Sorteio Nespresso
 

Inovação & Transformação

Confira as inovações do mercado que a INFRA selecionou para esta edição

Robôs e alta tecnologia para desinfecção e prevenção

Robôs com luz UV para uso hospitalar e humanoides de telepresença dotados de Inteligência Artificial para atendimento e cuidados interativos em unidades de saúde, além de uma infinidade de diferentes tipos de autômatos e equipamentos, estão entre algumas das mais avançadas tecnologias que vêm sendo testadas e utilizadas mundo afora para prevenção de doenças e epidemias e no controle e combate à Covid-19.

Além de robôs de telepresença, a XRobô traz em seu rol de produtos avançadas tecnologias robóticas. Uma delas é o CATI Robot, especialmente desenvolvido para controle de acesso com termologia inteligente ele é capaz de medir a temperatura corporal a uma distância de até dois metros com precisão superior a 99%, sendo ideal para monitoramento e gerenciamento de entrada em hospitais, escritórios, fábricas, escolas, condomínios, aeroportos e locais com grande circulação de pessoas.

O DPE Robot é um robô móvel de alta performance para desinfecção, esterilização e limpeza em ambientes hospitalares e laboratoriais.

Limpeza e higiene com vapor

A Kärcher providenciou testes em um laboratório independente para comprovar a eficácia das suas limpadoras a vapor contra vírus. O resultado: se utilizadas corretamente, as máquinas removem até 99,999% dos vírus envelopados*, como o coronavírus ou influenza, e 99,99% das bactérias domésticas comuns** de superfícies duras. Atualmente, os desinfetantes devem ser reservados principalmente para ambientes ambulatoriais e de internação, enquanto as limpadoras a vapor podem contribuir de forma valiosa para a higiene geral – tanto em domicílios privados quanto em uso comercial e industrial.

Vírus envelopados, como o coronavírus (SARS-CoV-2), podem ser neutralizados com altas temperaturas. Como os vírus não são germes ou organismos vivos, especialistas também falam sobre a inativação dos vírus. No laboratório, um vírus de teste certificado (Vaccinia Ankara modificado - MVA), que é representativo para vírus envelopado, foi distribuído em uma superfície dura. Esta área foi então limpa com o bocal manual de uma limpadora a vapor e o pano de microfibra apropriado. Foi demonstrado que uma redução significativa de até 99,999% dos vírus poderiam ser alcançadas com pressão máxima de vapor e com uma duração de limpeza de 30 segundos em uma área.

Sistemas de purificação do ar com tecnologia PHI

A Dannenge International, através da RGF Environmental, traz ao mercado brasileiro, a linha de produtos BioControls, oferecendo uma ampla variedade de sistemas de purificação do ar, projetados para uso em hospitais e instalações de saúde. Os produtos com tecnologia PHI (Foto Hidro Ionização), fornecem soluções para reduzir os riscos de transmissão de patógenos infecciosos no ar e uso flexível em vários ambientes e aplicações.

Os equipamentos são projetados para reduzir os riscos de transmissão de doenças infecciosas por vírus e bactérias em conformidade com todos os regulamentos da FDA (Food and Drug Administration), Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho - NR15 e livres de ozônio. Cada produto foi desenvolvido para desempenhar uma função específica, atendendo às diretrizes do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) e aos controles de engenharia.

Chillers Midea Carrier recebem certificação global AHRI

Para estar alinhada aos padrões internacionais de sua linha de produtos, a Midea Carrier, maior fabricante de equipamentos de ar condicionado residenciais e comerciais do Brasil, iniciou em 2008 o processo de certificação de sua linha de resfriadores de líquido (chillers) junto ao Programa de Certificação de Performance de Produtos da AHRI (Air-Conditioning, Heating and Refrigeration Institute), associação comercial que representa os fabricantes de HVAC-R e equipamentos de aquecimento de água na indústria global, instituto que tem como finalidade incentivar a concorrência leal no setor HVACR, garantindo a confiança dos compradores e desencorajando a comercialização de produtos que não têm a classificação validada.

O primeiro certificado AHRI foi obtido em 2008, com o Chiller 30HX. Três anos depois, em 2011, o modelo 30XW também recebeu a certificação. É de grande responsabilidade seguir todas as normas e procedimentos globais na fabricação do equipamento, garantindo a qualidade e precisão em todo o processo de trabalho.

Em setembro de 2019 a Carrier lançou o modelo 30XWV, o primeiro Chiller VFD fabricado no Brasil. Além de otimizar custos e tempo no processo de logística por ser produzido em território nacional, o produto proporciona 33% a mais em eficiência comparado com equipamentos de velocidade fixa. O equipamento utiliza compressor parafuso e inversor de frequência, representa pioneirismo no setor e, mais que isso, os níveis de eficiência podem atingir um COP de até 6.3 e IPLV de até 10.1 em condições AHRI. Com o Chiller 30XWV podemos oferecer a segurança do duplo circuito de refrigeração e excelente performance em carga total e parcial, sem dúvidas, um dos Chillers mais eficientes do mundo.

Com resultado do processo de desenvolvimento do produto, o modelo 30XWV foi o terceiro Chiller fabricado no Brasil a ser certificado pela AHRI, em fevereiro de 2020. Já tínhamos certeza do grande trabalho realizado por nossa equipe, mas obter o certificado de uma associação que é reconhecida globalmente, é a coroação do resultado. O processo de Certificação AHRI consiste na fabricação e exportação de produtos para testes em Laboratório nos EUA, para que sejam avaliados em condições qualificadas que comprovem o nível de eficiência definidas pelo Standard ASHRAE 90.1.

Evitar contágio e propagação de vírus em locais públicos

Chega ao mercado brasileiro o “100TOK”, peça fabricada em nylon, desenvolvida pelo empresário Hermes Santos, instalada em portas para que se evite o toque em maçanetas. Em diversas viagens ao mundo, o empresário conheceu o “puxador” usado para abertura de portas em locais públicos e trouxe a ideia para o Brasil.

O empresário que já havia colocado seus funcionários de quarentena, resolveu reabrir uma parte do parque fabril, em Alphaville (São Paulo), e antecipar a fabricação do “100TOK”, mediante à pandemia do Coronavirus |COVID-19 e a proliferação do contágio no Brasil. A estimativa é produzir 2000 mil peças dia e fornecer principalmente para as redes hospitalares e de saúde. Segundo Hermes Santos esta peça é muito utilizada em redes de fast food na Ásia e Europa e em locais de alto tráfego de pessoas. O empresário afirma que o “100TOK” é uma solução para evitar contágios de vírus e bactérias, não só neste momento de pandemia do COVID-19.

“Já estava no meu planejamento fabricar este produto no Brasil para o mercado corporativo, hoteleiro, hospitalar, gastronomia e para locais onde há grande fluxo de pessoas circulando como aeroportos, rodoviárias, museus, universidades”, diz Hermes Santos.

O “100TOK” é um puxador de fácil instalação na parte inferior de portas e portões de áreas públicas. A abertura da porta é feita pelo pé sem a necessidade de se usar as maçanetas que são peças altamente contagiosas. Contato: [email protected]

Plataforma simplifica inclusão de pessoas deficientes

A Hedz é uma startup jovem e que está em processo de lançamento de seu primeiro produto no mercado, a plataforma Hedzhunt. Uma tecnologia pioneira que já nasce preparada para facilitar o contato entre empresas com vagas abertas e pessoas deficientes (PCD) em busca de recolocação no mercado de trabalho.

“Quando decidimos fundar a Hedz e iniciar nossa atuação no setor de recursos humanos, estávamos conscientes da importância de uma ferramenta como a Hedzhunt, já que o acesso às oportunidades de trabalho é também uma questão de cidadania. Por isso, um de nossos valores mais importantes é o comprometimento com as causas sociais de empregabilidade. E uma das parcelas da população que mais sofre são as pessoas deficientes”, conta Claudinei D. de Pauda, co-fundador da Hedz Brasil Tecnologia em RH. “Por isso, a plataforma já nasceu preparada para facilitar esse processo e totalmente gratuita para esses usuários”, diz.

Dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2018 apontam que no Brasil há 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Dessas apenas 486 mil delas, pouco mais de 1%, estão empregadas formalmente. No Estado mais rico da nação os números também não são animadores. No ano de 2019 em São Paulo, houve queda nas contratações desse perfil profissional. Naquele ano, foram 35.490 PCDs contratados contra 49.558 demitidos. Os dados do levantamento estão na Base de Dados do Direito da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.

São muitos os motivos, muitas vezes por um viés inconsciente, que podem apontar para essa queda nas contratações de profissionais com deficiência.  São barreiras que, na maioria das vezes, as empresas têm total interesse em romper e, contudo, não sabem como.

Portas ultra duráveis

Os produtos da Rayflex já são referência nos segmentos alimentício, químico, farmacêutico, logístico e tecnológico como é o caso do B32, um edifício corporativo, localizado no coração da Avenida Faria Lima, que promete revolucionar para melhor a relação das pessoas que vivem e frequentam a região diariamente.

Com 52 mil metros quadrados de áreas locáveis e 125 metros de altura,  o edifício que pretende abrigar escritórios e espaços comerciais foi projetado e construído de acordo com as melhores práticas sustentáveis e utilizando os melhores fornecedores de cada segmento e, como não podia ser diferente, portas fornecidas pela Rayflex em parceria com a Hormann. A empresa forneceu mais de 700 portas para fechar o projeto. “São modelos multifuncionais, dentre eles, corta-fogo, antiarrombamento e com isolamento acústico”, descreve Giordania R. Tavares, diretora executiva da empresa.

Absenteísmo é reduzido com tecnologia e programa humanizado

Enquanto o projeto de reforma tributária está em estudo pelo governo, os planos de saúde continuam sendo um benefício que tem alto impacto nos custos das empresas, porque representa uma boa porcentagem do valor da folha de pagamento. E o número deve crescer por conta do aumento a ser realizado no próximo ano.

Esse tema é um dos desafios dos empresários e heads de RH. Por isso, a Safe Care vem implementando a utilização do software Facility Safe para promover a redução de custos e dos índices de sinistralidade em até 60%. O sistema é de altíssimo desempenho, pois, além de trazer todo o processo administrativo e operação da gestão do plano de saúde dentro das companhias, faz cruzamentos e dá KPIs para tomadas de decisão rápidas e precisas. Inclusive o departamento de BI (Business Inteligence) da Safe Care entra exatamente nesta análise, e traz diagnósticos precisos de tudo que se relaciona à gestão de saúde dentro das empresas. Entre os diversos cases de sucesso, há o de uma empresa que conseguiu reduzir o absenteísmo abaixo da meta proposta, chegando a uma média de 1,92%. Lembrando que todos os resultados são voltados para diminuição de custos das empresas.

Fotos: Divulgação

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Workplace

Localiza Labs: como foi retrofit de construção da década de 1950?

De estruturas comprometidas até substituição total da cobertura: confira detalhes do projeto de 6,3 mil m² de área construída.

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP