Sorteios 11ª Expo
 

AGE360 tem sistema construtivo da austríaca Doka

O prédio será um dos mais altos de Curitiba e do Brasil

Inovação e tecnologia, essas são as premissas do sistema de construção do AGE360, um dos prédios mais altos de Curitiba (PR) que está sendo erguido no Ecoville. O projeto, que será um marco na cidade, conta com incorporação da AG7, arquitetura do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture e já foi eleito o prédio mais pontuado do mundo em qualidade de vida pelo selo americano Fitwel.

Ao todo, são 36 pavimentos, 124 metros de altura e uma estrutura de exoesqueleto com concreto aparente totalmente liso. De acordo com o engenheiro da construtora Teich, responsável pela obra, Carlos Makohin, o projeto do AGE360 é complexo e desafiador principalmente em termos de estrutura, além de ser bastante imponente e com uma altura muito elevada. "O principal desafio foi fazer um sistema construtivo que conseguisse executar a estrutura de concreto aparente, sem a presença dos furos onde passam as agulhas para o travamento da forma de pilares e vigas, por exemplo". A obra conta com um sistema construtivo com tecnologia inovadora da empresa austríaca Doka, quem também já construiu, por exemplo, parte do Burj Khalifa em Dubai e um dos maiores arranha-céus de Nova Iorque, o 432 Park Avenue. "É com essa expertise que teremos a eficiência e a precisão na forma geométrica do prédio, seguindo todas as premissas da Triptyque".

Em relação a construção, o desafio está no concreto aparente. "É um produto delicado de se trabalhar. Diversos traços de concreto serão utilizados, sendo que vários ensaios foram realizados até se chegar à definição atual.", explicou o engenheiro. Segundo ele, na fachada, o prédio contará com um concreto especial, fluido e que permite uma exatidão àquilo que foi projetado. Trata-se de um concreto de alta resistência, de 50 MPa - unidade de medida da resistência do concreto à diversas ações previstas em um projeto e que deverá contar com aditivos especiais, para garantir, além da resistência, a plasticidade e trabalhabilidade do concreto. Alguns dos aditivos funcionam inclusive como uma espécie de "cicatrizantes", caso exista alguma microfissura durante a vida útil do concreto.

Para a execução, foram realizados diversos estudos e análises e produzido um protótipo em escala real com formas metálicas. "É um sistema duplo de execução, além da forma metálica, utilizamos um compensado interno para dar a aparência do concreto. Para o protótipo foram considerados o mesmo tipo de aço, concreto, sem a presença de agulhas internas - o que foi uma das evoluções conquistadas - e o resultado foi a garantia da questão estética, com a forma geometricamente correta e respeitada. Nos andares inferiores, os pilares da periferia, que formam o exoesqueleto da torre, contam com até de 26 pilares por pavimento, com seções normalmente de 75 cm x 75 cm, e pé-direito de mais de 3 metros."

Para o engenheiro, a característica da obra do AGE360 é bem distinta e singular. "Poucas obras possuem uma fachada tão arrojada e marcante, o que torna a construção ainda mais emblemática".

A obra foi iniciada em dezembro do último ano e já conta com escavação, contenção em estaca escavada e fundação em hélice contínua 100% concluídas. O bloco principal com 600 metros cúbicos, executado com concreto resfriado com gelo, devido a seu volume e altura, também já foi executado. Ele fica presente no "coração da torre", onde estão todos os poços de elevadores e os pilares principais do núcleo da torre. Em andamento está a execução da laje do térreo e no mês de julho, será feita a concretagem da primeira laje da projeção da torre. No início do segundo semestre de 2022 a estrutura do prédio deve ser finalizada.

​Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP