Expo
 

Limpeza e segurança em condomínios residenciais

Procedimentos ainda mais essenciais no período de combate ao novo coronavírus

Ficar em casa nunca foi tão importante quanto nesse período para se prevenir e evitar a disseminação do Coronavírus. Porém, nem todos podem se ausentar do ambiente de trabalho. E não são apenas os profissionais de saúde. Você já parou para observar que nos condomínios residenciais, por exemplo, as equipes de limpeza e segurança continuam trabalhando para manter a operação em ordem, preservando bem-estar dos moradores que estão trabalhando em casa?

Por isso, é muito importante, que nesse momento, as lideranças dos condomínios ou empresas terceirizadas contratadas disponibilizem os equipamentos de proteção adequados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como luvas resistentes, máscaras e álcool em gel para profissionais da limpeza, zeladores, porteiros e seguranças. E que informem a todos sobre os procedimentos de segurança, tais como a importância de manter o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas, fazer higienização adequada das mãos, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, entre outros cuidados. Criar horários alternativos para esses trabalhadores também os ajuda a fugir dos horários de pico de movimento nos transportes, preservando-os.

Vale repensar, ainda, a frequência com que deve ser feita a limpeza das áreas comuns, halls, elevadores e, principalmente, superfícies que são tocadas diversas vezes ao dia, como corrimões, maçanetas e biometria, que deve ser evitada. O uso de produtos adequados para execução desta dessas tarefas também ajuda no controle da higiene, evitando os riscos de contaminação: água sanitária, desinfetantes bactericidas, limpadores multiuso à base de cloro ou álcool, ou mesmo a simples combinação de água e sabão podem ser poderosos agentes combatentes do Coronavírus - desde que empregados da forma correta.

Disponibilizar álcool em gel 70% em áreas estratégicas para uso coletivo é também uma forma de estimular a higienização das mãos por parte dos condôminos e dos profissionais. Recomenda-se também manter janelas abertas para melhorar a ventilação.

E, como é dever de cada um pensar na segurança do outro, cabe lembrar que em meio à pandemia, o mais seguro é que se privilegie a comunicação via interfone com a portaria, ao invés de comparecer à guarita - a não ser que precise retirar encomendas. A recomendação, neste caso, é para que o morador mantenha certo distanciamento do porteiro e que descarte corretamente as embalagens ao abri-las.

Outra dica é para que substituam os capachos ou tapetes deixados à frente das portas das residências por panos umedecidos com água sanitária, criando mais uma barreira de entrada do vírus no ambiente, afinal, o vírus persiste em superfícies por algumas horas ou por vários dias, conforme condições climáticas do ambiente.

Por fim, há que se considerar que a violência tende a aumentar, tendo em vista as ruas mais desertas e à crise econômica que a pandemia irá causar. Por isso, pensando também na segurança nos condomínios, os moradores podem auxiliar informando à portaria quando forem receber visitas de prestadores de serviços. Os responsáveis pela autorização do acesso somente deverão liberar a entrada no horário marcado e com a informação prévia por parte do condômino. Além disso, é fundamental redobrar a atenção nos momentos de chegada e de saída, antes de se afastar, garantindo que o portão tenha sido completamente fechado. Assim é possível evitar entradas furtivas - principalmente se a entrada do empreendimento (seja de pedestre ou de veículos) estiver fora do campo de visão da guarita.

Ainda pensando na segurança de todos, é importante alertar também que, com a possibilidade de coletas de exames laboratoriais para teste do Coronavírus e aplicações de vacinas domiciliares, assaltantes têm se disfarçado de profissionais da saúde para invadir casas e condomínios residenciais. Por isso, redobrem a atenção aos possíveis golpes.

Lembre-se de que a colaboração de todos afeta diretamente a qualidade de vida e a segurança nos condomínios. Por isso, contribua com o bem-estar coletivo e você também sairá ganhando.

Por Rodrigo Lucca, Diretor Executivo da Verzani & Sandrini

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP