande número de pessoas representa importante desafio para a construção de redes Wi-Fi. Este tipo de rede de alta densidade deve ser capaz de suportar o acesso simultâneo de imenso número de usuários, provendo boa experiência de serviço de acesso à internet.

Nessa hora, é válido explorar as funcionalidades de equipamentos específicos de alta densidade, a fim de melhorar a performance em ambientes congestionados. O Wi-Fi 6 traz características técnicas para ampliar sua capacidade, como a tecnologia de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA).  Esse recurso permite que um canal sem fio seja dividido em vários subcanais, os quais podem ser usados ​​para transportar dados para um dispositivo diferente, permitindo que único ponto de acesso se comunique com outros simultaneamente.

Ainda, recursos como o de Multiple In / Multiple Out (MIMO) possibilitam que um roteador com várias antenas envie e receba transmissões de dados de vários dispositivos ao mesmo tempo. Também, existem funcionalidades que podem ampliar a capacidade do Wi-Fi como as melhorias na formação de feixes já adotadas pelo padrão Wi-Fi 6, assim como o beamforming, o qual direciona um sinal mais intenso aos dispositivos conectados, em vez de transmitir no mesmo nível em todas as direções.

Ou seja, que venham os congressos, as feiras, os jogos de futebol, os shows de música e tudo mais! Já temos tecnologia moderna o suficiente para prover acesso à internet com uma ótima performance, entregando uma surpreendente experiência de uso ao usuário, seja ele único ou esteja acompanhado de milhares de outros usuários.

Márcio Kozlowski, gerente de Negócios da AGORA, distribuidora e fornecedora de soluções completas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Mercado

Property Manager compartilha atuação em país destruído pela guerra

Diego Mitrovich Rienzi, Gestor Patrimonial do Family Office Ernesto Zarzur, compartilha trajetória profissional com detalhes sobre atuação na Angola no pós-guerra.

Carreira

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Mercado

Uma nova era na gestão inteligente do Workplace: Neowrk recebe aporte de R$10 milhões

Startup utiliza tecnologia que une hardware, software e AI para revolucionar o gerenciamento dos espaços corporativos; foco é no crescimento e expansão local e internacional.

Operações

A palavra "gerenciamento" te impede de enxergar lacunas na operação?

Profissionais da Planoa comentam quais os aspectos negligenciados em operações de obras.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP