Expo
 

7º Fórum Infra FM Hospitais

Marcou com alegria os reencontros presenciais, com conteúdo focado na segurança do paciente e ações em prol do meio ambiente

Por Léa Lobo e Érica Marcondes

Evento promovido pela revista InfraFM aconteceu em 19/08 no Centro de Convenções Millenium - Secovi SP e é marcado com conteúdo de qualidade  e muita alegria dos participantes no encontro. Com a participação presencial de 110 pessoas e mais 48 on-line, o 7º Fórum InfraFM Hospitais mostrou o que mudou depois da  pandemia dentro dos ambientes hospitalares e quais são os aprendizados dos gestores de FM, incluindo a gestão da infraestrutura e dos serviços. No evento os palestrantes compartilharam a experiência vivida e que contribuíram positivamente para alavancar a importância da atividade frente ao alto escalão das organizações de saúde, bem como foram fundamentais para evitar contingências da pandemia, que impactaram fortemente o ambiente hospitalar.

O conteúdo foi apresentado por profissionais ícones do mercado de FM Hospitalar, como Lincoln Aragoni Gomes do Albert Einstein, Heleno Costa Junior do CBA, Anderson Cremasco Silva do Sírio-Libanês, Lara Kaiser da Perkins&Will, João Santos da Integrow, Wagner Carvalho da W-Energy, Rodrigo Plaggert do Samaritano Higienópolis, Guilherme Berenhauser Leite da Atria Medical, Cristiano Brasil da Midea Carrier, José Eduardo Lopes da Silva do InCor, Evandro Luis Moraes do Hospital Moinhos de Vento e Gustav Lustwerk Santos do A.C.Camargo Cancer Center. Acompanhe agora alguns insights de nossos palestrantes:

MERCADO DE SAÚDE DE FM

No Brasil, não há números precisos que demonstrem a dimensão do crescimento, mas fontes do setor calculam um tamanho de R$ 100 bilhões. Lincoln Aragoni Gomes, Gerente de Facilities e Properties da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein (SBIBAE), destaca que embora ainda que não tenhamos um número certo, é fato que o país vivencia um momento único nos serviços de gestão de FM, com potencial de crescimento. Para ilustrar destacou que o setor é demandando por 49% de bancos, 36% do setor farmacêutico e 9% pelo setor de saúde. No dia a dia da gestão do FM hospitalar, questões como, ESG, mobilidade, real estate, missão crítica e soft services, como: hotelaria, experiência do paciente, legislação e acreditação, controle de infecção, fluxo do paciente e full facility services fazem parte do contexto. Destacou ainda que o objetivo que o Grupo FM Hospitalar, por ele capitaneado, deseja proporcionar um ambiente de networking, com a troca de experiências e boas práticas com o objetivo de intensificar o desenvolvimento e profissionalismo de FM no Mercado Hospitalar, com custos mais competitivos e melhorando a experiência do cliente.

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E FM

Heleno Costa Junior, Superintendente e Coordenador de Acreditação e de Educação do CBA – Consórcio Brasileiro de Acreditação, destacou que a JCI é a maior acreditadora em saúde do mundo. O Selo de Aprovação Ouro (Golden Seal) da JCI® é um benchmark amplamente reconhecido, representando o processo de avaliação mais abrangente do setor de saúde e são projetados para garantir um ambiente seguro que reduz o risco para quem recebe cuidados e para os cuidadores entre outros benefícios. O Superintendente reforçou que as organizações de saúde, através dos gestores de FM, trabalham para fornecer instalações seguras, funcionais e de apoio para pacientes, famílias, profissionais e visitantes. Para alcançar esse objetivo, a instalação física, os equipamentos médicos e outros, e as pessoas devem ser efetivamente gerenciados para reduzir e controlar riscos e perigos, prevenir acidentes e lesões e manter condições seguras.

FM NO SÍRIO LIBANÊS

Anderson Cremasco Silva, Diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities  no Hospital Sírio-Libanês/SP destacou que atuam em quatro pilares: Facilities Management (Humanização), Sustentabilidade Ambiental (Conscientização), Suprimentos (Abastecimento) e Infraestrutura (Sustentação), tudo suportado por uma equipe sempre alinhada em suas ações. Complementa dizendo que tem como missão prover serviços de logística, infraestrutura e facilities com os mais altos níveis de segurança, excelência e qualidade, em conformidade com todos os requisitos técnicos, legais, ambientais e de compliance,  realizando assim a sustentação e apoio às unidades de negócio. Entre os projetos em andamento destacou:

Recepção digital: otimizar a jornada do paciente, através do check-in antecipado, trazendo uma experiência com agilidade e inovação.

Paperless: apoiar a sustentabilidade e inovação para atendimento ao paciente.

Concierge digital: disponibilizar o serviço para todos os pacientes que estão no Pronto Atendimento e agilizar o encaminhamento de solicitações e resoluções de  pedidos e informações.

Central de laudos: monitorar a adesão do uso do portal do paciente  com foco em sustentabilidade e otimização do modelo de trabalho da central de laudos.

SAUDABILIDADE NO INTERIOR DAS EDIFICAÇÕES

Um futuro mais saudável também começa no interior das salas de estabelecimentos de saúde. Cristiano Brasil, responsável pelas áreas de Engenharia de Aplicação e Exportação da Midea Carrier ABC JV, começou sua apresentação lembrando que nós passamos 90% do nosso tempo em ambientes internos e pensar sobre isso é uma importante função de FM. Exemplificou os fundamentos dos edifícios saudáveis, que compreendem uma correta: ventilação, iluminação, ruído, qualidade de água, qualidade do ar, saúde térmica, umidade, sujeira e pragas e segurança. E do lado do FM hospitalar, a importância de se ter uma gestão baseada em prestar cuidados aos pacientes, proteger o bem-estar da equipe, garantir o controle de infecções, aumentar a capacidade operacional, atualização contínua dos equipamentos e a resiliência para manter tudo em ordem no dia a dia. E exemplificou de que forma os sistemas e as tecnologias de AVAC-R podem contribuir para o bem-estar bem das pessoas, demonstrando inclusive os benefícios de um retrofit nos sistemas de climatização quando observado o desempenho e padrões ao longo de vida útil
dos equipamentos.

HOSPITAIS NA CIDADE PÓS-PANDEMIA

Lara Kaiser, LEED® Green Associate, Diretora de Operações e Líder do Setor de Saúde da Perkins&Will destacou que são apaixonados por design e criam espaços com excelência e significado, tendo como propósito em seus projetos: Excelência de Design, Diversidade e Inclusão, Bem-Estar, Pesquisa, Propósito Social, Sustentabilidade e Resiliência. E reforça que no mundo pós-covid os projetos hospitalares precisam permear o distanciamento social, novos protocolos, menos interações, antecipação na prática de telemedicina, os espaços devem estar focados na criação de experiências contínuas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores, conectado, ágil e flexível. Kaiser mencionou que além dos desafios do Covid-19, pensar num ambiente hospitalar requer observar: eventuais futuras pandemias, superlotação e alta demanda, pressão no sistema de saúde, aquecimento global e desastres naturais, aceleração de mudanças, indisponibilidade de grandes terrenos nas grandes cidades e necessidade de maior velocidade de ocupação e início de operação dos espaços hospitalares. Para ela, as estratégias de gestão passam por sustentabilidade, preparo para as transformações ambientais, pesquisa de novos conceitos e investigação, tecnologia, flexibilização, humanização, pluralidade e inclusão, e saúde mental.

APLICAÇÃO DE PROGRAMAS ESG

ESG é a sigla que reúne em três palavras (Environmental, Social, Governance), que é o conjunto de preocupações empresariais relativas ao meio ambiente, à vida em sociedade e à governança corporativa.  João Francisco de Carvalho Pinto Santos, Diretor da Integrow, destacou as principais vantagens do ESG: maior acesso a capital, menor taxa de risco do negócio (Operacional, Reputacional, Financeiro, Legal, Estratégico e Socioambiental), novos mercados e maior competitividade, capacidade de inovar e se adequar, reter talentos e longevidade organizacional. Quando direcionamos o ESG para o ambiente hospitalar, destacou:

Social: Custo-benefício dos tratamentos; Segurança, qualidade e humanização do serviço; Retenção de talentos e manutenção do conhecimento; Gestão e desenvolvimento do capital humano; Segurança da informação e proteção de
dados de pacientes e colaboradores; Investimento
social: medicina preventiva,
saúde das comunidades.

Ambiental: Gestão hídrica; Gestão de resíduos (químicos e infectantes); Consumo de energia; Emissões de GEE.

Governança: Gestão de riscos; Engajamento de stakeholders; Diversidade e independência do CAD; Ética e transparência; e Compras responsáveis.

COWORKING HOSPITALAR

Doutor Guilherme Berenhauser Leite, Fundador e Diretor Executivo do Atria Medical Center nos posiciona como os hospitais podem disponibilizar espaços e ampliar suas instalações, direcionando sua equipe de clínicos médicos para consultórios em coworking. Exemplificou ele que o Atria possui um magnífico lounge para os seus Associados, que têm à disposição um ambiente adequado para estudar, relaxar entre ou após consultas ou interagir com colegas, enfim um local idealizado para valorizar os profissionais e proporcionar a todos uma ampliação da rede de contatos, sempre com muito conforto. A missão do Atria é proporcionar aos associados um ambiente  moderno, elegante e personalizado para que possam exercer sua atividade profissional com primazia.

CASE INCOR - HOSPITAL PÚBLICO DE GRANDE PORTE

José Eduardo Lopes da Silva, Diretor Serviço de Infraestrutura e Logística do InCor, destacou como são pensados e viabilizados os projetos de investimento em infraestrutura em um hospital público de grande porte, como é o caso Instituto do Coração do HCFMUSP - InCor. A área compõe as unidades de Arquitetura, Engenharia de Manutenção, Engenharia Clínica, Administração Predial e Hotelaria, Suprimentos e compras, Padronização de materiais e patrimônio. São cerca de 150 colaboradores diretos e outros 500 terceirizados. Entre os desafios de gestão está a susceptilidade a alterações econômicas, políticas externas. Do outro lado a instituição precisa de atualização constante do parque tecnológico. São mais 10.000 itens cadastrados na base de dados da Engenharia Clínica. E a idade das instalações, também impõem dificuldades diárias. Na premissa de contratação de serviços são avaliados: Legalidade, Impessoalidade, Isonomia, Moralidade e Probidade Administrativa, Transparência, Integridade e Julgamento objetivo, ou seja, contratação impessoal
das empresas.

UTILITIES: SOLUÇÕES QUE SALVAM ORÇAMENTOS

O especialista Wagner Carvalho, Fundador e Diretor Executivo da W-Energy apresentou cases que geraram economias significativas em seus clientes, bem como se traduziram em alicerces para empresas aderentes à ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Alertou  que o mundo está em desequilíbrio que podem ser observadas nas mudanças climáticas, crises hídrica e energética. Destacou que há muitas alternativas para os gestores implantarem soluções eficientes em suas edificações incluindo possibilidades de financiamento criativo. Segundo Carvalho, o desperdício de água potável no Brasil subiu de 36,7% em 2015 para 38,5% em 2018 e isso significa que para cada 100 litros de água produzida no país, quase 40 foram desperdiçadas, e o mesmo acontece em outras proporções no quesito energia. Nos cases apresentados, os clientes conseguem estimar por exemplo, através de um sistema de monitoramento, qual será o valor da conta de água antes do fechamento da fatura, permitindo ao gestor tomar providências antecipadas ao observar alguma mudança no comportamento de desperdício no valor da conta.

INFRAESTRUTURA NO A.C.CAMARGO CANCER CENTER

A luta contra o câncer é uma causa da humanidade. Seu progresso é fruto do esforço de pessoas e instituições do mundo inteiro que, comprometidas com esse movimento, dedicam toda uma vida a criar melhores condições de enfrentar esse desafio, iniciou Gustav Lustwerk Santos, Head de Infraestrutura no A.C.Camargo Cancer Center. E reforçou que as equipes de FM e Infraestrutura estão juntos nesta luta com uma estrutura capaz de impactar para melhor a jornada do paciente. Uma equipe focada em ética, conhecimento, resolução, inovação, foco no paciente, humanidade e sustentabilidade. Lembrando que neste último quesito possuem uma plataforma de trabalho que traz mudanças reais para toda a sociedade. Por exemplo, o foco nas pessoas inclui um programa de refugiados. Quando o foco é meio ambiente, um trabalho já permitiu uma redução de 27% de resíduos enviados para aterros sanitários, e assim por diante. Sempre colocando o paciente no centro do cuidado apresentou todas as ações implantadas durante a pandemia, sem deixar de destacar a expansão e cuidados nas unidades.

GERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL

O Superintendente Administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Luis Moraes, destacou que pensar na saúde do planeta também é pensar em vidas e por isso seu objetivo foi apresentar várias  ações realizadas no hospital quando o tema é gestão ambiental. Como exemplo inicial mostrou o processo de transformação de resíduos, passando pela triagem e separação dando a destinação correta para cada tipo de resíduo, trituração e armazenamento em silos para serem encaminhados para uma indústria que os transforma em sacos para lixo. Depois, o processo de reciclagem de papel, que garante o sigilo da informação e é transformado em produtos para o uso próprio da instituição. Outro destaque foi o projeto de compostagem acelerada, uma tecnologia que reduz o impacto ambiental ao transformar os restos alimentares em adubo orgânico, que é utilizado no plantio de mudas e hortaliças em ambiente dedicado para colheita do próprio hospital, sendo também um espaço para compartilhar, através de visitação estudantil e consequente educação ambiental aplicada à sociedade, que é um dos valores da instituição de saúde.

 

DEPOIMENTOS DOS PATROCINADORES

Além do conteúdo, os participantes tiveram a oportunidade de participar de sorteios com brindes dos patrocinadores, que foram realizados ao final do encontro, incluindo uma viagem internacional que contemplou uma visita a Expo 2020 Dubai, oferecida pela W-Energy. Dessa forma, deixamos aqui o agradecimento aos patrocinadores que nos ajudam a disseminar conteúdos relevantes para o setor. São eles: Aditiva/Prisma, Engeform, Gocil, Hidrodema, Midea Carrier, Newset, Pitney Bowes, Rei Park, Remax/RV, TROX Technik, Vivante, W-Energy e com o apoio institucional do Grupo FM Hospitalar.

“Nós representamos com exclusividade no Brasil o Sistema Prisma, o mais avançado sistema de gestão de Manutenção e Facilities, que entrega inteligência de todo o processo, desde a abertura do chamado até a operação por completo. Mais de 700 empresas no Brasil e no mundo utilizam nossas soluções. Seu objetivo é oferecer ao cliente uma visibilidade do tracking financeiro e dos custos, a fim de mensurar onde ele consegue obter uma redução e tornar a operação ainda mais competitividade. Hoje um congressista perguntou durante o evento qual é a ‘dor’ do Gestor de Facilities. E foi mencionado por um grande hospital que é exatamente a disponibilidade dos equipamentos. Então pensamos em um cliente como o Fleury, que já utiliza o Prisma há mais de 10 anos... Eles fazem uso do Prisma para a manutenção predial e facilities de todos os prédios e laboratórios do Grupo pelo país, e para a engenharia clínica, para a gestão de todos os equipamentos de altíssima criticidade, que têm de estar disponíveis e com a manutenção em dia”. Valquíria Tortoro Broggin, CEO da Aditiva Prisma

https://aditiva-sistemas.com.br/

 

“A Engeform Engenharia atua há 45 anos no setor de Saúde, e que hoje se orgulha muito de já ter entregado mais de 35 grandes equipamentos, quase 1 milhão de metros quadrados e mais de 6 mil leitos para a nossa população. Quero parabenizar a INFRA por organizar um evento tão bacana, que reúne toda a cadeia produtiva, desde aqueles que começam a pensar os equipamentos de saúde, aqueles que constroem, aqueles que cuidam da gestão de facilities e os que são responsáveis pela manutenção predial. E esse é o nosso propósito: através da arte de engenheirar, fazer a diferença na vida do maior número possível de pessoas do setor da Saúde. Já estamos em mais de 40 mil pessoas que passam anualmente pelos hospitais construídos pela Engeform. Meu muito obrigado e sucesso a todos”.
André Abucham, Diretor Superintendente da
Engeform Engenharia

www.engeform.com.br

 

“Para a Gocil, a Saúde é muito importante, é um segmento que nós valorizamos, o qual atendemos com cada dia mais qualidade e tecnologias, sempre de olho em todas as inovações para oferecer as melhores soluções para todos os clientes. Atuar no segmento de Facilities Management Hospitalar para nós é um grande privilégio, principalmente por promover o bem-estar a todos os públicos que utilizam esses espaços. Atualmente nossa atuação acontece em nível nacional, estamos presentes em 15 estados atendendo os grandes nomes da área da saúde. Participar deste Fórum da INFRA para nós é motivo de grande orgulho e alegria, é um evento muito sério que proporciona grandes oportunidades em visibilidade e negócios”.
Melina Lopes, Gerente de Contas da Gocil

www.gocil.com.br

 

“A Hidrodema está há 29 anos no mercado e é especialista em tubulações termoplásticas industriais para diversas finalidades. Estamos aqui no 7º Fórum INFRA FM Hospitais por acreditar que o segmento de Saúde é importantíssimo para o nosso mercado de atuação. A Hidrodema vem oferecer soluções tanto na área de conforto/ar condicionado quanto suporte/soluções para condução de água quente, água gelada e diversos outros fluidos, como o PVC-U SCH80, cuja montagem é feita por solda química, o que garante uma eficiência muito interessante na condução de fluidos. Ileso à corrosão, é ideal para condução em sistemas de refrigeração por possuir menor condutividade térmica e menor perda de carga em se comparado ao aço, dentre outros produtos. Por isso não poderíamos estar de fora desse evento, que traz a oportunidade do marketing de relacionamento olho no olho com um público muito qualificado. Esperamos em breve realizar bons negócios a partir das conversas que tivemos aqui”. Carlos Moraes, Gerente Comercial da Hidrodema Sistemas Hidráulicos

www.hidrodema.com.br

 

“É um prazer estar em mais um evento da Revista INFRA. É o quinto evento que patrocinamos e ele está sendo extremamente importante por trazer reunir um segmento tão importante quanto o da Saúde. Estamos trazendo algumas soluções, a exemplo do Carrier SafeAir, um sistema de purificação de ar adequado para instalações hospitalares. É um purificador de ar portátil que possui três velocidades e dois estágios de filtragem, inclusive utilizando filtro HEPA, removendo até 99,9% das partículas a partir de 0,3 microns. Seu filtro de longa duração, que permite até 40 mil horas de operação, é outro diferencial do equipamento, além de poder ser facilmente plugado em uma tomada110v ou 220v”. Cristiano Brasil, Gerente de Engenharia de Aplicação e Exportação na Midea Carrier

www.mideacarrier.com.br

 

“Para nós da Newset é muito importante estarmos próximos da INFRA e do mercado de facilities management hospitalar. Aqui estamos tendo a oportunidade de demonstrar a nossa expertise de mais de 25 anos em manutenção e instalação de sistemas de ar condicionado em todas as tipologias de edificações, inclusive do setor da Saúde, desde manutenção preventiva até novas construções ou modernização do sistema HVAC, design build, construção e operação, além de serviços de facilities. Estamos sempre muito atentos às tendências de mercado e novas regras normativas para oferecer sempre qualidade e segurança aos clientes. Eduardo Proost Rodovalho, Diretor Comercial da NewSet Tecnologia em Climatização

www.newset-ar.com.br

 

“É um prazer estar participando com a INFRA e o seu público desse evento. A Pitney Bowes é uma empresa de tecnologia que oferece várias soluções voltadas ao suporte de backoffice de hospitais, condomínios e companhias, inclusive com cases de sucesso. Nossas soluções visam melhorar a gestão de transporte de documentos e encomendas, serviços de digitalização, transporte e locação de armários, com controles, segurança e profissionais qualificados”. Luis Prado, Executivo de Vendas da Pitney Bowes

www.pitneybowes.com.br

 

“A Reipark veio prestigiar o Fórum INFRA FM Hospitais para mostrar aos gestores de facilities as tecnologias e inovações em seu segmento. Somos pioneiros em gestão de estacionamentos inteligentes oferecendo gerenciamento, serviços, hubs de mobilidade e novas razões de uso para garagens e valets comerciais, como estações de carregamento elétrico, bicicletário Bike&Park, lockers, pet stations, monitoramento de vagas outdoor etc. Tudo isso fez com a empresa tivesse um crescimento exponencial no mercado. Nos últimos três anos atingimos 280% de aumento operacional. Atualmente atuamos em mais de 130 unidades e estamos em plena expansão em todo o território nacional”. Murilo Ferri, CFO e Novos Negócios da
Reipark Estacionamentos

www.reipark.com.br

 

“A TROX é especialista no desenvolvimento, fabricação e venda de componentes, equipamentos e sistemas de ar condicionado e ventilação interior. Estamos muito contentes de participar desse evento, onde pudemos mostrar as soluções voltadas para a qualidade do ar interior. A interação no nosso espaço foi bastante relevante. Por todas as questões relativas à pandemia, nós percebemos uma preocupação ainda maior por parte desses profissionais. E aqui eles puderam conhecer melhor algumas das nossas tecnologias e serviços, Caixas VAV, grelhas e filtros de ar, fancolis, das Unidades de Tratamento de Ar da Série TKZ (modulares que possibilitam múltiplas disposições e tamanhos e o nosso carro-chefe: o Purificador de Ar Blue Life, uma solução autônoma e segura contra aerossóis contaminados por vírus”. Alexandre Cruz, Gerente Comercial Corporativo da TROX do Brasil

www.troxbrasil.com.br

 

“A Vivante possui grande expertise e atuação na área de gestão de full facilities em ambientes de saúde. Trata-se de um segmento que vem crescendo gradativamente dentro da companhia, e aqui no Fórum estamos demonstrando a nossa capacidade de oferecer uma solução completa. O evento está sendo bastante estratégico por permitir o networking presencial, quando pudemos reforçar o quanto a Vivante é conhecida pela sua entrega de qualidade, dedicação e profissionais qualificados, inclusive quando falamos na essência da companhia que é especializada em manutenção predial, com contratos duradouros e altos índices de satisfação e retenção dos clientes”. Ana Elisa Guerra, Gerente Comercial da Vivante/GPS

www.gpssa.com.br

 

“A W-Energy matcou presença no 7º Fórum INFRA FM Hospitais, onde pôde destacar a sua expertise em economia de água e energia, projetos sustentáveis, vendas de tecnologias verdes e treinamentos ambientais. O evento me impressionou bastante, principalmente pelo conteúdo dos palestrantes e o que eles apresentaram. Eu consegui aprender, eu consegui me divertir, eu consegui emprestar a minha voz para a natureza e levar a nossa mensagem de sustentabilidade, ESG e ainda vi uma pessoa que merece muito ganhar uma passagem para a EXPO Dubai [que reunirá comunidades, criações e inovações de todos os cantos do globo com potencial para moldar o futuro]”.
Wagner Carvalho, CEO da W-Energy

www.w-energy.com.br

 

CONFIRA  AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
7º Indicados InfraFM

Em noite de gala, executivos do mercado de terceirização de multisserviços recebem premiação no Indicados InfraFM 2021

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP