Sorteio Nespresso
 

Plataforma de IA em câmeras CFTV detecta violação de protocolos contra Covid-19

[Vitrine Facilities] Tecnologia é capaz de identificar o descumprimento de distanciamento social e uso incorreto de máscara em aeroportos

Com o Brasil e vários outros países dando passos importantes em seus programas de vacinação, turismo e viagens a trabalho começam a soar mais como uma realidade. Ainda assim, as medidas e protocolos relacionados ao Covid-19 não serão coisa do passado por um tempo. Essas duas tendências podem parecer incompatíveis, mas certamente não são. Especialmente quando a tecnologia e a IA estão aqui para ajudar.

Graymatics, uma empresa líder em processamento de mídia cognitiva fundada no Vale do Silício em 2011 e atualmente sediada em Cingapura, anunciou sua expansão no mercado brasileiro para ajudar neste desafio.

A revolucionária plataforma de análise de vídeo oferece soluções que permitem a análise automática e o aprendizado de vídeos e imagens. Isso significa transformar imagens regulares de CFTV que requerem monitoramento constante por humanos em sistemas automatizados de produção de dados instantâneos, capazes de identificar quando as regras de distanciamento social não estão sendo respeitadas, por exemplo.

As soluções Graymatics também podem detectar quando as máscaras não estão sendo usadas, o que é útil durante a luta contra a pandemia. Detectar quando as pessoas estão invadindo, cometendo violência ou vandalismo, agindo de forma suspeita ou abandonando objetos são outras possibilidades. Assim como estimar quantas pessoas estão em uma determinada área ou alertar quando uma lata de lixo está transbordando.

"Embora pareçamos estar deixando para trás o auge da pandemia, não é segredo que continuará a ser um desafio no futuro. Felizmente, a tecnologia pode ser uma forte aliada ", disse Abhijit Shanbhag, Presidente e CEO da Graymatics. Ele acredita que os aeroportos têm muito a ganhar transformando câmeras obsoletas de CFTV em fontes automáticas de alertas e dados.

"Gerenciar grandes edifícios, como aeroportos, pode ser difícil. Especialmente porque espera-se que muito mais pessoas viajem em breve do que vimos nos últimos 12 meses", acrescentou Shanbhag. "Ao reduzir a intervenção humana, nossos clientes notaram uma maior eficiência em suas tarefas de monitoramento e prevenção de riscos."

Uma solução da Graymatics, chamada SiteInsight, elimina muito o estresse dos gerentes de edifícios, gerando aprendizados de forma automática e ativa. A IA também pode contar e rastrear todos os veículos que entram em uma determinada área, analisar placas de matrícula e detectar quantas vagas de estacionamento ainda estão disponíveis. Detectar riscos de incêndio e alertar o pessoal relevante se detectar qualquer atividade suspeita ou roubo de veículos também estão na lista.

Empresas como Rolls Royce, KFC, Aeroporto de Abu Dhabi e outras têm usado as soluções da Graymatics em seus sites e fábricas.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP