Sorteio Nespresso
 

Tecnologia monitora o uso dos espaços

Utilization IQ mostra, em tempo real, o volume de pessoas em um ambiente, facilitando o controle de acesso e reduzindo risco de contaminação

Uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o avanço do coronavírus é manter a distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas. Isso muda a dinâmica de ocupação dos espaços, como é possível ver na Itália, por exemplo, onde as pessoas fazem fila do lado de fora e entram aos poucos nos supermercados para evitar lotação.

Esse monitoramento do volume de pessoas em um determinado local pode ser automatizado com o Utilization IQ, plataforma da JLL que recebe informações de várias fontes, como sensores de presença, crachá e conexões às redes sem fio, e gera insights para planejar o uso dos espaços de maneira mais inteligente.

"O Utilization IQ consegue dar visibilidade de quantas pessoas há no ambiente em tempo real", explica Poliana Brandão, diretora da área de Digital Solutions da JLL.

Na ferramenta, é possível criar alertas que avisam quando o número ideal de pessoas em um local for atingido. Ao fazer o controle de acesso, limita-se o contato entre elas e, consequentemente, diminui o risco de disseminação do vírus.

O monitoramento do volume de pessoas pode ser feito em vários espaços, como recepção, salas de espera, refeitórios, salas de atendimento, escritórios, galpões, entre outros. É possível customizar quem terá acesso aos dados ou não. Por exemplo, os funcionários de uma fábrica podem acompanhar pelo celular como está a lotação do refeitório para escolher o melhor momento para fazer sua refeição através da integração com o Employee Experience app. No caso do acesso a outros estabelecimentos, as informações ficam disponíveis para a equipe de segurança. 

Vários tipos de empresas podem se beneficiar da solução:

- Hospitais;

- Laboratórios;

- Supermercados;

- Indústrias;

- Outros espaços corporativos.

Ferramenta tem outros benefícios

Esta é só uma das possibilidades de aplicação do Utilization IQ. "É um novo olhar para os dados gerados pela tecnologia, de acordo com a necessidade do momento", aponta Poliana.

Mas a ferramenta traz outras vantagens - já falamos sobre elas aqui. A análise da utilização dos espaços minimiza o risco da alta ocupação ou da ineficiência dos espaços e como consequência auxilia na análise de redução de custos operacionais. Soluções tecnológicas como Utilization IQ aliadas a um processo de análise quantitativo-qualitativo dos dados gerados e processo de gestão de mudanças estruturado são ferramentas essenciais para tomada de decisão tornando os espaços muito mais eficientes promovendo economias significativas para as empresas.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP