Sorteio Nespresso
 

Limpeza sob demanda reduz até 40% dos custos de higiene

Novo modelo traz impactos ESG para as empresas

Após dois anos de pandemia, o retorno gradativo das atividades presenciais proporcionou uma importância ainda maior para a limpeza profissional dos ambientes de trabalho. A higienização adequada de locais e superfícies como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos, maçanetas, interruptores e torneiras é fundamental para reduzir a propagação do vírus da Covid-19 entre os colaboradores.

Um estudo feito pela Associação Internacional de Limpeza Profissional (ISSA), afirma que a higienização correta de uma organização reduz em 80% a possibilidade de uma pessoa contrair gripe e diminui em 46% as faltas ao trabalho. "Não apenas a equipe, mas os consumidores finais também são diretamente afetados pela higiene de um negócio. A condição geral de um estabelecimento influencia na forma como os públicos se relacionam com o local e, de acordo com a ISSA, 94% das pessoas não cogitam voltar a frequentar ambientes com hábitos sanitários inadequados", explica Leandro Simões, CEO e co-fundador da EVOLV - startup especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial.

Atualmente, o setor de limpeza brasileiro é responsável pela movimentação de mais de R$ 100 bilhões por ano - sendo que, deste valor, R$ 37 bilhões são frutos dos serviços profissionais. Composto por cerca de 38 mil empresas, este segmento tem recebido cada vez mais protagonismo dentro do meio corporativo.

Pensando especialmente na manutenção dos banheiros - que costumam receber um grande fluxo de pessoas - a evolução tecnológica e o surgimento do serviço de Limpeza sob Demanda são verdadeiros aliados para as organizações que buscam um retorno seguro, econômico e sustentável. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 existiam cerca de 70,8 milhões de banheiros de uso exclusivo no Brasil. Ainda, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), uma limpeza comum - com o uso de baldes - em um banheiro com área de seis metros quadrados gasta cerca de 22 litros de água.

"A implementação do serviço de Limpeza sob Demanda no ambiente corporativo é capaz de fornecer alertas de acordo com a necessidade organizacional, evitando o desperdício de produtos, água e mão de obra com as tradicionais rondas realizadas em horários predeterminados dentro das empresas. Através de sensores de infravermelho e sua extensa disponibilidade de dados, os gestores podem monitorar em tempo real o fluxo de pessoas nos toaletes e, consequentemente, organizar de maneira efetiva a rotina de higienização destes locais", destaca Leandro.

Com um leque de soluções voltadas a eficiência operacional no mundo dos negócios, a EVOLV utiliza tecnologia para desenvolver produtos que seguem os preceitos ESG (Environmental, Social and corporate Governance), além de reduzir os custos das grandes organizações. "Os serviços sob demanda estão em alta, principalmente na gestão de facilities. Para se ter uma ideia, após a instalação de nossos sensores nos prédios corporativos de um dos maiores bancos do Brasil, foi possível notar uma redução de 40% nos gastos relacionados à limpeza dos banheiros", ressalta o empresário. "Além disso, tivemos um aumento significativo na satisfação dos usuários finais e um destaque no que se refere a redução de desperdício de água e materiais de limpeza".

A combinação de recursos de IoT, machine learning e inteligência artificial otimizam serviços, proporcionam mais eficiência operacional, aumentam a margem de lucro das organizações e tudo isso de forma sustentável, diminuindo os impactos das grandes empresas no meio ambiente. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP