Expo
 

Maquetes arquitetônicas são confeccionadas artesanalmente

[Vitrine Facilities] Estão presentes desde a antiguidade e longe de serem extintas

Para exemplificar de forma real aquilo que está por vir, as maquetes arquitetônicas são uma das ferramentas mais antigas e ainda muito utilizadas no mercado. Presentes na história desde a antiguidade, eram mais ligadas às instalações militares defensivas da época, mas continuam presentes até hoje representando o futuro de muitos moradores. Apesar de tantos avanços tecnológicos e modelos em 3D, dificilmente a maquete física será substituída, pois só ela é capaz de proporcionar, de forma palpável e na prática, como será um prédio, por exemplo, seus detalhes e características.

O que faz dela uma ferramenta ainda mais fidedigna à realidade é o fato de sua produção ser repleta de detalhes em miniaturas. De acordo com a sócia da Stam Maquetes, Silvia Galperin, que há anos produz maquetes em Curitiba (PR), é formada em Desenho Industrial e Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas trata-se de uma confecção artesanal feita à moda antiga. "Temos o apoio da tecnologia para a impressão do material (no caso o acrílico utilizado para as estruturas do projeto), mas toda a produção é feita literalmente com as mãos, peça a peça", explicou. A montagem pode levar até mais de 100 dias dependendo do projeto e seu nível de detalhes.

Segundo ela, tudo começa com o desenho arquitetônico e a identificação do projeto como um todo, suas plantas, elevações, andares para então ser definida a conversão das medidas para a escala. "Identificamos, por exemplo, todas as paredes existentes, os pisos, e desenhamos a estrutura por meio de um programa que faz a impressão das peças em acrílico". Depois, vem a organização das peças e a colagem. "As peças são montadas com todo o cuidado e atenção e coladas com colas próprias para os materiais utilizados", comentou. O próximo passo é lixar peça por peça para garantir o perfeito acabamento dos materiais e do projeto. Por fim, toda a estrutura é colocada em uma base de mdf, produzida de acordo com o projeto, as elevações do terreno e especificações das ruas, por exemplo.

Outros detalhes como o de paisagismo, os itens decorativos como carros, pessoas, mesas, parquinhos, tudo também é verificado, comprado separadamente ou produzido junto a empresas especializadas. "No caso do paisagismo, por exemplo, é conferido no projeto o tipo de planta utilizado e verificada aquela planta específica para compor a maquete. Se é uma espécie não muito comum, essa planta é desenhada para produção. Caso contrário, compra-se a planta em miniatura".  Para completar o acabamento, tem ainda a iluminação da maquete. "Tudo é feito com led, dentro da escala especificada, e colocado à mão".

De acordo com Silvia, a produção como um todo é repleta de cuidados do início ao fim. O transporte de uma maquete pronta é feito em caminhão com alguém segurando a estrutura pelas mãos. No pós entrega do material, há ainda o acompanhamento da manutenção. "Maquete não gosta de sol nem de água. Com esses cuidados realizados, elas duram por muito tempo".

A Stam Maquetes reproduziu o futuro lançamento da Construtora Hugo Peretti, o Edifício Weiss de Castilho, que está em construção localizado no Alto da Glória, em um terreno triangular, sem vizinhos. A maquete pode ser vista no plantão de vendas do empreendimento na Rua Ivo Leão 281-289, esquina com a Av. João Gualberto.

Foto: Divulgação Stam Maquetes/ Wagner Abreu.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP