Sorteio Nespresso
 

Dia Mundial do Consumidor, uma reflexão!

Data teve origem no discurso do estadista John Kennedy e falava dos direitos à segurança e informação

Temos 2 dias no ano em que é celebrado o Consumidor, o nosso Cliente - ou melhor, dias que reforçam a importância dos seus direitos. As datas são 15 de março, em nível mundial, e a outra - que é nacional - ocorre em setembro, também no dia 15.

A celebração que ocorrerá neste domingo (15) teve sua primeira comemoração em 1983. Este dia (15) originou-se no efusivo discurso do então presidente americano, o famoso estadista John Kennedy, no dia 15 de março de 1962. Sim, há quase 60 anos fala-se sobre a importância deste tema. De maneira resumida, em seu discurso JK trouxe à tona a importância dos direitos dos consumidores, mais especificamente quanto à sua segurança, informação, ao direito de escolha e de ser ouvido. Sugiro a leitura do excelente artigo publicado no portal do Procon Estadual de Santa Catarina.

No Brasil, o Dia do Cliente foi criado em meados de 2003, no Estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego. A ideia surgiu como uma maneira de homenagear os clientes pela sua fidelidade, e para os comerciantes, como um meio de reforçar importância de uma relação de consumo saudável.

Apenas um parênteses importante. Em nossa Constituição Federal, promulgada em 1988, consta a salvaguarda dos direitos dos consumidores (art. 5º, XXXII), bem como há(via) a determinação (art. 48 do ADCT -Atos das Disposições Constitucionais Transitórias) para que o legislador elaborasse, em até 20 dias, o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Houve um lapso considerável de tempo, pouco mais de 2 anos, porém o CDC teve sua publicação em 11 de setembro de 1990, sob a Lei nº. 8078/90.

De maneira legítima, as empresas varejistas passaram a utilizar essas datas para promover ações publicitárias, imbuídos de "aquecer" as vendas, e porque não, reforçar a importância destas datas. Inclusive, algumas ampliaram este período para a "Semana do Consumidor", outras para o "Mês do Consumidor". Sob a ótica econômica, é uma baita oportunidade.

Outras empresas aproveitam estas datas para desenvolverem ações internas de conscientização. Normalmente, estruturam uma agenda positiva onde os executivos passam um período, de aproximadamente 1 ou 2 horas, vivenciando o dia a dia dos times de experiência do cliente (utilizem a nomenclatura desta área que melhor atender a sua expectativa). Sob a ótica de conscientização, uma ação louvável.

Em ambas ações mencionadas acima, que são muito importantes dentro do seu espectro de atuação, é preciso que os envolvidos não deixem que essas práticas se restrinjam, tão somente, a essas datas específicas. Há que se obter resultados muito além disso, para que o foco na centralidade da experiência humana resulte numa cultura organizacional tão forte quanto as intenções iniciadas há quase 60 anos.

Maurício Lambstain é Executivo de UX da CX

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP