Sorteio Nespresso
 

Localiza avança com geração de energia limpa nas filiais

Projeto Solar conta com três fazendas solares no Brasil

Comprometida com princípios de sustentabilidade, a Localiza tem atuado para ter uma matriz energética mais limpa, usando cada vez mais energia solar como fonte de abastecimento das operações. A Companhia encerrou o 1º trimestre de 2021 com mais de 730 mil kwh de crédito de energia limpa nas filiais, representando um avanço de 88% em relação ao mesmo período no ano.

Em janeiro de 2020, a empresa contava com 57 agências/lojas abastecidas por energia solar proveniente das fazendas ou de placas instaladas nos tetos das unidades elegíveis. Em dezembro do mesmo ano, esse número saltou para 106. O excelente resultado é fruto do Projeto Solar da Companhia, que conta com três fazendas solares no Brasil, além do avanço na geração por meio de placas fotovoltaicas nos telhados das filiais.

As fazendas ficam nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco e, juntas, ocupam uma área de mais de 23.000 m2 e têm cerca de 3.520 placas no total. A estimativa de geração total das fazendas é de mais de 1,8 milhões de kWh/ano. Este ano a Localiza continua avançando com o projeto de instalação de placas solares nas unidades próprias e já ultrapassa a marca de 130 filiais beneficiárias/geradoras.

"A Localiza tem princípios sólidos de sustentabilidade e uma destas vertentes é contribuir para uma matriz energética mais limpa. Desde 2017 temos ampliado a adoção de energia solar e no último ano, avançamos mais neste sentido", explica Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza.

No ano passado a Localiza definiu um novo indicador para o projeto, o Índice de Cobertura, que mede o percentual de energia limpa do total de energia consumida pela empresa. Considerando o consumo da plataforma, exceto a matriz que está no mercado livre de energia com fonte limpa, a Companhia encerrou 2020 com 16,79% nesse índice, montante 2.23 pontos percentuais acima do indicador de 2019, que foi de 14,65%.

Iniciativas contribuem para maior eficiência energética

Além disso, em todas as unidades são realizadas ações de conscientização e políticas para uso adequado da energia elétrica, como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, metas sobre consumo energético em contrato de gestão dos colaboradores, troca do equipamento de ar-condicionado das filiais por modelos com tecnologia Inverter e uso de timers para acendimento e desligamento automático da iluminação externa. Para alcançar os colaboradores, a empresa faz campanhas contra o desperdício de energia por uso prolongado e utilizamos fonte renovável para compensação de consumo de energia elétrica.

Outra frente que contribui para reforçar o caminho de sustentabilidade trilhado pela Companhia é a higienização a seco em toda a rede. A iniciativa reduziu o consumo médio de 30 litros de água para até 200ml em cada operação. Além de maior controle dos resíduos e efluentes gerados nas filiais. Os produtos utilizados neste processo de lavagem são, em grande maioria, biodegradáveis.

O uso consciente da água para evitar desperdícios é uma prática constante na sede e em todas as unidades de locação ou nas lojas de seminovos. E isso resultou no final de 2020 numa redução do consumo de água por frota de 24,4% em comparação ao indicador de 2019.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Workplace

Localiza Labs: como foi retrofit de construção da década de 1950?

De estruturas comprometidas até substituição total da cobertura: confira detalhes do projeto de 6,3 mil m² de área construída.

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP