Expo
 

Inovação e digitalização em FM

Simplificando processos no dia a dia da gestão

A digitalização do mundo moderno e a praticidade dos recursos tecnológicos móveis, estão a favor da modernização da gestão quando se fala em Facility Management. Simplificar os processos do dia a dia em uma plataforma integrada de gestão torna o trabalho mais simples, flexível e completo.

Para um gestor de FM ter o controle e o comando das ações em um só lugar dinamiza o operacional da empresa e torna alguns processos mais eficientes como: gestão de ativos, chamadas, serviços e automação de atendimento. Uma solução multifunção contribui para a interação dos colaboradores com a infraestrutura da empresa.  

Toda essa praticidade pode e deve ser implantada na rotina dos gestores de FM, que assim podem ter atualizações das informações em tempo real, administração de dados mais eficiente, comunicação interna mais assertiva e relacionamento com fornecedores e contratantes mais próximos. Isso sem falar no envio imediato de notificações, mapeamento de dados entre outras inúmeras possibilidades.

E ainda temos a questão da sustentabilidade, pois uma área toda digitalizada, inovando no atendimento e em soluções de tecnologia, passar a ser mais sustentável, usa menos papel, menos impressão, gerando assim uma empresa atenta às questões ambientais. Quando ampliamos este processo para controle de ativos e de manutenção, via QR Code ou RFID, sensores de presença, IOT em gestão de energia. Se contratamos energia solar ou geramos a própria energia, conseguimos aumentar a capacidade de inovação e de preservação do meio ambiente.

Atualmente existem plataformas inovadoras de gestão de Workplace, onde o colaborador antes de ir para o escritório, escolhe uma mesa, um locker, reserva um lugar no fretado, uma sala de reunião e até um lugar no restaurante da empresa. Tudo com alguns clicks e confirmações via leitura de QR codes, sem nenhuma intervenção humana, ou seja, 100% digital. Toda essa praticidade é integrada aos sistemas de manutenção, acesso e recepção da empresa.

Um exemplo de solução que traz inovação, digitalização e eficiência, é a Plataforma da HOT Soluções, da qual sou Co founder. A plataforma foi criada e pensada para integrar soluções em um só lugar, otimizar o controle e gestão operacional das áreas de FM e de Compras, criando dessa forma um "Círculo Virtuoso" no dia a dia das empresas. A Hot Soluções traz muita tecnologia embarcada, flexibilidade e conveniência, e uma gestão altamente eficiente de custos.

A escolha de uma boa consultoria, como a Bauke Consultoria, que atua com vários parceiros e desenvolve soluções customizadas, é determinante para indicar os melhores apps, sistemas e parcerias que irão acelerar o processo de Inovação e Digitalização, atendendo as necessidades e identificando novas soluções para o dia a dia da sua empresa.


Carlos Bauke, CEO da Bauke Consultoria e Co-fundador da HOT Soluções.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP