Expo
 

Como comprovar as certificações dos serviços credenciados de manutenção de carpetes

[Vitrine Facilities] Veja ainda os métodos condenados pelos fabricantes

Na prestação de serviços e limpeza, apresentar certificações que atestam metodologias e práticas adequadas e sustentáveis é, sem dúvida, um diferencial competitivo e de segurança para o contratante. Porém, nem todos têm o cuidado de comprovar a veracidade das informações ou, até mesmo, de exigir as certificações mais básicas como, por exemplo, a utilização de produtos registrados na ANVISA.

Na área de manutenção de carpetes é possível entender o motivo quando se fala em milhares de metros quadrados instalados. Muitas empresas prestadores do serviço se apresentam como especialistas em higienização de têxteis, oferecendo baixo custo, o que em tempos de orçamento apertado pode ser muito atraente. Mas, o risco é sério e a conta, no futuro, pode ser muito alta.

Os riscos de contratar serviços de limpeza de carpetes não qualificados e testados

É necessário focar em dois objetivos: proteger os ativos e reduzir os passivos. O carpete é um ativo caro para ser substituído. A compra e instalação de cerca de 3000 m² de carpete de qualidade comercial pode chegar a R$ 600 mil, ou mais. É, portanto, indispensável que a manutenção seja realizada por empresa certificada, com mão de obra treinada e produtos registrados pelas autoridades sanitárias.

Muitas empresas, além de oferecer baixo custo, alegam que seus produtos e processos são credenciados e ou certificados e não apresentam a comprovação. Mas o tomador do serviço pode facilmente verificar a veracidade das informações, acessando o site da entidade credenciadora e buscando pelo nome da empresa ou do produto.

O que em princípio parece um bom negócio pode acabar custando muito caro no longo prazo. Prestadores de serviço de manutenção de carpetes "baratos" tendem a cortar custos para economizar tempo, o que significa que a qualidade geral de trabalho será insatisfatória e terá curta duração. Pior ainda, a utilização de produtos e técnicas inadequadas podem danificar irreparavelmente os têxteis tratados.

Por exemplo, um produto de limpeza altamente alcalino fará os carpetes voltarem a ter a aparência de novos no primeiro momento, até que o excesso de alcalinidade comece a fazer com que as cores desbotem.

Por outro lado, produtos muito concentrados precisam ser completamente enxaguados e enxutos. Caso contrário, os resíduos do sabão, rapidamente, se misturarão à sujeira, fazendo com que o carpete tenha uma aparência ainda pior do que antes da lavagem.

Outro método condenado pela maioria dos fabricantes de carpetes é o sistema bonnet. A rotação das escovas pode danificar as fibras do carpete, fazendo com que elas se torçam e percam o brilho.

Estas são apenas algumas informações que muitos gestores desconhecem porque o tratamento de têxteis exige metodologias especiais e não pode estar simplesmente incluído na limpeza geral. Mais ainda, optar por processos e produtos inadequados pode levar à perda da garantia do carpete e a sua substituição muito antes do prazo previsto.

Quais certificações devem ser solicitadas ao prestador de serviços de higienização de têxteis?

É simples escapar das armadilhas da contratação de um técnico ou equipe de limpeza de carpetes inadequados. Basta solicitar as certificações, comprovadas, com a proposta oferecida. As certificações devem ser obrigatoriamente concedidas por entidades certificadoras ou parte terceira, idônea e reconhecida, que garantam que o contratado pratica metodologias e utiliza produtos adequados que asseguram a aparência e durabilidade dos revestimentos, saúde das pessoas e qualidade do ar interno.

Em nível internacional a milliCare, uma das líderes mundiais e higienização de têxteis, detém diversas certificações das mais importantes entidades mundiais do segmento. No Brasil, a empresa oferece as seguintes certificações que podem ser facilmente comprovadas nos sites das entidades e da autoridade sanitária.

1. Selo de Aprovação do CRI - Carpet and Rug Institute

O selo de aprovação do Carpet and Rug Institute prova que todos os produtos e equipamentos foram testados no laboratório indicado pela entidade, para análise e aprovação de conformidade. Portanto, o método patenteado milliCare de limpeza a seco foi testado quanto a todos os aspectos da operação, desde a remoção de sujeira, até a integridade dos revestimentos e umidade residual.

2. Produtos certificados pelo Selo Verde

A Certificação do Selo Verde em um produto de limpeza indica seu reduzido impacto na saúde, segurança e meio ambiente. A certificação do Selo Verde envolve o cumprimento das diretrizes de sustentabilidade em mais de 20 categorias de segurança humana e ecológica. Todos os produtos do Green Seal milliCare foram verificados quanto à toxicidade, irritação da pele, combustibilidade e possíveis cancerígenos.

3. Certificação LEED

A Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é uma certificação para construções sustentáveis, criada e concedida pela organização não governamental, United States Green Building Council (USGBC), com o objetivo de promover e estimular práticas de construções sustentáveis.

A milliCare é parceira LEED e seu sistema pode contribuir, particularmente, para a pontuação da certificação para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes (LEED-EBOM), a única focada em edifícios já em operação. Ao modernizar padrões para edifícios existentes, com procedimentos e planos de manutenção sustentáveis, as empresas podem se credenciar a diversos tipos de incentivos que premiam iniciativas ecológicas.

4. Produtos registrados na ANVISA

Mesmo com as certificações internacionais, todos os produtos utilizados pela milliCare, no Brasil, são registrados na Agência nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - que avaliza as informações dos rótulos e são facilmente comprováveis no site do Governo Federal.

Clique aqui para saber mais sobre as certificações que a milliCare Brasil oferece.

Carpetes são um ativo valioso que precisa ser preservado em favor da saúde das pessoas, produtividade e do resultado das empresas. Mantê-los corretamente é responsabilidade dos gestores que devem tratá-los como um item diferenciado dentro dos serviços de limpeza e manutenção dos empreendimentos aos seus cuidados, o que implica a contratação de empresas especializadas e habilitadas para o trabalho. Esta habilitação só pode ser comprovada mediante certificações idôneas e comprováveis. Uma segurança adicional para a operação de facility e reforço para o caixa das organizações.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP