Sorteio Nespresso
 

Cinco dicas para tornar os escritórios sustentáveis

Saiba como aumentar a eficiência dos espaços corporativos e melhorar o bem-estar dos colaboradores

O compromisso das empresas com a sustentabilidade e com a meta de zerar as emissões de carbono está fazendo surgir escritórios cada vez mais sustentáveis por todo o mundo. Muitos edifícios inteligentes, por exemplo, já reutilizam água e automatizam sistemas de iluminação e refrigeração, entre outras ações. Essas práticas ajudam a otimizar o consumo de recursos, a aumentar a eficiência da operação e se consolidam como um fator importante para a atração de talentos.

Uma pesquisa internacional da JLL (conteúdo em inglês) sobre a perspectiva dos funcionários em relação à sustentabilidade no espaço de trabalho retrata esse cenário. A questão ambiental é relevante, principalmente quando se trata de colaboradores mais jovens. Até 81% dos trabalhadores de 21 a 30 anos de idade esperam que sua empresa siga práticas de negócios sustentáveis, e 70% deles preferem que seu futuro empregador seja um líder em sustentabilidade.

"À medida que os debates sobre a preservação do planeta avançam na sociedade, vemos que os colaboradores passam a cobrar esse tipo de ação, inclusive das empresas. A responsabilidade socioambiental passa por proporcionar uma melhor qualidade de vida, por isso é cada vez mais valorizada pelos colaboradores e pelos candidatos em busca de uma nova colocação", diz Luciana Arouca, diretora de Sustentabilidade da JLL.

Confira cinco mudanças adotadas por empresas para tornar seus escritórios sustentáveis:

1. Levar a natureza para o local de trabalho

A incorporação de elementos naturais - como iluminação e ventilação naturais ou paredes verdes - ajuda a reduzir o estresse, aumentar a atenção, melhorar o bem-estar geral e reduzir os custos de energia.

A integração da luz natural em espaços internos reduz a necessidade de iluminação artificial e pode diminuir os custos de energia em até 80%.

Ainda de acordo com o levantamento da JLL, sete em cada dez trabalhadores querem que os empregadores incorporem a vegetação no local de trabalho, com plantas no interior, telhados verdes e jardins verticais.

2. Utilizar água de reúso nos edifícios

Seis em cada dez trabalhadores querem a adoção universal de água de reúso em escritórios, de acordo com o levantamento da JLL. Além de atender ao anseio dos funcionários, a água de reúso poupa os recursos do planeta e reduz custos, podendo ser usada para irrigação de jardins e descargas, por exemplo.

3. Instalar janelas inteligentes

Com as novas tecnologias, os edifícios ficam cada vez mais inteligentes. Nos Estados Unidos, uma empresa tem se consolidado com a fabricação de vidros com transparência ajustável automaticamente para controlar a quantidade de luz e calor que penetram em ambientes internos. Essas janelas reduzem a carga no sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado do edifício, diminuindo o consumo de energia e, consequentemente, gerando economia.

De acordo com um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, as janelas inteligentes também oferecem vantagens significativas à saúde, podendo reduzir em até 51% a fadiga ocular e em 63% as dores de cabeça.

4. Usar IA e IoT para economia de energia

O uso de inteligência artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) também pode ajudar a aumentar a eficiência no consumo de energia. A automação, com uso de sensores de presença para otimizar o consumo de luz e ar-condicionado, por exemplo, é prática comum. Além disso, já existem softwares capazes de prever as necessidades térmicas dos edifícios, usando IA e dados sobre a ocupação e as condições climáticas para ajustar a temperatura dos espaços internos.

5. Personalizar o espaço de trabalho

Em um escritório experimental localizado em um prédio de "energia zero" em Cingapura, um duto de fornecimento de ar fresco personalizado com volume de ar ajustável é instalado em cada mesa. Isso permite um menor fornecimento de ar sem comprometer o conforto de cada funcionário.

O mesmo acontece em um escritório ecológico da Mitsubishi, na Otemon Tower, no Japão. O espaço conta com ar-condicionado personalizado de última geração, que permite que os funcionários controlem a temperatura para suas mesas individuais.

Apesar de inovações como essas ainda não serem populares por aqui, estão sendo testadas mundo afora e podem ganhar força no futuro.


​Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O retorno que todos estavam esperando!

Muito conteúdo e networking de peso com mais de 4.000 profissionais marcaram a retomada do 17º Congresso Infra FM América Latina e da 9ª Expo Infra FM

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP