Sorteios 11ª Expo
 

Robô com design intuitivo, fácil de usar e acessível

O novo cobot GoFa T da ABB ganha o prestigioso prêmio Best of the Best Red Dot

O cobot GoFa da ABB recebeu o prestigioso prêmio de design Red Dot Best of the Best em reconhecimento ao seu conceito de design exclusivo para tornar o novo robô atraente e acessível aos usuários. ​O prêmio global Red Dot Design Awards reconhece conquistas em design de produto, com o júri avaliando milhares de inscrições todos os anos. O prêmio Red Dot "Best of the Best" é para design inovador e é o maior prêmio na competição, reservado para o design mais atraente esteticamente, funcional, inteligente ou inovador.

O GoFa é o cobot mais rápido de sua categoria e foi projetado para trabalhar lado a lado com as pessoas, sem a necessidade de cercas, em uma ampla variedade de tarefas. Recursos de segurança avançados, incluindo sensores inteligentes em cada junta que faz o cobot parar em milissegundos caso detecte algum contato inesperado, permitem que o GoFa opere com segurança diretamente e continuamente ao lado dos trabalhadores.

O objetivo dos designers de produto foi criar um design intuitivo, fácil de usar e acessível para encorajar as pessoas, especialmente os usuários iniciantes, a usar e interagir com segurança com o GoFa.

"Tornar os robôs mais acessíveis, fáceis de usar e mais intuitivos é a chave para tornar os robôs tão familiares no local de trabalho quanto um laptop é atualmente", disse Sami Atiya, Presidente da Área de Negócios de Automação Discreta e Robótica da ABB. "Estou muito satisfeito que nosso novo cobot GoFa tenha sido reconhecido pelo júri do Red Dot por sua facilidade de uso. O GoFa é uma virada de jogo, reforçando a importância de um bom design industrial para tornar mais fácil para mais pessoas trabalharem com robôs. A criação de um design acessível garantirá que os robôs sejam adotados em uma variedade de locais de trabalho, fora dos ambientes de fábrica tradicionais, ajudando-nos a desbloquear a automação para novos usuários e novas indústrias em todo o mundo."

O design de GoFa é uma novidade em relação à aparência dos robôs industriais tradicionais, estreitando as fronteiras entre produtos industriais e de consumo. Ele emprega braços estreitos e retos que dão ao cobot uma aparência amigável, porém forte, enquanto o uso avançado de cor, material e acabamento dá ao GoFa uma aparência moderna e elegante. Seu design de interface simples do lado do braço com dois botões e anel de luz ecoa as interfaces fáceis de usar dos produtos de consumo. Isso o torna acessível até mesmo para usuários de robôs iniciantes, mais acostumados com a tecnologia de consumo e que podem não estar familiarizados com máquinas industriais.

"O design industrial não é apenas estético! A forma segue a função e nossa ênfase no design centrado no ser humano, usando a abordagem de um produto de consumo, significa que o GoFa comunica a proposta de usabilidade, utilidade e facilidade de uso", disse Andie Zhang, Gerente Global de Produto de Robótica Colaborativa da ABB Robotics. "Criar um design atraente e acessível permite que as pessoas obtenham o melhor de seus robôs colaborativos. Não queremos apenas que as pessoas se sintam confortáveis ​​trabalhando ao lado dele, queremos que os usuários gostem de trabalhar com o robô. O GoFa é programado tocando o braço do robô e conduzindo-o, por isso é importante que os usuários se sintam confortáveis ​​em segurar e guiar o cobot enquanto o ensinam." 

Os cobots da ABB são intuitivos e projetados para que os clientes não precisem confiar em especialistas em programação de robôs. Isso ajudará as indústrias que possuem baixos níveis de automação, com clientes capazes de operar seu cobot poucos minutos após a instalação, direto da caixa, sem nenhum treinamento especializado.

"Com suas ferramentas digitais fáceis de usar, recursos de segurança integrados e cargas úteis mais altas, nossos novos robôs colaborativos representam o futuro da colaboração entre humanos e robôs. Esta nova geração permitirá que ainda mais empresas automatizem processos repetitivos, mundanos e perigosos, para aumentar a produtividade e flexibilidade, deixando os funcionários livres para realizar mais atividades de valor agregado", acrescentou Andie Zhang. "Se você pode usar um tablet ou smartphone, pode trabalhar com nossos cobots." 

O lançamento do novo cobot GoFa da ABB baseia-se no sucesso da família YuMi® da ABB, que tem ajudado as empresas a automatizar as principais tarefas com segurança desde o lançamento do YuMi em 2015. O conceito de design de YuMi, o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo, também ganhou o prêmio Red Dot Best of the Best em 2011.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP