Expo
 

Dafiti Group inaugura CD com exército de 300 robôs

Maior centro de distribuição automatizado do setor na América Latina conta com solução capaz de separar 5.000 produtos por hora

O ano de 2021 chega para o Dafiti Group como um período de comemoração: o grupo líder online de moda e lifestyle reportou expressivo crescimento nos últimos trimestres e está celebrando 10 anos dando um salto para o futuro. Em um mercado com enorme potencial de crescimento na região e visando entregar a melhor experiência de compra para os clientes, a empresa acaba de inaugurar o maior centro de distribuição do setor de e-commerce de moda na América Latina; o espaço conta com a maior solução de automação (AutoStore) do mundo, elevando a empresa a novos patamares de logística com benefícios também para seus parceiros.

A nova unidade, batizada de LEAP - um salto para o futuro, está localizada em Extrema (MG). O município, que já contava com um centro de distribuição da companhia, possui localização estratégica para distribuição logística. O centro de distribuição ocupa uma área de 54.000 m² em um terreno de aproximadamente 250.000 m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol) e abriga o inovador sistema de automação controlado por inteligência artificial que tem capacidade para a separação de 5.000 produtos por hora.

O forte investimento em tecnologia é parte da estratégia do Dafiti Group para permanecer na liderança do setor e continuar a revolucionar o ecossistema da moda, propósito da empresa, daqui para a frente. “Os 10 anos são um marco para a história de uma empresa; para nós, é momento de focarmos ainda mais em nossos diferenciais e acelerarmos nosso impacto positivo no ecossistema. Queremos nos tornar o ponto de partida da moda na América Latina, alavancando nossa plataforma e promovendo uma experiência inspiradora para nossos clientes e parceiros. Estamos colocando a nossa expertise à serviço de nossos parceiros: queremos apoiá-los com dados e soluções logísticas e operacionais para que nosso crescimento movimente o de toda a nossa rede. Tanto o Brasil quanto os demais países em que atuamos na região ainda possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo online de moda, e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar. O LEAP é chave para esse movimento e para fortalecer a aceleração que o grupo vem apresentando nos últimos anos.” reforça Philipp Povel, cofundador e CEO do Dafiti Group.

Essa orientação está em linha com o Global Fashion Group, holding da qual Dafiti Group é parte, destino líder de moda e lifestyle online em mercados emergentes. “Com uma década de crescimento acelerado, as operações no LEAP simbolizam um marco para os negócios do GFG na América Latina e no Grupo. Continuamos a ser a única plataforma online focada em moda e lifestyle operando de forma escalável em nossos mercados. O LEAP abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região “ enfatiza Christoph Barchewitz, Co-CEO do Global Fashion Group.

A solução AutoStore: automação no estágio máximo de inovação

A solução tecnológica utilizada no novo centro de distribuição é o AutoStore, um sistema integrado de armazenamento habilitado pela Bastian Solutions, com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades, e os produtos são coletados por robôs que se deslocam na parte superior do sistema. Todo esse processo é operado por um software que combina inteligência artificial e análise preditiva para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta. A solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item.

Atualmente, estão em plena operação no LEAP cerca de 450 mil caixas, que são manipuladas e organizadas por quase 300 robôs. Com isso, a capacidade de armazenamento dentro do sistema automatizado chega a 3.6 milhões de produtos. Para abastecer essa operação exponencial, o CD tem uma movimentação de 100 caminhões por dia, em média. Trata-se da maior automação de e-commerce de moda do Brasil.

“O Dafiti Group nos apresentou o desafio de projetar um dos maiores e mais avançados sistemas de automação do mundo. Avaliamos inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa. A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens que contribuíram para esta escolha. É extremamente gratificante ver o impacto positivo que o novo sistema está gerando no Dafiti Group e em suas marcas parceiras, e só temos a agradecer ao Dafiti Group pela oportunidade de fazer parte deste projeto de muito sucesso “, enfatiza Greg Conner, Vice-Presidente da Vendas globais na Bastian Solutions, companhia da Toyota Advanced Logistic e líder global na integração de tecnologia de automação da cadeia de suprimentos.

Além de toda a tecnologia, o projeto também foi pensado para oferecer soluções de sustentabilidade, que se apoiam nos quatro pilares do grupo: comércio ético, meio ambiente, comunidade e ambiente de trabalho.

Entre as iniciativas implementadas estão: redução do uso de plástico; utilização de lâmpadas Led e reaproveitamento da luz natural; estação própria para tratamento de esgoto; estrutura pronta para receber painéis solares; e horta orgânica utilizada na alimentação dos funcionários.

Outras parcerias

Além da Bastian Solutions e Autostore, outros parceiros foram essenciais para o desenvolvimento de um projeto com tamanha magnitude quanto o LEAP: LOG Commercial Properties, BTS Properties, Planservice, EREA Advisory, Marcos e Farina Arquitetos, Connexxion Consulting, Mundie Advogados e Tauil & Chequer Advogados, além de todo apoio da Prefeitura Municipal de Extrema.

Segundo a companhia, para o consumidor, a principal vantagem de um modelo operacional como o LEAP se traduz em uma experiência cada vez mais conveniente de compra: diminui-se o tempo total de separação dos produtos, de 24 para 2 horas, em média. Isso resulta em uma entrega ainda mais assertiva e rápida. Essa nova experiência de compra solidifica a visão orientada para o cliente que, ao longo dos últimos anos, foi fundamental ao Dafiti Group para o seu pioneirismo - e continuará sendo prioridade nessa nova década. Acesse: shorturl.at/oxGIW para tour 360 pelo LEAP.

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Fotos: Rafael Roncato

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP