"Estamos em manutenção"

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"Estamos em manutenção"

Benchmarking com Rodrigo Accioli, Gerente Executivo de Infraestrutura e Sustentabilidade da Atlas Schindler

Na Atlas Schindler estamos acompanhando com cautela e serenidade as informações sobre o avanço da Covid-19. Estamos atentos às medidas adotadas pelos órgãos governamentais e às ações do Ministério da Saúde para atuarmos na mitigação dos riscos relativos à integridade de nossos colaboradores e seus familiares, clientes, parceiros prestadores de serviços e fornecedores, contribuindo para prevenção e o controle do avanço do coronavírus na sociedade brasileira.

Mesmo em tempos de isolamento e de permanência em nossas casas, em cidades tão verticalizadas como as brasileiras, o elevador precisa ser mantido em funcionamento seguro e pode necessitar de uma manutenção emergencial. A segurança do usuário nesse momento crítico é de extrema importância. Nessa linha, ressaltamos que nossa atuação na garantia do bom funcionamento dos equipamentos, com segurança, qualidade e confiabilidade, é fundamental para a população, sendo que a nossa atividade foi classificada pelas maiores cidades do país como serviço essencial e isenta do regime de suspensão de circulação e atividades.

Visando garantir a segurança de nossos técnicos de campo e de nossos clientes, disponibilizamos os EPIs necessários e transporte individual, assim como todas as equipes foram devidamente orientadas em relação a como proceder para que haja uma abordagem segura com o cliente, como manter o distanciamento e liberar o cliente da assinatura do protocolo de atendimento feito no celular do técnico.

Ressalto, ainda, a criação de protocolo especial para técnicos que façam atendimento em rotas de hospitais, clínicas e laboratórios, mais do que nunca, essenciais neste momento.

Sendo assim, nossa equipe técnica e áreas correlatas permanecem atuando, dentro dos mais seguros protocolos de saúde e segurança.

Especificamente, a área de Facility da Atlas Schindler continua - mesmo com o time administrativo atuando de forma remota - assegurando a disponibilidade da frota de veículos (abastecimento, manutenção, monitoramento), a segurança, a conservação e a limpeza de nossas unidades operacionais (áreas técnicas, de logística e de suprimentos) que permanecem operando, com produtos adequados e frequência de limpeza redobrada.

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Em paralelo a isso, programas e capacitações práticas de higienização foram realizados para tornar o time de limpeza melhor preparado para atuar de forma preventiva e mesmo reativa, se houver necessidade.

Todos nossos colaboradores, incluindo os profissionais de campo, têm recebido diariamente informações e esclarecimentos necessários para a prevenção e mitigação da propagação do vírus, além das orientações sobre procedimentos e medidas adotadas nas dependências da companhia em todo o país. Peças e comunicações específicas para clientes também foram desenvolvidas.

Compartilho algumas medidas adotadas pela Atlas Schindler desde o início da crise:

- Instauração do 'Business Continuity Plan' e do Comitê de Crise, que se reúne diariamente para tomar decisões em nome da empresa;

- Trabalho remoto para as equipes administrativas;

- Férias coletivas para equipes de campo do grupo de risco;

- Menores aprendizes em suas residências, sem trabalho remoto;

- Estagiários de férias coletivas;

- Criação de protocolo especial para técnicos que façam atendimento em rotas de hospitais, clínicas e laboratórios;

- Criação de critérios de classificação de risco de contaminação por COVID-19 para fornecimento adequado de EPIs;

- Fornecimento de EPIs para técnicos de campo de acordo com os nossos protocolos e manuais de segurança;

- Fornecimento de transporte individual, seja carro da frota ou reembolso de quilometragem;

- Substituição da assinatura eletrônica do cliente pelo nome indicado na portaria preenchido pelo próprio cliente, mantendo assim o celular somente em posse de nosso técnico;

- Equipes técnica e comercial orientadas para atender às adequações de prevenção adotadas pelos clientes;

- Instituição da quarentena para colaboradores que tenham contato com portadores do vírus ou que apresentem sintomas da COVID-19 (mesmo sem confirmação), além de pessoas que tenham retornado de viagens a localidades com incidência da doença;

- Comunicações diárias a todos os colaboradores para atualização de informações e diretrizes para continuidade das atividades com reforço geral dos protocolos de higiene e etiqueta social;

- Cancelamento de eventos internos e externos;

- Cancelamento das viagens internacionais e nacionais, seja aérea ou terrestre;

- Suspensão de reuniões presenciais e orientação para reuniões virtuais;

- Adequação do layout do refeitório da fábrica, respeitando a distância recomendada de 1 metro e rodízio entre as áreas para evitar aglomerações;

- Os valores do vale-transporte, vale-refeição e vale-alimentação que seriam creditados nos respectivos cartões no mês de abril foram depositados integralmente na conta do colaborador, para facilitar a rotina dos familiares diante deste cenário;

- Expansão da rede de apoio. RH Atende (das 8h às 17h) via e-mail e telefone, para sanar dúvidas sobre o coronavírus. Programa Eleve-se (24h por dia) para atendimento psicológico gratuito e sigiloso.

E como para a Atlas Schindler é tempo de refletir e ressignificar os valores fundamentais da vida e o nosso papel na sociedade, compartilho o vídeo "Estamos em manutenção". Essa mensagem é um convite para a construção do "novo normal". E, enquanto isso, não se preocupe, a equipe Atlas Schindler está lá fora, fazendo a manutenção da segurança daqueles que não podem parar.

Rodrigo Accioli é Gerente Executivo de Infraestrutura e Sustentabilidade na Atlas Schindler

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