Sorteio Nespresso
 

Como diminuir os impactos do coronavírus através do PMOC

E garantir o conforto térmico do ambiente com segurança e qualidade

O Covid-19, chamado popularmente de Coronavírus, é altamente contagioso e uma de suas formas de transmissão é através do ar. Por isso, realizar os planos preventivos de manutenção dos sistemas de ar condicionado é ainda mais importante neste momento. E o papel do Plano de Operação Manutenção e Controle (PMOC), documento regulamentado e exigido pela Anvisa que atesta a qualidade do ar em ambientes refrigerados, se torna cada vez mais essencial em shoppings, universidades, e empreendimentos que possuem fluxo recorrente de pessoas.

Mas com todas as precauções mundiais tomadas para conter o vírus, o aparelho de ar condicionado pode ser um vilão ou aliado na disseminação do COVID-19? Há alguma relação do vírus com o sistema de climatização? Essa são respostas que veremos adiante, porém, o que se sabe é que locais que não possuem a manutenção correta representam riscos nocivos à saúde de todos os seus ocupantes.

Existe uma alguma relação entre o ar condicionado e a disseminação do Covid-19?

Segundo a Michelena Climatização, empresa renomada em seu segmento com 39 anos de experiência, sistema de ar bem projetado, com taxas de renovação bem dimensionadas e manutenção adequada com filtros e serpentinas limpas, minimizam o surgimento de doenças respiratórias que poderiam ser um agravante as pessoas expostas ao coronavírus.

Outra observação feita pela equipe é realizar o planejamento correto de manutenção e manter o PMOC em dia, para assegurar as condições apropriadas de funcionamento dos sistemas de climatização e garantir a qualidade do ar interior. As empresas devem investir na manutenção preventiva de seus equipamentos e cumprir as exigências da  lei através do documento PMOC. As normas e os padrões da ANVISA ajudam no rendimento do equipamento, evitam falhas e contribuem para a estabilização dos agentes poluentes do ar. O resultado dessa ação é o aumento da qualidade de vida nos ambientes refrigerados e a diminuição dos casos de problemas respiratórios.

Como as equipes de manutenção podem se proteger do Coronavírus na manutenção desses equipamentos?

Diante da situação que enfrentamos hoje, os Engenheiros da Michelena relembram as equipes de manutenção sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Adotar medidas de segurança é indispensável para a saúde dos técnicos durante a execução de qualquer serviço. Máscaras, luvas e demais ítens de proteção e higienização evitam a contaminação de diversos agentes biológicos. Em equipamentos de climatização é ainda mais essencial o seu uso, pois técnicos, especialmente os que realizam atividades de limpeza e ajustes, ficam em contato direto com todos os tipos de poluentes e microorganismos.

Ter um software de operação e manutenção ajuda na contenção do COVID-19?

O maior risco de contágio do Coronavírus está no ar e acontece através de contato físico, dessa forma, um software se torna uma ferramenta aliada das empresas na elaboração de planos de contenção contra o COVID-19.  Ele também garante que o PMOC fique em dia através do planejamento de atividades preventivas e, o controle de corretivas, assegura que a estrutura de qualquer empreendimento fique protegida evitando que outros vírus se instalem nos aparelhos de refrigeração.

O software de manutenção e operação da Leankeep conta com funcionalidades que jogam ao seu favor neste momento de crise, para:

- Criar planos de atividades periódicas a serem realizadas para conter a disseminação do COVID-19;

- Acompanhar o desempenho de todas as atividades distribuídas na agenda de cada técnico;

- Gerenciar e integrar equipes e fornecedores envolvidos na operação predial;

- Controlar o uso de materiais e EPIs utilizados pelos técnicos;

- Abrir chamados e garantir resolução rápida de ocorrências;

- Emitir o PMOC dentro do padrão exigido pela ANVISA. Faça o download aqui e confira o checklist completo deste documento;

- Avaliar e tomar decisões com base em relatórios e indicadores.

O software agiliza a gestão das manutenções de forma simples e eficaz, oferecendo benefícios à gestores e equipes de campo, otimizando tempo e trazendo transparência na operação.

Com tudo em dia, as chances de contaminação podem diminuir. Saiba mais sobre o Leankeep e conheça nossas soluções: Building, Hotel e Service e solicite uma demonstração.

Fonte: Michelena, Abrava, Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP