Sorteios 11ª Expo
 

Telhas translúcidas: uma solução para ambientes escuros

[Vitrine Facilities] Quatro opções para apostar nas aberturas de luz natural em sua obra

Considerar a incidência de luz natural é essencial na hora de planejar uma obra. Esse tipo de iluminação é responsável por agregar mais conforto visual aos espaços, além de elevar a qualidade de vida dos seus usuários. Alguns ambientes, no entanto, pedem por soluções mais elaboradas para usufruir desses benefícios. Nessa hora, apostar em telhas translúcidas pode ser uma carta na manga para trazer mais luz e eficiência energética a casas, barracões ou construções comerciais.

As telhas transparentes podem ser utilizadas para cobertura total ou parcial do ambiente, como em tetos inteiramente iluminados ou aberturas com claraboias. Mas, qual material escolher? Separamos algumas das opções mais comuns do mercado para entrar no seu checklist da obra, confira:

Policarbonato: O policarbonato é um tipo de termoplástico. Esse material tem como principais vantagens o nível de transparência, que chega até 90%; a leveza, que gera economia por não exigir uma estrutura robusta para sustenta-la; tem altíssima durabilidade e resistência a impactos, sendo considerado o "aço dos plásticos. Há opções com a proteção contra raios UV, permitindo a passagem da luz, mas não os raios diretos do sol. Para quem quer investir em custo-benefício, vale a pena considerar o policabornato. O mercado ainda conta com marcas que garantem proteção anti-mofo e anti-fungo, como a Ajover Brasil - um dos principais nomes do segmento.

Polipropileno: Outra opção disponível no mercado, as telhas de polipropileno oferecem algumas vantagens semelhantes, como proteção UV e leveza. No entanto, o material garante apenas 70% de transparência, além de contar com menos resistência - o que pode levar a trincos e quebras, causando infiltrações.

Vidro: A cobertura em vidro é muito usada para projetos comerciais e residenciais. Esse material oferece uma boa luminosidade e estética, porém retém muito calor e pode deixar o ambiente abafado - ou aumentar os gastos com climatização. O vidro também aumenta o orçamento, já que tem um custo bem mais alto do que os outros tipos de telha.

PVC: Por último, uma das opções mais populares é o PVC. Apesar de baixarem o orçamento da obra, as telhas de PVC pecam muito no isolamento acústico, térmico e na durabilidade, além de não possuir proteção UV.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP