Expo
 

Rondônia é primeiro Estado da América Latina a adotar tecnologias para implantação de IA

E de reconhecimento facial e placas em viaturas; são 265 veículos especiais

Rondônia acaba de reforçar a segurança pública com a adoção de 265 veículos especiais. Eles contam com vídeo monitoramento, suporte de armamentos, rastreador por satélite, rádios digitais e possibilidade de acompanhamento remoto por aplicativo. Destas viaturas, 19 receberam também inteligência artificial e sistema de vídeo monitoramento para reconhecimento facial e de placas. 

O processo de customização das viaturas foi uma demanda da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio de licitação, vencida pelo consórcio formado pelas empresas TB e Tecway. O consórcio buscou as melhores opções no mercado para cada uma das demandas e escolheu a Dahua Technology para as soluções de vídeo monitoramento e inteligência artificial.

Os sistemas de reconhecimento facial Dahua fazem parte da lista dos dez melhores do mundo pelo National Institute of Standards and Technology (EUA) e sua tecnologia de segmentação de imagens foi apontada como a nº 1 em todo o mundo pelo MIT no ano passado.

As soluções adotadas em Rondônia irão gravar em vídeo e em áudio todo o trabalho dos policiais, com monitoramento interno e externo e visão 360 graus. "As tecnologias de vídeo monitoramento e de reconhecimento facial vão reforçar outras ações desenvolvidas na área da segurança pública de Rondônia. Quisemos embarcar esses recursos nas viaturas para dar qualidade aos serviços e ampliar a proteção dos cidadãos'', afirma o secretário de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá.

As soluções de IA implementadas nas viaturas são capazes de capturar, processar e reconhecer faces e placas em tempo real, com o processamento de imagens na própria viatura. Em caso de pessoa ou veículo procurado, há um sistema para alertar a central de monitoramento do Estado, mesmo que ocorra problema de conexão. A partir de então, são seguidos os protocolos de busca. A solução visa aumentar a eficiência do uso de viaturas e a capacidade policial.

"Somos especialistas na implantação de frotas customizadas para operações complexas. Por isso, apresentamos o melhor preço e entregamos os veículos atendendo todos os requisitos e prazos estipulados", afirma o gerente de Operações do Grupo TB, Geraldo Gomes.

"Optamos pela Dahua Technology pela qualidade da tecnologia, assertividade das soluções, alta resolução das imagens e o suporte oferecido pela empresa no desenvolvimento e implementação de todo o projeto", diz o diretor da Tecway, Érico Rabelo Vieira.

Os equipamentos utilizados foram: Gravadores Mobile MNVR8208-I e MNVR4208, PTZs Mobile MPTZ1100-2030RA-NT, câmeras fixas HDBW3241F-FD-M e HDBW3231F-M12, monitor MLCDF7-T, Joystick MKB1100 e HDs WD20SPZX. Além do Software de gerenciamento Central, Mobile Center.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP