Sorteio Nespresso
 

Gestão, retrofit e tecnologias prediais

2º INFRA FM Condomínios Comerciais contou com 9 horas de muito conteúdo e 2 visitas técnicas, e ainda teve transmissão ao vivo

Por Léa Lobo e Erica Marcondes

Dias 4 e 5 de novembro marcaram o terceiro evento presencial da INFRA FM no segundo semestre, uma retomada que os profissionais que atuam no setor estavam esperando, mesmo considerando todas as preocupações com a pandemia. Participar dos eventos INFRA FM é ter acesso a muito conteúdo e compartilhar momentos de confraternização e networking.

Com duas visitas técnicas e cerca de nove horas de conteúdo, que também foi transmitido ao vivo pelo YouTube, o evento reuniu no Milenium Centro de Convenções mais de 110 profissionais do setor. Para conferir tudo que aconteceu nas palestras, basta buscar a página da Revista INFRA FM no YouTube e assistir todo o conteúdo programático do 2º INFRA FM Condomínios Comerciais, que até o fechamento desta edição já tinha mais de 800 visualizações.

Quem esteve por lá também pôde realizar networking de qualidade, confraternizar e ainda conhecer as tecnologias, produtos e serviços compartilhados pelos nossos patrocinadores: Atto, CBRE, Grupo Albatroz, Grupo GR, Grupo Paineiras, Midea Carrier, Remax RV, RL Higiene e  Seguridade.

As visitas técnicas guiadas são uma das atrações mais procuradas dos eventos INFRA FM. Por conta do 2º INFRA FM Condomínios Comerciais, tivemos a chance de conferir de perto as benfeitorias implementadas no retrofit do Pinheiros Corporate e as tecnologias inovadoras do novíssimo B32.

VISITAS MONITORADAS

Pinheiros Corporate

Localizado na Avenida Henrique Schaumann, 270, o empreendimento de 16 andares faz parte do portfólio da Barzel Properties. O Pinheiros Corporate é atualmente uma referência no conceito de sucesso de retrofit e reposicionamento de mercado.

Após as obras de modernização, o edifício conseguiu dobrar o valor de locação além de estar 80% ocupado.

Entre os desafios do projeto: realocar áreas privativas para permitir a execução de uma recepção única (negociando com o locatário) e executar a obra de modernização com as empresas funcionando. Além disso, o edifício ganhou um amplo bicicletário com vestiários, atendendo todos os ocupantes com maior conforto e conveniência.

Com relação a comodidades para os usuários, o Pinheiros Corporate também dispõe de auditório, sala de reuniões, além de oferecer todas as facilidades e conveniências típicas dos edifícios, a exemplo do bike-friendly (bicicletário, vestiário exclusivo, proximidade de ciclovias).

Registramos aqui o nosso agradecimento a Eduardo Bo, Bruno Turaça e equipe da Barzel Properties pela oportunidade de nos apresentar este importante equipamento predial.

Birmann 32

Entre os diferenciais, vale destacar que o B2 é um Triple A localizado na principal área da Faria Lima, mas pensado como um espaço voltado para a cidade paulista. Além da torre corporativa, que possui flexibilidade para se adaptar ao que o ocupante precisa, o empreendimento possui outros atributos em seu projeto para se integrar à cidade, como praça aberta ao público, escultura, espaço para eventos que pode funcionar como teatro, bar aberto. A ideia é agregar valor à cidade e ter espaços amplos, já antecipando tendências para o pós-pandemia e o retorno ao trabalho em formato híbrido (presencial + home office).

Incorporado pela FLPP - Faria Lima Prime Properties, o empreendimento prioriza uma implantação voltada à integração e ao convívio. Para isso, foi planejado para garantir a alta eficiência dos seus espaços corporativos, com 52 mil metros quadrados de áreas locáveis, em 25 pavimentos de até 2 mil m2 de laje, em torre única de 125 metros de altura. Seu desenho permitiu que fossem preservados 8 mil m2 de espaços públicos em um terreno de 13,5 mil m2.

Além da torre corporativa, o projeto reunirá espaços para eventos e teatro (capacidade para 500 pessoas) e uma ampla praça coberta que integrará o empreendimento com o espaço público, para a realização de exposições e eventos musicais.

O projeto arquitetônico é assinado por Chien Chung “Didi” Pei, do escritório Pei Partnership Architects, responsável pela criação do Ronald Regan Medical Center da Universidade de Los Angeles e da renovação do Fine Arts Museum de Boston, entre outros.

Sustentabilidade

O edifício irá oferecer cogeração a gás para 100% das necessidades energéticas além de geradores a diesel; iluminação LED com Task Light que gera alta eficiência energética da iluminação; vidro insulado de alta transparência e eficiência térmica; autossuficiência em água e tratamento de esgoto com reuso; reciclagem de 100% dos resíduos sólidos.

O planejamento levou também em consideração os interesses dos proprietários e da cidade. A garagem, por exemplo, tem suas vagas vinculadas a pessoas em vez de andares, criando uma utilização mais flexível, estratificada, independente e conforme demanda de cada usuário. Incentivos a outras formas de mobilidade urbana, como carona compartilhada e transporte público, são pautas relevantes do empreendimento, para que em algum momento que necessitem de menos de vagas de garagens, e então possa dar outro destino ao espaço.

Operação

As informações da Faria Lima Prime Properties são de que o empreendimento contará com uma equipe própria, altamente especializada, treinada e orgulhosa por poder servir – tudo para garantir ao usuário excelência em atendimento e plena satisfação de suas demandas. “Essa estruturação de propriedade e gestão terá completa transparência, estímulo à eficiência, agilidade e profissionalismo, clareza nos objetivos e alinhamento de visão com o longo prazo do empreendimento, promovendo a constante melhoria do ativo e seus serviços para clientes, investidores e proprietários”, dizem seus executivos.

Elevadores

Mas é no transporte vertical onde está o maior diferencial do B32. O edifício possuirá os primeiros elevadores com velocidade de 7 metros por segundo do Brasil. O contrato firmado entre a thyssenkrup prevê oito equipamentos com essa velocidade para atingir o topo da torre corporativa com 125 metros de altura.

Para atender a complexidade do empreendimento foram especificados 27 elevadores,  que garantirão a mobilidade das pessoas pelo empreendimento. A maioria, 23 equipamentos, vai atender os 29 andares da torre comercial, sendo 16 de uso exclusivo de passageiros, quatro para atender os pisos de garagem, dois para o transporte de cargas e um para o restaurante. Os outros quatro elevadores serão destinados ao teatro.

O empreendedor

A história do B32 é de muitas batalhas, de luta longa, árdua e cheia de obstáculos mas com um objetivo implacavelmente perseguido - entregar a São Paulo “A referência em Edifício de Escritórios”. As conquistas técnicas do B32 foram muitas. Desde a autonomia, resiliência e eficiência em energia e recursos hídricos, dos acessos por elevadores mais rápidos e dos quatro acessos às garagens, da sofisticada automação predial com completa parametrização dos insumos e tantas outras características técnicas excepcionais.

“Mais além da técnica, criamos um ícone arquitetônico, subindo 30 andares, projetando, com sua implantação de altíssima visibilidade, uma imagem de beleza, modernidade e transparência. Mais além da arquitetura, criamos uma praça no metro quadrado mais caro da cidade, um espaço aberto que dialoga com a cidade e com as pessoas. Mais além do urbanismo, também criamos um paradigma de propriedade e gestão repensando o ‘software’ de um ativo imobiliário. Mais além de rediscutir serviço e gestão, criamos um símbolo para São Paulo que certamente irá mexer com o imaginário da cidade. Mais além de um prédio feito de concreto, aço e vidro, o B32 é uma história de busca apaixonada e intransigente, sem deixar de ser obsessivamente racional, pelo melhor edifício de escritórios de São Paulo. ‘Mais além...’, junto com ‘Por uma Cidade Melhor’ são motos desta proposta". Rafael Birmann

HIGHLIGHTS DAS PALESTRAS

Facility Management Evolution | LÉA LOBO, Diretora de Conteúdo da INFRA FM

Panorama do mercado imobiliário corporativo e tendências para o setor | JADSON ANDRADE, Gerente de Pesquisa de Mercado Sênior da Cushman & Wakefield

Quem não se preparar para o futuro não estará nele | RONALD KAPAZ, Sócio Titular, Head Designer e VP de Estratégia na Playground

Demandas atuais para facilities e properties managers frente Às novas tipologias de edificações | ALESSANDRO DO CARMO, Diretor De Operações - Property Management & Building Consulting da CBRE

Eficiência energética: benchmarking de consumo em edifícios públicos e privados | CLARICE DEGANI, Coordenadora Executiva do CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

Momento musical | DANIEL TAUSZIG,  Pianista e Compositor na GB2 Cultural e DOUGLAS GOMES, Maestro e Gestor na GB2 Cultural

Desburocratizar o processo das assembleias com uma alternativa tecnológica e mais melhorias condominiais | MARCELO CHIRICO MAHTUK, Diretor-Executivo da Manager Gestão Condominial e MAURÍCIO LAMBSTAIN, Diretor De Clientes, Riscos e Compliance da Ekkogroup

Cuidados dos condomínios para se adaptar À LGPD e votação eletrônica | HÉLIO FERREIRA MORAES, Sócio da PK Advogados

O que ainda falta observar na gestão dos condomínios comerciais | FERNANDA PEREIRA LISBOA, CEO na 1SIZE

DEPOIMENTOS

"Esse é o segundo ano consecutivo que participo, para buscar novos conhecimentos e porque o evento traz muito isso: essa parte de inovação. O networking com representantes de outras empresas é outro ponto alto. É um ótimo evento! Sempre que posso compartilho e recomendo a participação”. Leandro Almeida, da UNIMED

"Busco, nesse evento, uma nova visão do mercado, para verificar novas oportunidades. Para mim, está sendo muito enriquecedor ter contato e acesso a essas novas demandas”. Viviane Koenenkamp, da CENESP

"No cenário de vislumbrar novas oportunidades e soluções frente à pandemia, acredito que eventos corporativos como esse têm muito a oferecer. É super importante a troca de conhecimento entre as empresas e o acesso a temas da atualidade, como a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os novos procedimentos condominiais, sem falar no networking”. Giovani Nicotra, do Hotel Unique

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A VERSÃO DIGITAL.

Fotos: Koi Films

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP