Expo
 

Agência Petrópolis da Auxiliadora Predial recebe selo Gold da certificação LEED 2020

O desafio é ser operador de prédios sustentáveis para levar aprendizado para os condomínios

A Agência Petrópolis da Auxiliadora Predial em Porto Alegre recebeu a certificação verde LEED na categoria Ouro (LEED Gold 2020). O objetivo de aplicar em uma loja conceito as mais modernas tecnologias voltadas para a sustentabilidade está em promover mudança cultural e se tornar a empresa capaz de levar o conhecimento adquirido para os condomínios administrados e clientes em geral.

"Nosso propósito é experimentar tecnologias, promover mudanças culturais, a fim de sermos cada vez mais capazes de treinar os operadores do condomínios para o uso dos recursos sustentáveis. Cada vez mais o construtor entrega os prédios com tecnologias para proteger o meio ambiente, mas os operadores precisam saber usá-las", disse Christian Voelcker, vice presidente da Auxiliadora Predial.

A  certificação LEED deriva da sigla em inglês para Leadership in Energy and Environmental Design. Trata-se de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, usado em 160 países. A Agência Petrópolis foi certificada na categoria Operação e Manutenção, usada para empreendimentos já existentes. A certificação pode ser concedida nas categorias básica, prata, ouro e platinum. Sempre de acordo com a pontuação obtida pelo empreendimento na avaliação do órgão certificador.

Na Agência Petrópolis, onde fica normalmente grande parte da equipe comercial, Auxiliadora Serviços, entre outros, uma série de adaptações foi feita para reduzir o consumo de energia e a produção de lixo. O prédio conta com duplo envidraçamento, com espaço de 60 cm entre os dois vidros, o que garante isolamento térmico e acústico. A qualidade do ar no ambiente interno é garantida com o uso de filtros que promovem a troca total do ar três vezes a cada hora, desde que o ambiente esteja sendo usado. Para isso há também um sensor de CO2.

O edifício ganhou também placas fotovoltaicas para captação de energia solar, e uma tomada para recarga de veículos com a energia captada. Automação também garante economia de energia, luzes só são acesas se houver pessoas. "Todo o processo de automação e certificação foi de muito aprendizado e mudança. Pessoas que trabalham no prédio mudaram de hábitos, algumas deixaram até de fumar", disse Voelcker.

Um outro empreendimento da Auxiliadora Predial, o edifício Eolis, situado na avenida Carlos Gomes, também recebeu uma certificação verde há alguns anos. Foi o selo AQUA da Fundação Vanzolini por uma série de requisitos sustentáveis previstos no projeto, em especial um gerador de energia eólica instalado no prédio. Na época, em 2012, foi o primeiro prédio já em operação a receber a certificação AQUA. 

​Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP