Sorteio Nespresso
 

O que não se deve fazer quando o tema é gestão de frotas?

Empresa líder no mercado de gerenciamento de frotas, seleciona 7 dicas valiosas para auxiliar gestores


​A DigiExpress desenvolve sistemas para gestão de frotas, sob medida e por valores fixos - não importa a quantidade de estações de trabalho, colaboradores, veículos ou usuários - e conta com profissionais altamente capacitados e experientes, que utilizam as mais avançadas tecnologias.

A gestão de frotas é essencial para as atividades de empresas em diversos segmentos. Todavia, existe uma gama de fatores que podem (e devem) ser considerados para que tais operações sejam realizadas adequadamente, além de evitar uma série de contratempos que, certamente, causarão grandes prejuízos, entre outras mazelas. Aqui estão, portanto, alguns erros que não devem ser cometidos no gerenciamento de veículos em sua organização:

- Não considerar a importância do histórico dos veículos - É necessário manter em perspectiva que manter um registro acerca de todas as características de cada veículo, como os locais por onde circula, os consertos que foram realizados, quilometragem e vida útil dos pneus, entre outros dados, para evitar situações como problemas mecânicos ou panes em meio às operações, ou até mesmo acidentes. Tais ocorrências podem causar grandes prejuízos financeiros e, ainda, comprometer seriamente a imagem da companhia perante o mercado.

- Não manter controle rígido sobre impostos e taxas - Deixar de considerar o impacto dos impostos e taxas certamente fará com que a organização tenha grandes problemas, principalmente em meio ao intrincado sistema tributário brasileiro. É necessário, portanto, conhecer todos os tributos envolvidos e, principalmente, realizar uma gestão fiscal eficaz para evitar pesadas sanções e multas, além de outras consequências.

- Não manter um plano de gerenciamento de rotas - Essencial para reduzir custos com combustível e manutenção (entre outros), o gerenciamento das rotas proporciona vantagens como, por exemplo, evitar caminhos com muitas curvas e buracos para otimizar o desempenho dos veículos em meio às operações e, assim, evitar despesas desnecessárias, além de elevar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela companhia.

- Deixar a manutenção em segundo plano - Sejamos francos: deixar que os veículos trafeguem em meio às operações e só tomar providências quanto à manutenção diante de uma contingência não parece ser uma atitude sensata, certo? Porém, por incrível que pareça, esse é um dos erros mais comuns de gestão de frotas e pode causar problemas com potencial para colocar a empresa de joelhos.

- Não controlar o consumo de combustível - Além de reduzir despesas, controlar o combustível é importante para identificar os veículos que estão consumindo além do necessário e, consequentemente, a necessidade de manutenções.  

- Não considerar a vida útil dos pneus - A manutenção dos pneus é essencial para garantir a segurança e o desempenho dos veículos, e evitar interrupções inesperadas em meio às operações. O acompanhamento e o controle, nesse sentido, têm como objetivo monitorar seu rendimento e durabilidade, além de reduzir o consumo de combustível.

- Não contar com a tecnologia - Colocar a tecnologia de lado e apostar em controles manuais significa abrir mão de vantagens imprescindíveis. Por meio do acompanhamento das operações em tempo real é possível contar com dados confiáveis, que proporcionam uma tomada de decisões rápida e assertiva, aspecto essencial para a manutenção da competitividade. Com isso, entre outras vantagens, é possível otimizar a gestão, evitar acidentes, garantir a segurança dos condutores e reduzir custos.

Estes são, portanto, alguns aspectos de extrema importância no gerenciamento de frotas para evitar prejuízos e gastos desnecessários, garantir a qualidade dos serviços, proporcionar segurança aos colaboradores, diminuir custos e, ainda, elevar a produtividade. O fato é que, em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, a tecnologia desempenha um papel extremamente relevante nesse sentido. 

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP