Sorteio Nespresso
 

O futuro da indústria automobilística

As impressões do CEO da Audi do Brasil Johannes Roscheck sobre o momento atual e os veículos elétricos

Por Léa Lobo

Dando sequência a uma série de lives sobre temas diversos, o CEO Brasil da Regus & Spaces Tiago Alves conversou nesta quinta-feira (09/04) na plataforma LinkedIn com Johannes Roscheck, CEO da Audi do Brasil, para ouvir as impressões do executivo sobre o momento atual e o futuro da indústria automobilística.

O austríaco Roscheck inicia dizendo que está como todos, fazendo o melhor para manter o pessoal empregado e acredita que quanto maior o isolamento, mas rápido a economia vai se recuperar; entretanto, a resposta que todos querem ouvir é quando isso vai acontecer.

Ele conta que foram realizadas duas campanhas publicitárias pela Audi para reforçar o isolamento. A primeira usou o logotipo (que é um bem sagrado da companhia) cujas argolas se separaram para manter a distância para brevemente voltarem a ficar juntas. A outra campanha sugeriu que os carros fossem deixados em casa. "Nosso objetivo foi o de sensibilizar as pessoas para o isolamento social e a importância desta proteção para cada indivíduo e, por isso, achamos importante participar desta campanha da Audi no mundo inteiro", esclarece. Confira a seguir os principais trechos do bate-papo:

Tiago Alves - Quais são as lições que a crise atual pode deixar para o mercado automobilístico, pós crise?

Johannes Roscheck - A resposta não é fácil. Precisamos de atitudes diferentes, lembrando que em média 4.5% do PIB de um país é representado por este mercado, que é chave, porque emprega muitas pessoas. Você não pode ligar e desligar uma indústria, porque temos uma cadeia logística muito grande com fornecedores, um sistema complexo onde tudo precisa ser visto com um organismo vivo em simbiose.

Tiago Alves - Você vê fechamento de alguma marca, pós crise?

Johannes Roscheck - O setor automobilístico já está bastante consolidado. Mas tudo depende da velocidade de quando o país sairá desta crise. Entendo a posição dos governos (estados e federativo). Com relação à preocupação com a recuperação da economia, quanto mais nos isolarmos, mais rápida será esta volta. Precisamos cortar esta onda de posições partidárias e partir para o isolamento, se não vamos sofrer muito com perdas humanas como a Itália, outros países da Europa e o mundo. Precisamos proteger os funcionários, as pessoas. O perigo está em criar um desemprego grande que pode comprometer vidas e consequentemente, a economia.

Tiago Alves - O governo deve incentivar o setor através de redução de impostos?

Johannes Roscheck - Acredito que as medidas que já foram tomadas para flexibilizar o campo laboral foram excelentes e ajudam bastante. Se precisaremos de mais ajuda, dependerá de tudo que vai acontecer daqui para adiante. Se não sairmos dessa situação rapidamente, vamos todos precisar de mais apoio governamental. Se conseguíssemos fazer as Reformas Tributárias, rapidamente, seria um golaço!

Tiago Alves - As concessionárias vão ter que se reinventar? Há um movimento de venda do ambiente físico para o online?

Johannes Roscheck - Estamos observando nos últimos 5 anos uma tendência nesta direção. Hoje os clientes já têm uma visão detalhada do veículo através de suas próprias pesquisas on-line sobre o modelo do carro que interessa. O importante, para nós, é o vínculo da concessionária com o cliente: tratamento premium, com o atendimento personalizado.

Tiago Alves - O futuro dos automóveis, a exemplo dos elétricos. Qual é a estratégia da Audi?

Johannes Roscheck - Estamos lançando o primeiro carro elétrico no mercado brasileiro de forma digital neste primeiro semestre... (em função do momento). E estamos curiosos para saber o que as pessoas vão achar do e-tron - primeiro modelo totalmente elétrico a ser produzido em série pela companhia. Vale ressaltar que buscamos a sustentabilidade em todos os nossos processos e temos uma meta de ser 100% neutro em CO2, em 2050. Estamos investindo em redes de carregamento elétrico no Brasil, apoiando nossas marcas e outras redes em vários pontos do Brasil. Temos a nossa responsabilidade com o ecossistema da concepção dos carros ao final da sua vida útil.

Como mensagem final o CEO da Audi do Brasil disse: "Ter fé. Pensar positivo. Estar juntos, ou seja: sejam solidários. Todos precisamos ficar unidos, para que todos prosperem depois da crise. É hora de ter paciência!

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP