Sorteio Nespresso
 

A revolução das atividades contínuas no setor logístico

Softwares para auxiliar na gestão dos processos são as grandes apostas para facilitar desempenho

Quando vamos ao mercado, à farmácia ou até mesmo ao shopping, normalmente não nos damos conta do tanto de trabalho e profissionais envolvidos para que aqueles milhares de produtos estejam nas prateleiras, ao nosso alcance. Todo o gerenciamento e transporte dessas mercadorias compõe um universo à parte: o da logística. É através dela que empresas despacham seu material de maneira ordenada, para todos seus clientes, que por sua vez os disponibilizam para o consumidor médio.

Agora imagine gerenciar a entrada e saída de centenas de caminhões, além de controle de quantidade, armazenagem e carga de toneladas de produtos todos os dias à mão. Com a expansão do mercado, cresceu também a necessidade por soluções que dessem conta de suprir o volume absurdo de demandas.

Com isso em mente, foram criados alguns softwares para controle e gestão de processos, como o WMS (Warehouse Management System), que serve para gerenciamento de armazenagem, o YMS (Yard Management System), que cuida do gerenciamento de pátios, e o TMS (Transportation Management System), sistema que gerencia o transporte.

Basicamente, o WMS serve para organizar o estoque, ter noção do que está sendo armazenado em cada lugar, monitorar chegada e saída de mercadorias, facilitar o carregamento de caminhões, normalmente com o uso de códigos QR, códigos de barras, esteiras, transelevadores e diversas outras tecnologias casadas e, principalmente, disponibilizar o inventário sempre completo e atualizado.

Já o TMS cuida de tudo que acontece do portão para fora, no que diz respeito à entrega: rastreamento de entrega, cálculo de frete, contato com transportadoras, e por aí vai.

O YMS, no entanto, pode ser definido como o cérebro que liga todas as etapas da operação. Ao ter total controle sobre o que acontece na gestão de pátios e agendamento de docas da empresa, é possível identificar falhas, como locais em que os caminhões ficam parados mais tempo. Além disso, pode-se escalonar docas para carga e descarga, realizar agendamento de operações, planejar todo o tráfego de veículos com antecedência e ter acesso ao fluxo em tempo real dos motoristas - sempre devidamente identificados.

Grande parte dos softwares de YMS tem controle sobre tudo que acontece da porta de entrada até o estoque, e do estoque até a saída - além, é claro, das docas. Mas se engana quem pensa que essa facilidade para gerir os pátios de uma grande empresa, na palma da mão, sempre existiu.

Os softwares de gerenciamento de logística transformaram a indústria, e com ela, os funcionários. Com mais tempo hábil em mãos, sem precisar preencher tabelas manualmente, nem checar listas impressas de inventário até encontrar o que precisa - atividades que antes duravam horas, e hoje não passam de segundos -, os profissionais estão cada com mais e mais espaço para crescimento, aprendizado e especializações. A tecnologia também diminuiu, querendo ou não, a quantidade de erros humanos envolvidos no processo.

O YMS, unido ao WMS e ao TMS, são a prova de que não é apenas possível, mas imprescindível que nos adaptemos às novas tecnologias, que chegam para nos auxiliar, facilitar nossas vidas e garantir maior qualidade para quem trabalha e para quem consome.

É claro que a tendência do mercado, hoje em dia, é a de seguir o caminho da inovação, mas normalmente não temos noção do tanto que as coisas mudaram nas últimas décadas. E para melhor, obviamente. Olhando para trás, é possível imaginar que atividades tão duradouras, simples processos manuais, seriam revolucionadas de tal forma?

Analisando esse segmento, é natural que fiquemos empolgados com o futuro. Com o futuro da logística, sim, mas também da humanidade, como um todo. Quantas coisas ainda serão criadas a fim de facilitar nossas vidas? Quantas coisas fazemos hoje naturalmente, sem perceber que em alguns anos o nosso jeito estará ultrapassado? O caminho das inovações é curto no século XXI, era em que a tecnologia é, sem sombra de dúvidas, a melhor amiga do homem - e com certeza da logística.


Victor Hugo Moreira, fundador e CEO da Trackage

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP