Sorteio Nespresso
 

Projeto de expansão do Porto Alegre Airport recebe "Award of Merit"

Obra complexa envolveu questões de logística, inovação, segurança e gestão ambiental

O Projeto de expansão do Porto Alegre Airport recebeu o "Award of Merit" do ENR Global Best Project Awards. Organizado pela Engineering News-Record, o prêmio destaca os melhores projetos globais de construção, premiando as empresas envolvidas na superação de desafios e redução de riscos ao projetar e construir com equipes de diferentes nacionalidades.

"A expansão do Porto Alegre Airport conquistou o Prêmio de Honra ao Mérito, e foi o único a receber a premiação neste setor", comemora Fábio Bellotti da Fonseca, presidente da Pöyry no Brasil, ao observar que o projeto concorria na categoria Aeroportos / Portos.

Os projetos foram avaliados a partir de uma perspectiva global por um júri independente de líderes da indústria de projetos e construção, utilizando cinco critérios que incluem segurança, inovação e trabalho em equipe. Na 8ª edição do prêmio, concorreram 30 projetos, localizados em 21 países diferentes em seis continentes.

A ampliação e modernização do Porto Alegre Airport, o maior e mais movimentado da região Sul do Brasil, foi uma obra repleta de desafios de engenharia, incluindo aspectos relativos à logística, segurança e gestão ambiental. "A competência e sinergia das equipes Fraport, HTBM e Pöyry proporcionaram a instalação de um aeroporto de classe mundial, bem como a realização rigorosa dentro do prazo e do custo, e com os mais altos níveis de saúde, segurança e preservação do meio ambiente", destaca Fábio.

O empreendimento é administrado pela Fraport Brasil - Porto Alegre, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, que contratou o consórcio HTBM - formado pelas empresas HTB, TEDESCO e Barbosa Mello, para execução. A Pöyry, como subcontratada do consórcio, foi responsável pela elaboração dos projetos executivos e pelo acompanhamento técnico da obra.

A primeira etapa foi concluída em outubro de 2019, sem interferir na operação normal do aeroporto. Envolveu a verificação e a consolidação da engenharia básica, elaboração da engenharia detalhada, com a utilização de ferramentas digitais como a modelagem BIM 3D, além da comunicação visual, paisagismo, mobiliário operacional e integração das áreas de acesso público (landside) e de acesso restrito (airside), incluindo a ampliação do pátio de aeronaves e a atuação nas áreas de cabeceiras e taxiamentos (taxiways).

"Estamos orgulhosos por termos participado desse projeto, juntamente com HTBM e Fraport Brasil. A conquista deste prêmio, disputado por empresas de diversas partes do mundo, significa o reconhecimento internacional da capacidade da Pöyry em trabalhar junto com seus parceiros e de entregar soluções sustentáveis em projetos", afirma Fábio Bellotti da Fonseca, presidente da Pöyry no Brasil.

​Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP