Sorteio Nespresso
 

3 boas práticas para evitar falhas nos condomínios

Verzani & Sandrini explica três pontos essenciais na segurança

Cuidar da integridade física das pessoas e do espaço é uma das principais preocupações na gestão de um condomínio e para os seus ocupantes. A segurança não se limita a evitar roubos, mas vai além e é muito mais complexa, envolvendo diferentes riscos que afetam diversas pessoas. Ter em mente uma estratégia para antecipar as vulnerabilidades é fundamental. A Verzani & Sandrini, empresa especializada em segurança, há quase 30 anos nesse mercado, explica três boas práticas essenciais para esse processo: investimento, capacitação e conscientização.

Investir

Para a proteção dos condomínios, existem cinco principais áreas de investimento: vigilância, segurança eletrônica, prevenção e combate a incêndios, gerenciamento de riscos e, por fim, a plataforma de gestão condominial. Com aporte nesses pontos, é possível atender às necessidades de controle, supervisão e gestão.

Para os condomínios que estão com as contas em dia é fundamental continuar aplicando em melhorias para a sua comunidade, sobretudo em segurança, e não ficar parado no tempo. Seja para modernizar o circuito de CFTV ou atualizar a tecnologia dos interfones para novos modelos com câmera é necessário investimento para garantir a qualidade.

"As vantagens ao realizar melhorias são grandes. Além de contribuir para a valorização das unidades imobiliárias, os investimentos em segurança são muito importantes para incrementar a proteção imediata dos imóveis, melhorando tanto a experiência de uso do condomínio como a qualidade de vida dos moradores", destaca Cesar Leonel, Diretor Executivo da Verzani & Sandrini Segurança.

Capacitar

Se o condomínio já contar com uma equipe de bons colaboradores, pode ser o momento de apostar ainda mais na qualificação contínua. Afinal, é importante atualizar os funcionários sobre as novas rotinas, procedimentos e protocolos, garantindo unidade e padronização em toda a operação.

Uma baixa qualidade técnica dos profissionais da equipe condominial, pode levar a situações de negligência que podem acarretar em riscos. Colaboradores mal treinados estão suscetíveis a não seguir protocolos de segurança, seja por desconhecimento, seja por desatenção.

"É imprescindível que a gestão condominial veja os recursos humanos como uma área digna para investimento em capacitação. Sendo assim, ao contratar, terceirizar ou treinar a equipe já existente, é preciso focar no aprimoramento de toda a operação, o que vai garantir melhores resultados para a segurança do condomínio", orienta o especialista da empresa.

Conscientizar

Às vezes, mesmo os moradores acabam se esquecendo de algumas regras básicas de segurança, deixando imóveis destrancados, veículos abertos, esquecendo objetos na área comum, ou ainda não se atentando na entrada e saída do condomínio. Com isso, é importante que todas as medidas sejam claras, bem informadas e de fácil acesso para a consulta.

"Em um condomínio supervisionado e com um bom plano de segurança, essas ditas 'negligências' podem ser um reflexo natural da extrema sensação de segurança. Mas, ainda assim, é fundamental que a conscientização e a colaboração sejam uma prática universal no condomínio", diz o executivo.

É válido destacar também o papel da gestão condominial nesse processo. Quanto mais transparente, responsável, proativa e acessível for a gestão, maior a popularidade e aprovação diante dos condôminos, que farão o possível para seguir os protocolos fundamentais à manutenção da estabilidade.

"A Verzani & Sandrini acompanhou de perto as intensas mudanças e a evolução das boas práticas para os condomínios. Essas transformações conduziram à profissionalização e a estruturação de processos de segurança patrimonial e de vigilância eletrônica focados em oferecer mais tranquilidade e eficiência, aliados à tecnologia e a um atendimento humanizado. A segurança deve ser tratada como parte mais do que essencial para garantir o bem-estar, identificar e antecipar situações de risco", finaliza Leonel

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Workplace

Localiza Labs: como foi retrofit de construção da década de 1950?

De estruturas comprometidas até substituição total da cobertura: confira detalhes do projeto de 6,3 mil m² de área construída.

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP