Expo
 

60% dos RHs não têm programa de diversidade e inclusão

Pesquisa realizada pela Catho e Reconnect conta com a participação de 874 respondentes de empresas de todo o país

De acordo com a Pesquisa de Tendências no RH em 2022, realizada numa parceria entre a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, e a Reconnect | Happiness At Work, empresa brasileira especializada em "Felicidade no Trabalho", 60% dos Recursos Humanos das empresas não tem um programa de diversidade e inclusão para os colaboradores. O levantamento que revelou as principais prioridades da área contou com a participação de 874 respondentes de empresas de todo o País.

Além da maioria das empresas alegarem não terem um programa voltado à diversidade e inclusão, apenas 25,7% disseram pretender aumentar o investimento nesse quesito em 2022. Entre as demais, 35,3% das empresas têm ou mantiveram esse tipo de programa mesmo durante a pandemia e apenas 4,6% disseram ter que interrompê-los como consequência da aparição do vírus em todo o mundo.

"As empresas precisam entender que o investimento em práticas de diversidade e inclusão é muito importante para qualquer organização e que precisa estar entre as prioridades do RH. Assim, estaremos no caminho, mesmo que a passos curtos, de um mercado de trabalho cada vez mais igualitário e justo para todos",  declara Christiana Mello, CGO-H da Catho.

"As empresas precisam entender que os temas da diversidade e inclusão são essenciais para construírem um ambiente com segurança psicológica. E isso é fundamental para a sustentabilidade e inovação dos negócios", explica a especialista em Felicidade Corporativa, Renata Rivetti, diretora da Reconnect.

Tendências 2022

A pesquisa ainda revelou outros pontos interessantes em relação às tendências para o mercado de trabalho em 2022. Para 77,2% dos respondentes o principal foco do setor no ano será na Segurança e bem-estar do colaborador, seguido pela Formação de Líderes, apontada por 73,3% e Cultura Organizacional com 70%. Confira a lista de tendências completa:

- Segurança e bem-estar do colaborador - 77,20%
- Formação de Líderes - 73,37%
- Cultura Organizacional - 70,85%
- Programas de Avaliação de Desempenho - 70,05%
- Experiência do colaborador (Employee Experience) - 68,18%
- Experiência do candidato - 66,05%
- Transformação digital no setor - 56,36%
- Programa de Jovem Aprendiz e/ou Estágio - 53,75%
- Metodologias Ágeis - 52,40%
- Employer Branding - 50,92%
- Capacitação Remota - 50,69%
- People Analytics - 48,63%
- Programas de Inclusão e Diversidade (Pessoas com deficiência, LGBT+, Terceira Idade, Refugiados, entre outros) - 46,12%
- Formatos de jornada de trabalho - 44,06%
- RH Mobile: Aplicativos para solução de problemas (Chatbot, sistemas, etc) - 42,38%
- Estrutura de trabalho remoto - 41,45%
- Inteligência Artificial - 39,97%
- Gamificação no ambiente de trabalho - 38,23%
​- Anywhere Office - 29,44%

Diversidade e inclusão na prática

Mesmo não sendo uma das prioridades na lista de tendências das ações de RH para 2022, a diversidade e inclusão sempre esteve no topo de prioridades para a Catho. Por isso,  em 2018, a empresa criou o programa "Minha Vaga por Direito" que proporciona aos profissionais com deficiência o acesso gratuito às vagas da plataforma.  Com o novo modelo de negócio da Catho, que estendeu  a gratuidade a todos os candidatos, os profissionais PcDs também passaram a ter acesso gratuito à assinatura do Plano Profissional, o que garante o destaque do currículo perante aos demais, acesso antecipado às novas vagas publicadas, além de conseguir visualizar as empresas que acessaram seu perfil.

Pensando em atuar nas duas pontas, a Catho também criou um produto que ajuda as empresas a terem uma maior inclusão e dar oportunidade para pessoas com deficiência. Com o Recrutamento de PcD, as empresas encontram mais de 28 mil profissionais com laudo médico validado ou certificado de reabilitação do INSS, consegue combinar diversos filtros avançados para encontrar o perfil desejado e tem acesso aos laudos médicos ou certificados antes de chamar o candidato para uma entrevista. Com esse produto é possível agilizar ainda mais esse processo seletivo inclusivo realizando toda a gestão de forma totalmente online, ágil e intuitiva.

Além disso, a empresa lançou o movimento "Essa Cadeira É Minha". A ação se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto. Dentro desse movimento, a companhia já realizou várias ações em prol das profissionais, como a ferramenta "Vagas Femininas", uma extensão no navegador Google Chrome que adapta a descrição de cargos profissionais do masculino para o feminino e a campanha "Dia da Chefe", para as redes sociais a fim de chamar a atenção para outra problemática trazida pela desigualdade de gênero no mercado de trabalho: o tratamento dado às mulheres que ocupam cargos de liderança.

Também com o intuito de melhorar o cenário de desigualdade de gênero, a empresa  firmou uma parceria com a escola de desenvolvedores Let's Code, com o intuito de profissionalizar e contratar cada vez mais mulheres para atuarem no setor de tecnologia. A ação vai disponibilizar 25 vagas para um curso 100% gratuito e totalmente destinado a mulheres.

A Pesquisa de Tendências do RH foi realizada entre novembro e dezembro de 2021, em uma parceria entre a Catho e a Reconnect | Happiness At Work, contando com a resposta de 874 profissionais de todo o Brasil. Além disso, a Catho conta com mais de 400 mil oportunidades para se candidatar gratuitamente.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

O retorno que todos estavam esperando!

Muito conteúdo e networking de peso com mais de 4.000 profissionais marcaram a retomada do 17º Congresso Infra FM América Latina e da 9ª Expo Infra FM

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP