Sorteio Nespresso
 

Você sabia que nem todo armário é apenas um guarda-volumes ou roupeiro?

[Vitrine Facilities] A preocupação com o bem-estar dos funcionários tornou-se um diferencial competitivo, que traz à tona a importância de ambientes bem projetados.


​É comum que os Guarda-volumes ou Armários de Vestiários sejam chamados de Armários tipo Roupeiro ou simplesmente Roupeiros, visto que são geralmente utilizados para guarda de bens pessoais. Os nichos / compartimentos oferecidos pelos armários são espaços de uso individual e podem ser simples e/ou duplos, ou no caso dos com compartimentos menores, triplos ou quádruplos, sempre munidos de sistema de trancamento.

Segundo a Biccateca, especialista neste tipo de mobiliário, quando adequadamente projetados, os ambientes são como um meio para a viabilização das mudanças de hábitos dos colaboradores, muitas vezes promovendo incrementos na qualidade de vida dos mesmos. A busca pelos projetos ideais, melhora consideravelmente o aproveitamento do espaço, traz cores e composições que se utilizam da neurociência para buscar melhorias constantes.

Ambientes de vestiários podem ser encontrados em academias, clubes, indústrias, estádios, construtoras, comércio e também para compor ambientes juntamente com os guarda volumes. Não se trata apenas do espaço físico, mas algo que vai além do que simplesmente atender aos pré-requisitos de itens normativos, legislativos ou sanitários.

Mas você sabia que além dos guarda-volumes, existem diversos outros armários que podem ser utilizados para compor um ambiente?
Leia abaixo sobre os detalhes de cada um destes modelos.

Armário GV
Os Armários Guarda-Volumes são ideais para ambientes de vestiário, academias, indústrias, escolas e universidades que necessitam de mobiliário funcional e prático para o armazenamento dos mais diversos tipos de materiais, com diversos tipos de tamanhos de compartimento disponíveis, podendo variar o tipo de fechamento/fechadura, cores e aberturas de ventilação das portas.

Armário GV Capacete
Os Armários GV Capacete são mais largos que os modelos convencionais pois são compatíveis com capacete de motociclismo. Seguem as mesmas características visuais e opcionais dos guarda-volumes normais. 

Armário GV Eletrônico
Os guarda-volumes eletrônicos foram desenvolvidos para atender às necessidades de públicos diferentes, substituindo com segurança e simplicidade o modelo tradicional de fechamento mecânico de portas. Com tecnologia embarcada foram programados para tornar possível o monitoramento do uso, configuração de permissões e tipos de acesso, que podem ser através de Senha numérica, Biometria, Cartão de RFID, QR Code ou Código de Barras.

Armário NR18
O armário Guarda-Volumes NR18 está alinhado aos parâmetros definidos pela norma regulamentadora, é indicado para uso em vestiário de canteiros de obras, e também de academias, indústrias, escolas e universidades que necessitam de mobiliário funcional e prático para o armazenamento dos mais diversos tipos de materiais, contribuindo para a qualidade de vida. Possui divisão interna vertical, tendo assim 2 compartimentos de tamanhos diferentes para organização dos pertences.
A Norma Regulamentadora NR18 trata sobre assuntos relacionados às "Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção", publicada na portaria GM n°3.214, 08 de junho de 1978. A norma exige que todo canteiro de obra deve possuir vestiário para troca de roupa dos trabalhadores que não residem no local e estipula dimensões, quantidade de compartimentos e divisórias.

Armário NR24
O armário Guarda-Volumes NR24 está alinhado aos parâmetros definidos pela norma regulamentadora é ideal para compor ambientes insalubres, indústrias, construtoras, e também academias, indústrias, escolas e universidades que necessitam de mobiliário funcional e prático para o armazenamento dos mais diversos tipos de materiais. O mesmo possui divisões que separam uniformes de trabalho da roupa pessoal, além disso, apresenta compartimentos para diversos materiais como os EPI'S.
De acordo com as normas e legislações trabalhistas, o vestiário deve possuir uma área mínima por colaborador. Por exemplo, caso uma empresa possua 750 colaboradores, a área total de vestiário destinada a cada colaborador deve ser de 0,75 m². Caso tenha menos de 750, a norma exige um espaço de 1,50 m² por colaborador para o vestiário. Estes locais devem ser mantidos em condição de conservação, limpeza e higiene adequadas, devem possuir iluminação, áreas de ventilação, pisos e paredes seguindo as mesmas normas de acordo com o número de utilizadores do espaço
A Norma Regulamentadora NR24 trata de assuntos relacionados às "Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho", publicada pelo Ministério da Economia/Trabalho (Portaria SEPRT nº 1.066 de 2019) é a referência mais adotada em termos de requisitos.

Armário Coletor
Os armários coletores são ideais para ambientes que necessitam recolhimento de uniformes e outros diversos itens, em indústrias, academias, escolas e universidades. Apresenta ganchos internos para fixação do saco coletor e também abertura superior para depósito. Além disso, possui uma coleta rápida e prática, ou seja, no armazenamento de uniformes, as roupas já usadas são colocadas diretamente no coletor, em seguida as peças são retiradas pela pessoa encarregada.

Armário Distribuidor 3 em 1
Os armários distribuidores são ideais para proporcionar mais praticidade na organização empresarial, pois o mesmo permite que o usuário tenha sempre em mãos seus itens de trabalhos obrigatórios e materiais para o dia a dia.
Com a utilização da porta de serviço, o usuário responsável tem acesso a todos os compartimentos, o que facilita inspeção, depósito ou troca dos itens. Com apenas uma operação, todos os compartimentos abertos, agilizando este processo. A retirada personalizada é feita através de compartimentos com chaves individuais.

Armário Compartimentos amplos
Com compartimentos mais largos, possuem 1 prateleira interna para permitir melhor organização dos itens. Ideais para ambientes de vestiário, academias, indústrias, escolas e universidades que necessitam de mobiliário funcional e prático para o armazenamento dos mais diversos tipos de materiais.

Armários multiuso
Modelos de 2 portas com prateleiras internas ou gavetas com suportes para pastas suspensas, disponível com portas transparentes. São várias opções de cores, e alguns possuem modelos em 2 opções de altura.

Armários Baixos
Com altura de 1m ou 1,4m, estão disponíveis com 1, 2 ou 3 portas por coluna, os modelos de 1 porta por coluna possuem 1 prateleira interna para permitir melhor organização dos itens. São 3 opções de tamanhos de compartimento, diferentes opções de fechamento e diversas opções de cores. Ideais para ambientes de vestiário, academias, indústrias, escolas e universidades que necessitam de mobiliário funcional e prático para o armazenamento dos mais diversos tipos de materiais.

Armário limpeza
O armário limpeza apresenta portas e divisórias internas, conta com duas prateleiras fixas além de um compartimento na lateral que viabilizam a organização de produtos de limpeza e também materiais como baldes e vassouras.

Armário claviculário
Os claviculários para 48 ou 96 chaves, consiste em um armário com vários ganchos, que foi desenvolvido especialmente para facilitar a utilização de um grande número de chaves e manter as mesmas organizadas em um mesmo espaço. O produto vem acompanhado de chaveiros plásticos com etiqueta para identificação. Além disso o claviculário possui fechadura que impossibilita o alcance de pessoas não autorizadas.

Armário primeiros socorros
Armários de primeiros socorros foram projetados para organizar e armazenar materiais e medicamentos de maneira segura, proporcionando facilidade e rápido acesso dos kits de emergência. Sua estrutura e acabamento durável e seu visual discreto, o tornam ideal para compor quaisquer ambientes.

Pisos Plásticos
Os pisos plásticos são excelentes para utilização em ambientes úmidos ou molhados, são resistentes e duráveis, são fabricados em polipropileno que auxilia na absorção da umidade (não é higroscópico).

Bancos
Bancos Multiusos possuem estrutura confeccionada em chapa de aço com as ripas em madeira, madeira ecológica ou aço. Possui modelos com cabideiro para pendurar roupas e objetos. Ideal para vestiário, academias, clubes, indústrias, estádios, construtoras, comércio e para compor ambientes juntamente com os guarda volumes. Os bancos são buscados para auxiliar na organização do ambiente, é importante que os bancos sejam resistentes e ofereçam segurança para os usuários.

Foto: Divulgação.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP