Sorteio Nespresso
 

Governança: Tendências para Facility, Property & Workplace Management

Entenda melhor o comportamento do nosso mercado, através da pesquisa "Governança: Tendências para Facility, Property & Workplace Management de 2022"

Como vivenciamos, 2021 também foi um ano de grandes desafios e o setor foi drasticamente afetado, desde a adoção de novos procedimentos na contratação de facility services até a viabilização dos formatos de trabalho (presencial, híbrido, anywhere). Por esse motivo e para entender melhor o comportamento do nosso mercado, fizemos a pesquisa “Governança: Tendências para Facility, Property & Workplace Management de 2022”.

O levantamento foi realizado no período de 17 a 25 de janeiro de 2022 e contou com a contribuição de 256 profissionais. Acreditamos que, por meio desse retrato, conseguiremos visualizar quais as principais mudanças no setor e o que devemos esperar para o futuro, considerando inclusive os impactos na carreira dos profissionais do setor.

A pesquisa é composta por 33 questões e detalha dados como idade dos profissionais, salário, sites ocupados no Brasil, número de funcionários e terceirizados, tamanho da área de FM, movimento de real estate, bids contratados, perfil de serviços terceirizados, entre outras importantes informações do setor.

Nós da InfraFM, em conjunto com o consultor Gessé Campos Camargo, diretor da Interface Consulting Facility Management, fizemos algumas ponderações sobre os resultados da pesquisa que compartilhamos com você, com notas descritas abaixo de cada gráfico.

 Conforme bem analisou Camargo, a pesquisa é composta por muitas questões e refletiu exatamente o estágio em que nos encontramos hoje e o quanto o crescimento ficou prejudicado pela crise dos últimos 2 anos, exceto recursos fornecidos para melhorar a comunicação entre pessoas em locais diferentes. Infelizmente, não foi possível apurar o impacto direto nos resultados econômicos e financeiros da descontinuidade de espaços, que sabemos que aconteceu de forma expressiva.

“Para o futuro imediato, em que se espera a manutenção do trabalho remoto, o grande desafio que se avizinha consiste na combinação equilibrada dos recursos físicos, dos sistemas operacionais inteligentes, e do modelo de gestão que supere a diferença do ambiente físico e ofereça aos profissionais as mesmas condições de participação, para não reduzirem a sua produtividade”, observa Camargo.

Com essa pesquisa, fica implícito uma autocobrança sobre uma melhoria nas competências pessoais, que podem ser aprendidas com todo o mercado, seja compartilhando ou buscando novos conteúdos e experiências nos ambientes externos, a exemplo de participação em eventos e cursos especializados e uma maior interação dos profissionais dentro das associações, que circundam o ambiente de Facility Management. Concluímos assim, uma necessidade na melhoria do posicionamento dos profissionais, de uma atuação operacional para uma atuação mais estratégica nas organizações.

CONFIRA  AQUI A PESQUISA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP