Sorteio Nespresso
 

Daikin atende novos critérios de avaliação do Procel para equipamentos mais eficientes

[Vitrine Facilities] Regras serão mais rígidas a partir de 2022

A Daikin, empresa de origem japonesa e uma das maiores fabricantes de ar condicionado no mundo, já oferece ao mercado de HVAC-R equipamentos de acordo com os novos critérios específicos de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que destaca através do Selo Procel, os aparelhos mais eficientes de ar condicionado.  



A atualização divulgada pelo Procel tem como foco o aumento dos níveis de eficiência energética para que o aparelho possa receber a ENCE (Etiqueta Nacional de Consumo de Energia) com níveis de eficiência de 6,0 W/W a partir de maio de 2022, e posteriormente, a partir de novembro de 2023, 7,6 W/W.

A revisão foi resultado de reuniões técnicas com a participação de representantes da indústria, do Ministério de Minas e Energia (MME), de laboratórios e universidades, além de representantes da sociedade civil e da Collaborative Labeling and Appliance Standards Program (Clasp), entidade internacional com atuação destacada em eficiência energética na área de refrigeração.

De acordo com Leandro Lourenço, Gerente de Engenharia de Produto da Daikin, os equipamentos que a companhia fabrica e comercializa no Brasil foram concebidos para entregar desempenho e eficiência elevados nas condições reais de uso e estão prontos para atender os requisitos dessa nova atualização.

"A Daikin já atende os novos critérios, com equipamentos concebidos para atingir elevados índices de eficiência. A atualização divulgada pelo Procel, além dos novos índices de eficiência, também abrange outros itens como potência máxima em modo de espera; fluido refrigerante e a inserção de uma nova categoria", informa Lourenço.

Segundo o Procel, haverá um prazo de transição e os novos critérios só serão válidos a partir de maio de 2022. Assim, os produtos que hoje ostentam o Selo Procel, mas que não atingem os novos índices e demais critérios definidos, não poderão mais ostentá-lo a partir desta data.

A Daikin foi a primeira empresa a apresentar ao mercado uma linha completa de produtos já aprovados também nos novos critérios do Selo Procel, com elevados índices de eficiência, oferecendo equipamentos eficientes para os consumidores.

Outra novidade na revisão do Selo Procel foi a criação da categoria Ouro, concedido para equipamentos com IDRS superior a 7,6 até maio de 2021 e igual ou superior a 8,2 a partir de novembro de 2023. As informações completas sobre os novos critérios específicos para aparelhos de ar-condicionado estão disponíveis no Portal Procel Info.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP