Expo
 

Resíduos de alimentos em cozinhas profissionais

[Vitrine Facilities] Biodigestor ECO-PRO é uma solução prática e inteligente para o descarte sustentável de resíduos orgânicos

O resíduo de alimento é uma realidade inconveniente em qualquer cozinha profissional, que tem como foco a produção de refeições com qualidade, agilidade e escala. A gestão e destinação adequada de resíduos são essenciais para eliminar o uso de aterros, cumprir normas sanitárias e assegurar um ambiente limpo e saudável. Cidades como Florianópolis, Goiânia já proíbem o descarte de orgânicos em aterros sanitários, priorizando a compostagem e biodigestão, e a cidade de São Paulo também trilha esse caminho.

Com o objetivo de resolver essa questão com muita praticidade e inovação, apresentamos o Biodigestor ECO-PRO. O produto foi criado para uso em cozinhas profissionais e grandes geradores em diversos segmentos como edificações comerciais, hotéis, hospitais, indústrias, shopping centers, aeroportos, entre outros. A solução fornecida pela Eco Circuito é carbono neutro, com tecnologia e fabricação 100% nacional, conforme explica Eduardo Prates, fundador da empresa.

"O uso de aterros para descarte de orgânicos está com seus dias contados. A agenda ESG cresce de forma consistente e em ritmo acelerado. Nossa tecnologia se encaixa perfeitamente na dinâmica operacional do empreendimento, com pesagem automática, processamento e destinação in-loco, com impacto imediato operacional e ambiental. Nosso processo transforma resíduos de alimentos em efluente líquido, e a mão de obra se limita ao simples descarte do resíduo, a qualquer momento, tornando a destinação 100% automatizada, utilizando apenas 15% da energia consumida pelas composteiras elétricas para processar a mesma quantidade de resíduos".

Eduardo explica que o processo utiliza água e microrganismos como agentes transformadores dos resíduos alimentares, ao criar o ambiente adequado para a biodigestão acelerada. O processo é natural e livre de produtos químicos, e traz algumas opções para destinação e reutilização do efluente, o único subproduto do processo. Caso a operação contenha uma ETE (estação de tratamento de efluentes) o efluente pode ser tratado para (1) fertirrigação de áreas verdes, preferencialmente com estrutura hidráulica automatizada (2) geração de água de reuso para as instalações ou para o próprio biodigestor, em ciclo fechado, ou (3) destinação ao ralo, com passagem pela caixa de gordura, alternativa mais comum e conveniente. Seja qual for a opção, os resíduos retornarão para a natureza, sem impactos ambientais, onde todos se beneficiam. Edifícios com certificação LEED ganham em sua pontuação O&M na gestão de resíduos.

Além de ser compacto e não demandar grandes espaços ou adequações de infraestrutura, o equipamento é plug and play, pronto para uso. Com ciclo operacional contínuo sem interrupções, atende a necessidade constante do descarte no empreendimento, seja após o café da manhã, durante o almoço ou jantar, assim eliminando a armazenagem de resíduos em outros recipientes ou câmaras frias.

"A automação do descarte traz ganhos de higienização e redução de pontos críticos no processo, além de liberar a mão de obra para outras atividades e reduzir o consumo e reposição de lixeiras, sacos de lixo ou materiais de limpeza. Qualquer alimento, seja cru ou cozido, incluindo frutas, folhas, legumes, proteínas, farináceos, entre outros, podem ser descartados no biodigestor. Como o processo é aeróbio, a presença de oxigênio inibe a geração de gases, e não gera fortes odores, possibilitando a instalação do equipamento na área de lavagem das cozinhas ou central de resíduos".

O impacto na operação é imediato, pois traz a conscientização e engajamento dos profissionais de facilities e usuários sobre como destinar seus resíduos de forma adequada. "Com um novo fluxo de descarte, focamos em não misturar os resíduos. Dessa forma os recicláveis não se contaminam, e os orgânicos chegam ao equipamento com melhor qualidade. Por que separar, quando podemos não misturar?" complementa Eduardo.

Entre suas principais funcionalidades está o controle personalizado da procedência dos descartes. Para gestores de facilities em edificações complexas com múltiplos usuários, a solução é uma ferramenta de gestão e controle de descartes, consolidando relatórios em tempo real no próprio equipamento ou na ECO-PRO Cloud, plataforma de inteligência da solução.

A Eco Circuito tem como propósito promover operações aterro zero e reduzir o desperdício de alimento. Pioneira no fornecimento de biodigestores aeróbios, atende operações de cozinhas profissionais e edificações comerciais em todo o Brasil. Clique aqui e saiba mais. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP