Expo
 

Câmara reúne empresas de peso para normatização do setor de tapetes, carpetes e capachos

Objetivo é padronizar procedimentos e produzir um Guia Técnico de Manutenção e Limpeza

Unir a cadeia produtiva e facilitar a troca de informações entre os representantes de um setor, que gera mais de 4 mil empregos diretos e contabiliza faturamento acima de R$ 1 bilhão por ano, é a principal tarefa da nova câmara que acaba de ser criada pela Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes (ABRITAC). Além de debater e compartilhar conhecimentos, a Câmara produzirá um guia de melhores práticas para a correta manutenção dos revestimentos de pisos corporativos e residenciais.

A iniciativa conta com a participação de fabricantes de revestimentos têxteis, arquitetos, empresas de manutenção e limpeza, de ar condicionado, representantes do segmento de facilities e especialistas em controle da qualidade ambiental interna. A expectativa é ganhar a confiança do consumidor e fortalecer a imagem dos produtos - carpete, tapete e capachos - comprovando que são saudáveis e amigáveis para ambientes comerciais e residenciais, desde que bem especificados e com manutenção profissional de qualidade.

Guilherme Dionizio Gomes Filho, presidente da ABRITAC, conta que a pandemia do novo coronavírus estimulou a disseminação de informações falsas, com ataques intensos aos revestimentos têxteis, causando uma visão distorcida dos produtos. "Por esse motivo, decidimos compartilhar estudos e pesquisas com parceiros, clientes e usuários, bem como criar um benchmark a partir das experiências relatadas pelos integrantes da Câmara".

O objetivo final é trazer informação clara e transparente ao usuário sobre as características e benefícios de tapetes, carpetes e capachos, desde que corretamente mantidos, com dados cientificamente comprovados.

"Vamos consolidar o conhecimento, trazido por membros de todos os pilares do setor. Este conteúdo vai balizar práticas, processos e treinamentos específicos. Serão contemplados inclusive vendedores e especificadores, com estratégias de apoio aos ciclos de pré e pós-venda", explica Gomes. A ação deverá implementar, em médio prazo, uma nova cultura no setor, com claros critérios práticos, teóricos e analíticos.

Para completar o grupo, foi convidada a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), para atuar como facilitadora com a comunidade de facilities, disseminando a informação para o segmento diretamente ligado à manutenção de têxteis no âmbito corporativo.

Principais benefícios dos tapetes, carpetes e capachos

Poucos sabem, mas tapetes, carpetes e capachos não têm só função estética, de proteção e térmica. Eles são fundamentais para o conforto acústico, principalmente nos ambientes corporativos, por onde circulam centenas e até milhares de pessoas, diariamente. É o que explica Camila Nagay, arquiteta e Green Building Specialist da Athié Wohnrath, uma das participantes da Câmara.

De acordo com Camila, arquitetos estão entre os principais especificadores de revestimentos de pisos e levam em conta, desde materiais e formas de instalação e manutenção, até a flexibilidade necessária para recortes de tomadas e passagem de fiação. Ela conta que a interface com o consumidor final ajuda a entender demandas nos quesitos manutenção e cuidados com tapetes, carpetes e capachos.

Para Camila, a contribuição da Athié Wohnrath, na Câmara, terá viés técnico, auxiliando a identificar o que pode vir a ser melhorado e aprimorado, do ponto de vista arquitetônico e sob a ótica dos clientes.

Manutenção e higienização

Ainda de acordo com a arquiteta, um dos gargalos no uso de tapetes, carpetes e capachos é o binômio manutenção e limpeza, pois revestimentos de piso malcuidados podem provocar a proliferação de microrganismos que contaminam o ambiente e prejudicam a qualidade do ar interno. Pensando nisso, a presidência da ABRITAC convidou um dos laboratórios referência em análise ambiental - Conforlab - para trazer informações relevantes e validar com análises os métodos de higienização de tapetes, carpetes e capachos que serão propostos no Guia que será produzido pela Câmara.

Engenheiro Ambiental e Diretor da Conforlab, Leonardo Cozac, alerta para a importância da qualidade do ar na segurança do trabalho e relata que, embora a análise de ambientes seja lei e fiscalizada pela Anvisa, o Brasil não tem uma norma definida para manutenção de tapetes, carpetes e capachos. Na falta de uma padronização nacional, a Conforlab segue as métricas do programa ELITE do CDC, dos EUA.

Cozac será o "braço técnico" na composição da Câmara. "A Conforlab vai ajudar a escrever normas técnicas e estabelecer padrões para aumentar a eficiência nos processos de higienização e manutenção", diz. A Conforlab é pioneira na CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para NBR ISO/ IEC 17.025 para análise do ar climatizado, conforme regulamentação da ANVISA.

A Câmara Técnica de Revestimentos de Pisos Corporativos e Residenciais da ABRITAC já está formalizada e os trabalhos já foram iniciados. A previsão é que os primeiros resultados práticos já comecem a ser divulgados a partir dos próximos 30 dias.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP