Expo
 

Adoção do modelo de trabalho híbrido impulsiona negócios da Desko

Plataforma de gestão de workplace recebe aporte de R$ 2,5 milhões

A Desko, empresa brasileira de gestão do workplace, mira ampliar ainda mais sua presença internacional, contribuindo para um crescimento de até quatro vezes o seu faturamento - hoje, a plataforma já atende cerca de mil escritórios em países como Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Japão, Polônia e Alemanha. Um dos principais impulsionadores nessa direção é o investimento-anjo recebido pela Desko neste ano, no valor de R$2,5 milhões; vindo de investidores da Mercosul Ventures, sediada em Seattle, nos Estados Unidos. A companhia também foi acelerada pela WOW em 2017.

"Nosso próximo passo é ampliar a adesão da plataforma por empresas sediadas nos Estados Unidos", confirma Mário Verdi, CEO da Desko. "Este é um mercado com um potencial gigantesco para adoção de uma solução dedicada ao modelo híbrido de trabalho. Isto porque, apesar de toda a tecnologia produzida no país, eles estão um pouco atrasados em sua adoção de ferramentas de workplace, em comparação com o Brasil. Isso nos gera grandes oportunidades de negócio."

Para alcançar a expansão de mercado almejada em menor tempo e com maior solidez, a empresa conta com executivos de renome em seu quadro de colaboradores, como Mário Golendziner (CCO), um dos responsáveis pela implantação da DELL no Brasil e que anteriormente estava na AEL Sistemas, do grupo isralelense ELBIT; Graziela Kunde, engenheira de software que saiu da IBM depois de 15 anos, com experiência de cinco anos no Silicon Valley LAB, onde trabalhou no time do criador da linguagem SQL, Don Chamberlain; e Fernando Gorguet, atual Head da unidade de serviços da Desko, reconhecido profissional da área de Facilities Management, tendo passado por empresas como Unilever, JP Morgan, Nokia e Santander. A projeção é que, ainda neste ano, o número de funcionários da Desko dobre, passando dos atuais 20 para mais de 40 até dezembro.

Trabalho híbrido: uma tendência impulsionada pela pandemia

Quando a Desko nasceu, em outubro de 2019, os criadores projetavam a adoção do modelo de trabalho híbrido como uma tendência que se consolidaria ao longo dos próximos cinco anos: o objetivo era se antecipar, e já ter uma plataforma pronta quando o mercado precisasse dela. A pandemia de Covid-19, porém, agiu como catalisador, acelerando tendências que, em outro cenário, talvez fossem popularizadas mais gradualmente: o home office e o escritório híbrido se tornaram cada vez menos exceção e mais regra - e a Desko estava pronta para atender à demanda.

Ao longo de 2021, já consolidada, a empresa teve crescimento recorde de 700% e se tornou líder de mercado no Brasil ao conquistar mais de 200 novos clientes, especialmente unicórnios como Nubank, iFood, Loggi, Creditas, Quinto Andar, Linx, Stone e Loft. "Nossa sorte, ou mérito, foi ter enxergado o escritório híbrido como tendência antes mesmo desse modelo de trabalho se concretizar", comenta o CEO Mário Verdi.

O rápido avanço da Desko é resultado da criação de uma plataforma multifunção para gestão do workplace: por meio da solução, é possível fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e mesmo vagas de estacionamento no escritório físico, fazendo um controle em tempo real da ocupação do espaço. A plataforma também permite integrar as salas a eventos do Outlook ou do Google, fazer check-in via QR Code, solicitar serviços e gerenciar convites para pessoas de fora da organização. A tecnologia é totalmente personalizável, reproduzindo no ambiente virtual a planta do espaço físico de cada cliente; e permite acesso por mobile ou desktop.

O crescimento do modelo híbrido

Os números da Desko mostram que a adoção do modelo híbrido ganhou força nas organizações: desde o lançamento da plataforma, a empresa mapeou mais de 2,5 mil andares de escritórios, em mais de 700 endereços. Nesse período, quase 150 mil colaboradores foram registrados no sistema - juntos, eles realizaram cerca de 790 mil acessos para fazer reservas de mesas e computadores em quase meio milhão de estações de trabalho e 57 mil salas de reunião. No segundo semestre de 2021, a média foi de 70 mil reservas de mesas por mês.

"O que mudou nas empresas foi principalmente a densidade: muitas diminuíram espaços sem diminuir times", explica Verdi. "Muitas também decidiram reservar mais espaço para áreas de convivência, cafeterias, salas de reunião, em vez de ocupar essas salas com estações de trabalho. Com isso, uma maneira eficiente de gerir a ocupação dos espaços de trabalho se torna essencial."

A Desko se destacou frente a soluções estrangeiras já existentes por ser uma tecnologia simples e intuitiva: o usuário final não precisa de treinamento prévio para utilizar a plataforma. Para as empresas, além de garantir uma migração segura e organizada para o modelo de trabalho híbrido, sem perda de produtividade ou de engajamento entre equipes e colaboradores, a adoção da plataforma oferece outras vantagens - como a redução da pegada de carbono, ao evitar deslocamentos diários desnecessários entre o escritório e a casa dos colaboradores; e a diminuição de custos com infraestrutura.

Embora empresas de tecnologia ainda formem boa parte do portfólio de clientes da empresa, segmentos mais tradicionais, como bancos, indústria e advocacia, passaram a adotar a plataforma, especialmente a partir do segundo semestre de 2021. Empresas menores, com até 50 posições de trabalho, também já estão aderindo à solução . "Respeitadas as individualidades, isso indica que a adoção do modelo híbrido está na pauta das organizações", resume Verdi.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Tempo é dinheiro!

Agilidade e economia são premissas na terceirização do departamento financeiro

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP