Sorteio Nespresso
 

Inadimplência acende alerta em condomínios

ABEEL divulga cartilha para apoiar gestores prediais

As consequências econômicas da pandemia do novo coronavírus começam a impactar diretamente os condomínios prejudicando a receita das administradoras. Diversas regiões do país como o Rio de Janeiro, Baixada Santista e Porto Alegre já registram aumento de inadimplência no pagamento da taxa mensal de condomínio. A dificuldade financeira é ainda mais preocupante neste momento em que, com o isolamento social para o combate à Covid-19, os condomínios residenciais transformaram-se em escritórios funcionando 24 horas por dia, com moradores sempre em atividade, consumindo todos os serviços.

Atento a esse cenário, a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (ABEEL) lança uma cartilha direcionada aos condomínios para apoiar síndicos e gestores com orientações relacionadas à inadimplência. A cartilha traz uma série de sugestões para a gestão, especialmente nesse momento de incerteza econômica. Segundo a entidade, as receitas equilibradas são imprescindíveis também para manter em dia a manutenção dos elevadores que atendem aos moradores e precisam estar sempre com a revisão em dia para evitar transtornos e acidentes.

"São Paulo tem mais de 70 mil elevadores que transportam 25 milhões de passageiros diariamente. Uma lei municipal obriga a manutenção mensal. "Com parte da população em casa, elevadores passam a ser um equipamento ainda mais imprescindível. Mais do que nunca as condições de funcionamento tem de ser as melhores", alerta o Presidente da ABEEL, Marcelo Braga.

"Acompanhar de perto o fluxo de caixa do condomínio, e fazer uma análise financeira criteriosa dos centros de custos, tendo como base a previsão orçamentária e se certificar de que o caixa está sob controle na pandemia  é uma tarefa árdua", destaca ele.

Confira alguns tópicos da cartilha:

- Plantão de pagamento. Criar um plantão possibilita conversar, ouvir e conversar com os inadimplentes;

- Facilite o pagamento. Crie soluções bancárias simples que possam ajudar no recebimento;

- Envolva e conscientize os moradores. Fomentar o entendimento de todos os moradores no que se refere ao setor financeiro, mostrar  como o dinheiro das taxas pagas é utilizado e a razão de ser tão importante manter as contas em dia, é fundamental;

- Agilize as cobranças. A administradora deve agir com rapidez, logo após o vencimento do boleto, enviando uma carta amigável;

- Primeiro passo do inadimplente. O inadimplente deve avisar o síndico e a administradora de condomínio sobre a sua situação o mais rápido possível. Assim mostra ao condomínio que pretende quitar o que está em dívida, além de não pegar o condomínio de surpresa;

- Punições aos inadimplentes. Com o Novo Código de Processo Civil, as cobranças estão mais rígidas. Hoje, um processo de execução deve demorar no máximo um ano e meio, quando não é resolvido nos 30 primeiros dias;

- Negociações, descontos. Cuidados com descontos para evitar que o síndico possa ser responsabilizado;

- Regras nas assembleias. Participação do inadimplente em assembleias.

ACESSE AQUI A CARTILHA NA ÍNTEGRA.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP