Sorteio Nespresso
 

Inovações em tecnologia e modelos híbridos são as chaves para o sucesso pós-pandemia

Como transformar os ambientes corporativos em híbridos e com a tecnologia necessária de forma prática, rápida e com custo otimizado?

Por Drica Rosa

​Mais de um ano após a chegada da Covid-19 ao Brasil, o cenário da arquitetura nos escritórios mudou! O modelo de trabalho híbrido, com a equipe intercalando entre presença física e jornada virtual virou a realidade da maioria das empresas. Os espaços, que antes eram compostos por praticamente 100% da equipe in loco, hoje têm nova configuração, já que foi percebido que o trabalho remoto funciona, reduz custos e pode até ser fator motivacional.

Em cima das discussões que começaram no início da pandemia, é fato que muita coisa precisa ser repensada para que o ambiente corporativo acomode melhor sua equipe neste novo cenário e duas delas vêm sendo pontos importantes nos novos projetos dos escritórios de arquitetura: inovação da tecnologia e reformulação dos espaços evidenciando o free seating.

Essa mudança no mercado de arquitetura vem sendo percebida desde o ano passado: "Há meses a Trio vem atendendo a diversos clientes com este objetivo: levar até cada um deles o que há de mais moderno quando o assunto é "escritório do futuro", mostrando a importância de a tecnologia estar inserida desde o início do projeto nessa retomada do mercado. E se você associa isso a gastos, este pensamento é um engano, já que os aspectos futuristas vêm para otimizar espaços e investimentos, além de beneficiar a performance dos colaboradores (o que automaticamente impacta em resultado)", explica a Diretora Comercial da Trio Arquitetura, Sylvia Fernandes.

O formato híbrido já funciona bem em muitos países e era questão de tempo para que isso virasse a realidade por aqui; com a pandemia, a aceleração deste processo foi inevitável e hoje podemos destacar três pontos importantes na hora de planejar seu novo espaço coorporativo ou reformar o atual:

1. Espaços menos individualizados
Mesmo neste novo cenário, os escritórios não deixarão de ser uma realidade, mas neste formato os ambientes serão mais abertos, amplos e integrados. Essas áreas compartilhadas são prioridade no projeto. O chamado free seating, sem lugares demarcados para o colaborador, chega com força ao país.

Móveis funcionais e soltos funcionam bem na adaptação das diversas situações que o espaço pode receber: reuniões, treinamentos, eventos etc.

A Diretora de Criação da Trio Arquitetura, Priscila Calazans, relembra que há pouco tempo muitas empresas não conseguiam visualizar vantagens nessa mudança, mas hoje isso mudou: "Diariamente recebemos pedidos de projetos híbridos para que haja melhor aproveitamento do espaço. As empresas entenderam que o cenário mudou e fazer estes ajustes na arquitetura do escritório impacta nos resultados, e os clientes que já colocaram em prática essas mudanças estão sentindo os aspectos positivos do novo desenho da arquitetura de suas empresas", conta.

2. Investimento em equipamentos e tecnologia
A tecnologia neste ambiente híbrido é essencial: com ela é possível agendamento dos espaços, para ter uma organização na ocupação dos colaboradores, garantindo sempre que haja lugar para todos (e segurança de capacidade) diariamente.

Além disso, com parte do time à distância, telas, monitores e uma rede wi-fi potente precisam estar à disposição na hora de reuniões, calls, lives etc, para melhorar a interatividade e sensação de presença durante as videoconferências. E num futuro próximo, quem sabe logo estaremos aqui falando em holografia.

Nica Faustino, CEO da New Wave Workspace, empresa que oferece uma plataforma para o gerenciamento dos espaços de trabalho, faz uma análise sobre as vantagens de voltar em segurança ao ambiente corporativo neste momento de pandemia, transformando-o em híbrido: "Este novo cenário fez as empresas perceberem que repensar seus espaços é necessário. Com estes novos projetos tecnológicos, temos economia por custo de funcionário, melhor ocupação nos escritórios, trabalho de forma segura com distanciamento social, melhor produtividade do colaborador com os escritórios digitais, além de um menor impacto no meio ambiente, pois os empregadores têm redução de CO2, de viagens pela empresa e no consumo de água e energia. A cereja no bolo é a solução New Wave Workspace; ela traz insights para análise do ambiente e o aproveitamento de espaço, melhor conforto dos colaboradores, além de permitir a tomada de decisões por gestores de Facilities, Corporate Real Estate e Recursos Humanos", explica.

E as vantagens se estendem ao funcionário, já que olhando pela ótica do colaborador, há um menor gasto de tempo com deslocamento, economia em gasolina e transportes, melhor conforto no local de trabalho e flexibilidade para ter um estilo de vida mais equilibrado.

3. Segurança e bem-estar da equipe
O mundo está contando os dias para que a pandemia fique no passado, mas alguns pontos da rotina das pessoas seguirão por muitos anos, senão para sempre. Então, planejar com segurança, pensando no futuro é o que as empresas precisam fazer daqui para frente. E alguns pontos que precisam ser levados em consideração neste item:

- Espaços mais arejados e que evitem aglomerações
- Escolha de materiais antibacterianos
- Escolha de mobiliário que seja fácil de higienizar

É claro que cada projeto é customizado e pensado de forma única para as necessidades do cliente. Mas, estes pontos acabam sendo incomuns em cada criação ou obra.

O fato é que os novos projetos estão sendo voltados para as pessoas, para que haja adaptação da equipe a este cenário e para que cada vez mais elas interajam num ambiente que atenda suas necessidades.
Resumindo este novo momento em uma única equação:

arquitetura + tecnologia = melhor experiência para os colaboradores e decisão baseadas em dados e insights para os gestores

A hora de ressignificar é agora! 
Colaboração: Trio Arquitetura e New Wave Workspace.

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Solidez, credibilidade, aconchego

Por dentro do projeto do novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, assinado pela CLS Arquitetas Associadas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP