Sorteio Nespresso
 

Algumas tendências para a área de facilities na retomada ao trabalho presencial

Inteligência Artificial para realizar manutenções preditivas é uma delas

Ainda que estejamos em meio a uma situação complexa, não restam dúvidas de que as coisas serão bem diferentes no pós-pandemia. E a área facilities será (já é) uma das mais impactadas nesse sentido, dada a relevância do papel que vem desempenhando em meio à crise desencadeada pela Covid-19 para proporcionar segurança, funcionalidade e conforto às equipes, em empresas e organizações, por meio da integração de processos, colaboradores e ferramentas tecnológicas.

O fato é que essa integração (e, por consequência, a disponibilização de informações em tempo real) foi essencial para facilitar uma tomada de decisões ágil diante dos desafios que surgiram - e têm surgido - nesse período tão conturbado. Todavia, é necessário considerar que, diante da retomada do trabalho presencial (e, evidentemente, da necessidade de observar protocolos como distanciamento físico e uso de máscaras e álcool gel - entre outras ações imprescindíveis), surgirão diversas tendências que refletirão diretamente na área de facilities. Aqui estão algumas delas, segundo a DigiExpress Soluções Inteligentes:

Tecnologia para garantir distanciamento físico no ambiente de trabalho

Manter o distanciamento físico no ambiente de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos colaboradores - e, nesse sentido, a utilização de sensores inteligentes para controlar a ocupação das mesas e o espaço necessário às estações de trabalho, o uso dos banheiros e as atividades de limpeza - além de monitorar a temperatura e a umidade do ar para evitar a disseminação do novo coronavírus - será cada vez mais comum nas empresas. 

Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas

A utilização de Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas é outra tendência que deverá ganhar corpo. Assim, será possível eliminar ou reduzir, de maneira mais assertiva e confiável, a possibilidade de problemas de infraestrutura por meio da análise dos padrões e modos de falha ao longo da vida dos ativos. 

Aumento da demanda por terceirização

A demanda por terceirização na área de facilities também deverá aumentar no pós-pandemia, uma vez que empresas especializadas estão preparadas para atender de maneira adequada às necessidades das organizações, com todas as estratégias técnicas atualizadas. Outros fatores relevantes para essa tendência consistem na qualidade do trabalho, considerável redução de custos - e, ainda, em permitir que os administradores possam manter seu foco no core business da companhia. 

Valorização da employee experience

Empresas com funcionários engajados são mais produtivas. Por essa razão, a retomada no pós-pandemia trará uma valorização ainda maior da experiência do colaborador em empresas e organizações - e a gestão de facilities.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP