Expo
 

Terraços verdes

[Vitrine Facilities] Soluções simples que transformam telhados em jardins urbanos

A transformação de terraços em jardins é uma tendência da arquitetura mundial. Esse modelo vem conquistando os espaços urbanos por oferecer diversas vantagens do ponto de vista da sustentabilidade paisagística e construtiva, pois permite desenvolver métodos como redução do uso de energia no edifício, a utilização de recursos naturais, sem contar com o conforto visual proporcionado por um espaço verde em meio ao concreto e tijolos.

A tendência parte de tecnologias verdes, que buscam a sustentabilidade e melhoria do meio ambiente. A fim de reduzir as concentrações de CO2 e o consumo de energia, são perfeitos reguladores de temperatura e ajudam a desacelerar a erosão do solo.

Comparado a uma cobertura plana convencional, os telhados verdes diminuem significantemente a temperatura em climas quentes. Em um dia de 30°C, um edifício com terraço verde se mantém abaixo dos 26°C, podendo reduzir a necessidade do uso de ar-condicionado. Outro benefício é a origem da agricultura urbana, que permite gerar sistemas de semeadura e colheita de diferentes tipos de hortaliças, frutas e legumes.

Eles ainda podem funcionar como áreas de lazer, dependendo de seu tamanho. Por exemplo, em um terraço de 70 m2 é possível projetar bancos para descansar e desfrutar da natureza, seja em prédios residenciais ou comerciais.

Para a transformação de espaços de concreto em paisagens verdes, a BASF possui soluções com diferentes finalidades que torna viável o objetivo desses projetos.  A espuma de poliuretano Elastopor®, por exemplo, foi desenvolvida para uso como isolante térmico. Já o uso do Elastocoat® evita a aplicação do concreto em multicamadas, pois forma um filme resistente à agentes químicos, com acabamento uniforme e sem fissuras.

O impacto da chuva e reaproveitamento da água pode ser feito por sistemas de poliuretano para drenagem de pisos. Para essa finalidade, a BASF fornece o Elastopave®, solução que funciona como adesivos que ligam agregados como pedras, formando superfícies altamente resistentes e permeáveis. Além de escoar a água, ainda evita sua estagnação e facilita sua absorção, permitindo que ela se infiltre em seu aquífero natural.

"O fornecimento destas e outras soluções da BASF para projetos como telhados verdes mostra o comprometimento da companhia em contribuir para construções cada vez mais sustentáveis e que preservem a área verde, principalmente nas áreas de grande urbanização", comenta Marcel Moreschi, gerente de Construção do negócio de Materiais de Performance da BASF.

Além do escoamento de água da chuva e redução da temperatura térmica de edifícios, os telhados verdes oferecem ainda outros benefícios para as construções, como:

- Impedem a manutenção constante de telhados quebradiços e rachados devido às altas temperaturas e aos raios solares.

- A vegetação pode atuar como escudo de proteção contra o fogo, graças à retenção de água das plantas.

- Espaços com telhados verdes podem atuar como uma barreira acústica, reduzindo até 8 decibéis em comparação com telhados comuns.

- Neutralização do efeito de ilha urbana e redução da poluição do ar causada por edifícios em grandes cidades, que muitas vezes retêm o calor do sol.

- Design, a qualidade de vida, a geração de comida de jardim e uma nova abordagem do conforto nos espaços coletivos.

As áreas verdes são cada vez mais necessárias nas grandes cidades. Felizmente, profissionais da indústria da construção têm se unido e encontrado soluções para reconverter espaços que não foram contemplados em novas áreas de lazer, qualidade e beleza com uma visão ampla de cuidado com o meio ambiente.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP