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1º Fórum InfraFM de Manutenção Predial

Destacou o bem-estar, capacitação das equipes, cuidado com os detalhes das instalações e a inclusão de tecnologias amigáveis

Por Léa Lobo e Érica Marcondes

O Encontro aconteceu durante todo o dia de 21 de outubro de 2021 e apresentou cases de gestão de Manutenção Predial em diferentes tipologias de edificações, para que o público participante – 125 presentes e 28 online - obtivessem mais insights e uma visão mais sistêmica do processo da gestão da manutenção predial, que se gerenciada de forma constante propicia mais qualidade, menores riscos e mais efetividade, resultando em um melhor custo x benefício para as edificações em geral.

Mais do que uma questão estética, os cuidados durante a fase de uso das edificações são fundamentais para aumentar a vida útil da propriedade, pois a falta de manutenção adequada pode comprometer o bom funcionamento ou mesmo inviabilizar a utilização de uma edificação, causando graves prejuízos e riscos aos usuários e aos negócios. “Cuidar bem da sua casa” garantem melhor qualidade, credibilidade e profissionalismo percebidas por usuários, clientes, proprietários e investidores.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos os patrocinadores:  Aditiva | Prisma, Conforlab, Ecoquest, Engepred, Formato Brasil, Hidrodema, IMC Saste, Infraspeak, Midea Carrier, Verzani & Sandrini e W-Energy que nos ajudam a disseminar conteúdos de qualidade, que contribuem com a capacitação do mercado de FM. Acompanhe agora alguns temas apresentados:

PLANEJAMENTO PARA ATINGIR RESULTADOS

Alexandre Lara, Consultor e Diretor da A&F Partners Consulting Engenharia, inicia destacando que continuamos atuando predominantemente nos modelos reativo/corretivo e preventivo por tempo, que durante este período e ao longo dos anos, a nossa realidade referente ao “investimento” em estratégias de manutenção no segmento Predial sofreu ainda uma retração e as estruturas continuaram a ser reduzidas. Com isso, sofremos o efeito do acúmulo de funções, principalmente em cargos de liderança, supervisão e gerência. Lara observa que precisamos nos preocupar com o atendimento aos pilares análise e customização na “medida certa”, são eles:  clientes e expectativas; requisitos legais; processos e procedimentos; equipes e capacitação; infraestrutura de gestão e controle; organização, compartilhamento de informações; e gestão e controle, sempre observando para não inverter as prioridades.

Ao finalizar, deixa as seguintes reflexões:

  • Continuamente avaliar a nossa perseguição ao foco (escopo);
  • Continuamente reavaliar estados, volumetrias, criticidades e prioridades (gestão);
  • Rever e/ou redefinir os fluxos, suas funções e resultados;
  • Buscar pela implementação de uma atuação preditiva / proativa e de estratégias de RBM (gerenciamento baseado em resiliência);
  • Avaliar e priorizar a estrutura de PPCM (Planejamento, Programação e Controle da Manutenção), de forma inteligente.

MANUTENÇÃO PREDIAL NOS DETALHES

Paulo Henrique Correia Alves, Gerente Corporativo de Engenharia, Projetos e Manutenção do Fasano Hotels and Restaurants, observou sobre a importância dos projetos de Arquitetura & Design estarem sempre alinhados com Operações e Manutenção. No dia a dia da manutenção do hotel, por exemplo, a importância de manter e reparar todos os sistemas, componentes e equipamentos que fazem parte da propriedade do hotel, lembrando que o perfil do cliente Fasano está sempre atento aos detalhes. Por isso, o escopo exato do trabalho de manutenção varia muito de um hotel para outro, com base no tamanho do hotel e na gama de serviços que oferecem, como: os Sistemas de Hidráulica, Elétrica, Ar Condicionado, Marcenaria, Automação, Elevadores, Cozinhas, Lavanderia. A falta da manutenção pode impactar diretamente na ocupação, receita, satisfação dos hóspedes, imagem e controle patrimonial. O controle através de um software dedicado agiliza e permite maior controle das atividades e controle de custos. Para Alves, gestores de manutenção tem que ter como premissa de gestão inovar e sempre buscar alternativas. E para finalizar pontua que cabe ao gestor Planejar, Executar, Motivar e Persistir:

  • Qualidade, Qualidade, Qualidade;
  • Controle de custos;
  • Patrimônio mesmo bem cuidado, envelhece!
  • Previsão de despesas, planeje bem seu Capex; e
  • Equipe Treinada: Sinergia, Qualidade e Excelência em Atendimento.
     

ABNT NBR 16747:2020 – INSPEÇÃO PREDIAL

Processo de avaliação das condições técnicas, de uso, de operação, manutenção e funcionalidade da edificação e de seus sistemas e subsistemas construtivos, de forma sistêmica e predominantemente sensorial (na data da vistoria), considerando os requisitos dos usuários é o conceito da ABNT NBR 16747:2020, inicia o engenheiro Anderson Tambara, sócio-diretor da Z7 Engenheiros Associados. Destacou que existem 3 Níveis da Inspeção Predial, que dependem de fatores técnicos; da finalidade da inspeção predial; da complexidade da edificação; do número de profissionais envolvidos; da profundidade das constatações de fato; e da profundidade da avaliação da manutenção dos sistemas. Já o desempenho das edificações inclui:

Segurança – estrutural, contra incêndio e no uso e operação;

Habitabilidade – estanqueidade, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, desempenho térmico, acústico e lumínico; conforto táctil e antropodinâmico;

Sustentabilidade – durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.

O engenheiro também destacou os itens necessários para atingir a VUP (vida útil do projeto):

a) Emprego de componentes e materiais de qualidade compatível com a VUP;

b) Execução com técnicas e métodos que possibilitem a obtenção da VUP;

c) Cumprimento em sua totalidade dos programas de manutenção corretiva e preventiva;

d) Atendimento aos cuidados preestabelecidos para se fazer um uso correto do edifício;

e) Utilização do edifício em concordância ao que foi previsto em projeto.
 

Tecnologia UVC e qualidade do ar

Alex Ferreira Gonçalves, Diretor Executivo na Engepred destacou como é a disseminação de vírus nos ambientes internos e como se dá a contaminação através de equipamentos de climatização, quando não recebem a manutenção adequada. Gonçalves destacou os benefícios da tecnologia UVC, que já é aplicada há muitos anos e contribui com relevante redução de fungos, bactérias e vírus. Disse que as tecnologias passivas precisam que os contaminantes passem por ela e apresentam as seguintes vantagens:

  • Inativa os patógenos presentes no ar;
  • Atua ativamente no ambiente;
  • Age na desinfeção de superfícies;
  • É dimensionada conforme o tamanho do ambiente;
  • Eficácia comprovada em estudos independentes realizados nos laboratórios da Aerossol research and Engineering, certificados pela FDA – Food and Drug Administration.

Gonçalves apresentou os pontos de atenção relacionados à tecnologia, que incluem: dosagem adequada, características microbianas, tipo de lâmpada, umidade relativa e temperatura do ar, refletividade e danos à saúde humana.
 

Eficiência na Manutenção Predial

Marcos Maran, CEO da Maran Gestão de Ativos e Facility Management falou dos objetivos principais da manutenção, que é a gestão do MTBF - Tempo Médio Entre Falhas e o MTTR - Tempo Médio para Reparo. Segundo Maran as ações para melhorar o MTBF e MTTR começam por determinar a Classificação (ou Criticidade) dos Ativos e sugeriu:

1º Faça um inventário dos sistemas prediais e seus ativos e crie uma hierarquia para eles;

2º Classifique os ativos conforme seu grau de importância (A, B, C) para o processo/empresa. Ativos com maior classificação devem receber tratamento prioritário, maiores esforços de manutenção.

Depois, defina a Prioridade dos Serviços, veja os exemplos:

Emergência – execução imediata de medidas de contenção. Risco alto à saúde/pessoas, segurança, grandes perdas, fogo/fumaça, comoção, falta geral de EE, Água, HVAC, inundações/vazamentos.

Alta – atender no mesmo dia/em poucas horas. Risco potencial, ocorrências que não limitam atividades imediatas, risco limitado à segurança, falha em circuitos elétricos parciais.

Média – atender no dia seguinte. Troca parcial de lâmpadas, reparo de torneiras, baixo desconforto.

Baixa – atender na semana. Perda de iluminação parcial, vazamentos controlados de água, portas, janelas, limpeza de calhas, reformas, novas instalações.

Por fim, aumente o WT (Wrench Time – Trabalho Efetivo), melhorando o planejamento das ordens de serviços: padronize procedimentos/processos, controle disponibilidade de materiais, disponibilize ferramental/equipamentos, libere acesso, assegure competência da equipe e não esquecer que a Manutenção Predial é um processo dinâmico e que evolui constantemente.

Estratégia na gestão de ativos

Este foi o tema trazido por Krislen Graeff, Gerente de Manutenção do Iguatemi – Empresas de Shopping Centers. “Somos uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. Atuamos desde 1966 para levar excelência e experiência a cada pessoa que passa por nós e utilizamos esse este propósito como premissa para a gestão da manutenção”. Graeff defendeu que quem garante essa conexão que os direciona para o futuro são os engenheiros que lideram as equipes de manutenção. “No dia a dia, eles são os responsáveis por garantir que tudo esteja perfeitamente como tem que estar e, ao mesmo tempo, promover transformações e melhorias constantes que muitas vezes sequer são percebidas. A equipe atua na gestão técnica de mais de vinte edificações, entre Shopping Centers, Complexos Administrativos e Torres comerciais, sempre com foco na segurança dos usuários, compliance com legislação, sustentabilidade, satisfação dos usuários, rentabilidade operacional e otimização da vida útil”, relatou. Graeff detalhou também o ciclo de gestão, respaldada por indicadores, reforçando que o ciclo PDCA (PLAN–DO–CHECK–ACT), assegura a melhoria contínua de processos. Por fim, falou da importância da inspeção predial que está incorporada no planejamento estratégico que suporta a calibração dos recursos manutenção x valor do patrimônio, através de:

  • Monitoramento mensal/anual de ações, através de indicadores e melhoria contínua.
  • Confiabilidade das instalações: compliance, segurança, funcionalidade e otimização da vida útil.
  • Suporta e direciona estratégias de manutenção: prioridades, inovação e dimensionamento
  • de recursos.
  • Suporta e direciona o Plano Quinquenal de Investimentos: olhar para obsolescência, vida útil e sistemas, subsistemas e elementos construtivos.

Gerenciamento com foco na experiência do usuário

Karen Collaferi, Coordenadora de Facilities, Manutenção e Mandatório do Grupo Fleury destaca que utilizam o software Prima da Aditiva-Sisteplant, que trouxe para o grupo benefícios como: aumento de produtividade, gestão mantenedora, gestão de ativos, relatórios gerenciais, controle de estoque/materiais, quality service e planejamento da manutenção. Com o decorrer do tempo, juntamente com a fornecedor do sistema, fizeram uma versão que proporcionasse uma melhor experiência para os usuários, uma plataforma mais friendly com acompanhamento da demanda em tempo real e avaliação do serviço. Assim, iniciou-se o desenvolvimento do projeto que após finalizado precisava ser divulgado para o time de manutenção. Para tanto, foi realizada uma enquete para votação do nome da assistente virtual do projeto, com objetivo de engajar o time de Manutenção Predial, criaram a personagem EVA, que ensinou o time a utilizar o aplicativo de abertura de chamado de Facilities Services do Grupo Fleury. Conquistas do projeto:

  • Nova ferramenta disponível para 100% dos colaboradores e médicos do Grupo;
  • Padronização das plataformas trazendo facilidade e mobilidade;
  • Sistema mais amigável e intuitivo para o usuário;
  • Sincronização de acesso via login de rede para o APP e Web;
  • Finalização da central de atendimento;
  • Payback projeto de 1 ano; e
  • Projeto implantado em 5 meses.

Manutenção Predial no Ambiente Industrial

Este foi o tema apresentado por Ocimar Xavier Mendes, engenheiro de Manutenção - Qualidade, E.H.S., TPM, Processos e Black Belt Six Sigma na BASF. Mendes contou sobre a evolução da área baseado em benchmarking das melhores práticas de mercado global e assim iniciaram o desenvolvimento de um novo modelo de negócio/contrato que é o IFM - Integrated Facility Management, que teve início no final de 2017 e que vem crescendo e evoluindo a cada dia de forma constante. O IFM dá amplitude à gestão que inclui 20 tipos de serviços, em 13 sites Brasil. Um dos serviços dentro do escopo do IFM é a Manutenção Predial. Para ilustrar os resultados de gestão Mendes trouxe 7 cases que apresentaram economia significativa para empresa, com destaque para a autonomia hídrica ETE, mictório sem água, programa de vazamento zero, bomba de fuso helicoidal, recondicionamento de óleos industriais, sensores de vibração e por fim o plano de contingência emergencial na Covid-19.Todos os projetos tiveram como premissa a sustentabilidade e alertou que cabe a cada gestor saber quais ações podem desenvolver para dar sua contribuição no quesito meio ambiente. No caso do primeiro case, que tratou da autonomia hídrica para a ETE, os resultados foram:

Benefícios mensuráveis:

  • Saving: R$ 47.605,00 por ano (conta de água potável);
  • Redução do custo de manutenção em R$ 10.200,00
  • por ano;
  • Cost Avoid: R$ 4.150,00 por ano (rateio de consumo de energia elétrica);
  • Economia de 16,5 MW/h
  • (redução de ativos);

Demais benefícios:

  • Disponibilização de 50.000 m3 de água potável para sociedade;
  • Incremento de vazão com chegada de água nos pontos mais distantes;
  • Pressão constante de 5 bar;

Custo de implantação:

  • R$ 90.000,00, com payback de 1,5 anos.


Centro Empresarial CNC e sua alta performance

O CNC é um complexo imobiliário composto de quatro torres comerciais de 18 andares cada, área de conveniência, estacionamento subterrâneo compartilhado, centro de convenções e treinamentos, totalizando 155.000 m² de área construída. Certificado LEED Gold, o complexo está em operação ininterrupta desde 2014 com ocupação atual de 100% das suas lojas comerciais. A Orion Engenharia é responsável pela manutenção predial e conta com a plataforma inteligente de gestão de manutenção Infraspeak desde 2019 para auxiliar na alta eficiência operacional de seu contrato.

Abel Moreira da Costa, Diretor Executivo da Infraspeak Brasil mostrou os desafios para se gerenciar complexos como o CNC e como o software de manutenção da empresa contribui com a gestão através de:

Controle das operações:  monitorar tarefas, gerir custos, acompanhar métricas e reportar regularmente.

Comunicação ágil: entre equipes de campo, fornecedores e clientes;

Escopo ampliado: centralizar informações, automatizar processos e reduzir erros humanos;

Vantagem sobre concorrentes:  escolher ferramentas que melhor se adaptem a operação e a evolução do negócio;

Confiável e resiliente: garantir conformidade com acordos de nível de serviço e aumentar a satisfação dos clientes; e

Gestão de ativos: tomada de decisão baseada em dados e projeções.

Para Costa, a solução é sustentada na Manutenção Predial 4.0, que agora representa a era da inteligência do mundo conectado e personalizado em que a tecnologia transforma dados em ações para aprimorar os resultados.

Para o Gerente de Facilities do GrupoOrion, Roberpaulo Eller, no dia a dia da operação do CNC, é preciso garantir eficiência, sustentabilidade, conforto e segurança na operação predial. Com equipes próprias e redundantes, trabalhando em regime 24x7x365, é necessário o correto funcionamento de todos os componentes. Sua gestão precisa de aperfeiçoamento da manutenção e operação predial, otimização de terceiros, recursos humanos e materiais, ampliando a eficiência da edificação e isso só é possível quando tem na operação um sistema que atenda a todas estas demandas simultaneamente.

Com o sistema da Infraspeek, o CNC já conquistou muitos resultados como diminuição em 84% do tempo de resolução de chamados, redução do tempo de consulta a históricos de 10 minutos para 1 minuto, dashboard que geram relatórios em um minuto o que antes levava mais de 8 horas para gerar um único relatório, 92% menos consumo de papel, entre outros benefícios sustentáveis.

DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES

“Sou Gerente de Manutenção do Hotel Unique, gostaria de agradecer primeiramente a Léa, pelo convite, e a todos da Revista InfraFM por organizar esse evento totalmente enriquecedor para nós do setor de manutenção. O evento nos traz uma nova visão estratégica, inovação e promove networking com todos os profissionais da área, então muitíssimo obrigado e parabéns pela iniciativa!” – Mateus Rosa, Gerente de Manutenção do Hotel Unique.

“Sou da Área de Facilities da Live Up, o evento está sendo muito rico, trazendo muitas oportunidades e novidades do mercado e eu estou gostando bastante. Espero poder fazer novas parcerias e trazer mais possibilidades para dentro da empresa. Muito obrigada pela oportunidade!” – Karen Prado, Analista de Facilities da Live Up.

“O evento é muito relevante porque você tem uma troca de experiências, uma troca de aprendizado e isso é muito importante nos dias de hoje para todos os Facilities Managers e para as pessoas que atuam no meio. É muito importante que a InfraFM continue fazendo esses eventos que são importantes para todos os profissionais deste mercado.” – Peter Kawamura, Gerente de Facilities do Grupo Movile.

DEPOIMENTOS DOS PATROCINADORES

“A Aditiva preza muito pela qualidade no atendimento, pelo contato pessoal, pelo olho no olho. E isso vem sendo feito muitas vezes de forma online, mas poder estar presencialmente compartilhando nossa experiência e podendo mostrar ao vivo neste Fórum, para tantos interessados, todas as possibilidades do Prisma, foi muito bom. Ver nossos clientes como o Fleury e Shopping Iguatemi palestrando e contando de suas experiências com o Prisma, nos deixou muito orgulhosos, pois é esta experiência de usuário e a busca pela excelência e inovação que tanto prezamos no nosso dia a dia.

O evento foi muito bem organizado, as palestras enriquecedoras, além do excelente momento de networking para todos que ali estavam presentes. Parabéns, Revista Infra!”. Valquíria Broggin, CEO da Aditiva Prisma

https://aditiva-sistemas.com.br

“Eventos como esse têm um grande poder de disseminação de conhecimento entre os profissionais do setor, e sempre que a Conforlab puder, estará presente para compartilhar um pouco de sua expertise adquirida ao longo de mais de 30 anos. Diante da situação atual mundial, a difusão de conhecimentos é com certeza a melhor maneira de todos crescermos juntos. Pensando assim, a Conforlab fundou a ‘Academia Conforlab’ que tem como objetivo a realização de palestras técnicas e treinamento para nossos Clientes, sempre buscando inovações e agregar valor aos nossos serviços. Esperamos poder participar dos próximos eventos da INFRA, não só pelo excelente networking, mas também pelos temas das palestras apresentadas”. Marcos Roberto Karas, Gerente Comercial da Conforlab

www.conforlab.com.br

“A participação da Ecoquest no Fórum INFRA FM Manutenção Predial, em São Paulo, foi de extrema importância para nos aproximar do mercado de facilities management nesse momento de preparação ao retorno das empresas para os espaços corporativos. Com as tecnologias de tratamento do ar que nós oferecemos ao mercado, esse retorno pode ser muito mais seguro e protegido. Portanto, essa oportunidade de contato direto com os clientes aumenta a nossa chance de fazer mais negócios”. Frederico Paranhos, Diretor de Serviços na Ecoquest

www.ecoquest.com.br

“Para nós da Engepred é sempre uma enorme satisfação participar dos eventos promovidos pela INFRA. A Léa e o seu time sempre trazem à mesa os assuntos relevantes do cenário de Facilities Management no Brasil e no mundo. Bom reencontrar antigos colegas e fazer novas amizades nesse momento de retomada das atividades. A promoção desses fóruns de discussão e aprendizado é fundamental para repensarmos as operações e desenharmos o futuro no qual pretendemos chegar”. Alex Ferreira Gonçalves, Diretor Executivo da Engepred

www.engepred.com.br

Com 12 anos de expertise em gestão de pessoas e serviços terceirizados, a Formato Brasil também foi uma das patrocinadoras, momento em que compartilhou ser especialista em estabelecer ações de biossegurança, sanitizações e escopos especiais nos mais diversos tipos de serviços e operações. Sua atuação engloba os mais diversos nichos de negócios e tipologias de edificações, como centros logísticos, centros administrativos, complexos educacionais, hospitais, complexos hoteleiros, plantas industriais, condomínios e escritórios.

www.formatobrasil.com.br

“A Hidrodema está há 29 anos no mercado, sempre junto à manutenção. Hoje, nossos produtos em termoplásticos industriais para condução e controle de fluídos são uma excelente solução para a manutenção predial e industrial. São sistemas mais leves que o aço, mais práticos para se instalar, suportam elevada resistência mecânica, inertes a produtos químicos, não sofrem oxidação, ferrugem ou incrustação, e sua montagem é muito mais rápida se comparada ao aço. O departamento de engenharia da Hidrodema – Amanco Wavin realiza visitas técnicas a empresas de projetos e engenharia, treinamento de qualificação a instaladores, e oferece o material mais adequado para cada aplicação. O evento trouxe oportunidades de visão estratégica da manutenção, inovação, novas tecnologias e excelente networking. Conectando o melhor do mundo com a manutenção!”. Davi Salgado, Diretor Comercial da Hidrodema

www.hidrodema.com.br

“Estamos muito satisfeitos em voltarmos aos eventos presenciais depois desse hiato devido à pandemia. Esse formato de evento, de menor porte, foi bastante potente, as palestras tiveram temas muito interessantes, sem falar que o reencontro com clientes, prospects e colegas trouxe muita troca de experiências e oportunidades para todos.

 Em 2022, a IMC Saste comemora 30 anos: são três décadas prestando serviços e atuando em grandes clientes, em todo Brasil. Atendemos diversos segmentos como indústrias, shoppings, hospitais, prédios corporativos, dentre outros, com uma equipe técnica altamente capacitada. Como parceiros da INFRA há alguns anos, entendemos que eventos como esse são de extrema importância para o mercado. Obrigada a toda equipe pelo apoio de sempre. E a IMC Saste está de portas abertas para quem quiser nos conhecer um pouco melhor”. Maria Cristina Salomão, Diretora da IMC Saste

www.imcsaste.com.br

 “Depois do distanciamento provocado pela pandemia, estávamos ansiosos por voltar aos eventos presenciais e à troca de experiências. O número de profissionais que o evento juntou confirmou isso mesmo. Além disso, a Infraspeak sabe bem a importância de criar espaços de debate sobre as tendências e os desafios do setor, e quer continuar contribuindo ativamente para o desenvolvimento da Manutenção Predial. Por isso, fez todo o sentido para nós patrocinar este Fórum. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Todos os palestrantes trouxeram cases e pontos de discussão realmente atuais. Um benchmarking impressionante! E parabéns pela organização, o formato funcionou muito bem: dinâmico e efetivo. Conseguimos ter as pessoas concentradas o dia inteiro, falando do que interessa: o futuro do setor”. Abel Moreira da Costa, Diretor Executivo da Infraspeak Brasil

www.infraspeak.com.br

Maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina, fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier, a Midea Carrier marcou presença mais uma vez como patrocinadora dos eventos INFRA. No Fórum, demonstrou a importância e a sua expertise em manutenção predial de equipamentos de climatização além das inovações e tecnologias traduzidas em seus produtos, a exemplo do SafeAir, sistema que traz tecnologias que garantem a efetividade na purificação dos ambientes. O produto pode operar por até 40.000 mil horas sem necessidade de troca dos elementos filtrantes, atendendo aos requisitos da norma ASHRAE 170 de filtragem de ar de ambientes hospitalares e ainda possui aviso sobre a manutenção dos filtros.

www.mideacarrier.com.br

Referência nacional quando o assunto é prestação de multiserviços, o Grupo Verzani & Sandrini está presente em todo o Brasil com um time de profissionais altamente capacitados. Durante o evento, a empresa mostrou sua expertise conquistada nesses 53 anos de história e, principalmente, seu foco em humanização e inovação selando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e serviços de qualidade envolvendo clientes e colaboradores.

www.verzani.com.br

“Operando em mais de 300 cidades em todo o país e sediada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a W-Energy busca promover a sustentabilidade no País inteiro, e a parceria com a INFRA é estratégica por conseguir reunir lideranças em facilities e properties management de todos os segmentos de negócios. Os eventos têm nos ajudado a multiplicar todos esses projetos voltados à energia limpa, conservação de água e energia, contribuindo para que a nossa empresa venha dobrando de tamanho a cada ano. Estamos muito felizes pela oportunidade de apoiar mais este evento e ter contato direto com esses tomadores de decisão, que passam por aqui”. Wagner Carvalho, CEO da W-Energy

www.wenergy.com.br

 

CONFIRA  AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.


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