Sorteio Nespresso
 

Como tornar seu home office produtivo, agradável e sem dores pelo corpo

Ergonomia, comunicação e iluminação são alguns itens explorados aqui

Isto já era uma prática para profissionais freelancer - que trabalham em projetos avulsos, funcionários com escritórios em outros países, o pessoal do setor de tecnologia, startups e empresários. Empresas também elegiam alguns dias da semana para esta prática. Mas, de uma hora para outra virou a rotina, ou melhor, a NECESSIDADE de todos nós.

Agora trabalhamos TODOS os dias direto de casa.

E no meio de tantas adaptações, o que priorizar para garantir sua produtividade, conforto e saúde emocional?

Por isso, a equipe da Workplace (escritório especializado em Arquitetura Corporativa) listou algumas dicas simples para te ajudar nesta nova rotina.

Trate seu trabalho COMO UM TRABALHO, mesmo sendo feito de casa:

- Crie um local de trabalho limpo, organizado e num espaço específico (demarque seu território e deixe à disposição tudo que você precisa para trabalhar);

- Prefira o silêncio. Janelas que tenham a interferência de ruídos externos, TV ligada ou lugares que tirem sua concentração, poderão impactar na sua produtividade;

- Iluminação natural e cômodos arejados geram bem-estar e nos motivam em meio ao isolamento;

- Torne seu ambiente agradável: se você é amante de plantas, coloque um vasinho em sua mesa, se é fã de futebol, deixe uma bandeirinha a vista, retratos de familiares e amigos queridos também são bem-vindos;

- Organize uma jornada de trabalho razoável com horário de início, término, almoço e pausas. Não é porque você está trabalhando de casa que trabalhará 12 horas por dia. Não se esqueça que é necessário dar atenção a outras prioridades da sua vida. Ah, se alimente e se hidrate sempre;

- Estabeleça 'combinados'. Se você tem filhos, pets, deixe claro o limite para eles, este é seu local de trabalho e seu filho não iria até seu escritório perguntar se ele pode assistir Netflix ou instalar um joguinho. Entretanto, também reserve tempo em sua agenda para dar atenção a eles;

- Tenha uma lista de tarefas para seu dia;

- Tenha uma boa conexão de internet.

Cuide do seu bem-estar:

Ergonomia: pode até parecer besteira num primeiro momento, mas ficaremos vários dias utilizando a prática do Home Office, então, sentar no sofá com o notebook no colo, ficar sobre a cama sentado sobre as pernas ou se espalhar pelo tapete, cedo ou tarde, você receberá esta conta com dores musculares. Por isso, sente em uma cadeira com encosto e, se puder, com apoio para os braços. Se ela puder ser ergonômica, melhor ainda. Eleve o notebook a altura de seus olhos. Crie apoio para braços e pernas e veja se altura da mesa te está confortável;

Iluminação: cuide para ter um ambiente todo iluminado, mas sem ofuscar o monitor, seus olhos ou fazer sombra em alguma área de trabalho. As luminárias sobre a mesa também são uma dica, entretanto, lembre-se de que, nesses casos, é recomendado optar pela luz branca e fria porque estimulam o foco e a concentração depois que o sol se vai;

Comunique-se: estamos em tempo de isolamento FÍSICO, mas, não entenda que você deve trabalhar sozinho! Estabeleça conexões com seus pares, clientes, fornecedores. Atualmente, com tantas ferramentas de comunicação digital temos facilidade de interagir virtualmente. Se possível, utilize o vídeo, isto humaniza sua chamada, você vê com quem está falando, as expressões, reações. A outra pessoa também te vê e isto gera uma conexão humana!

E por fim, seu dia de trabalho terminou? Vá embora do seu escritório! Levante-se, apague a luz e dê por encerrada suas atividades do dia. Ninguém trabalha 24 horas por dia.

Gostou destas dicas?

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP