Sorteio Nespresso
 

Cosan lança nova empresa: Compass Gás e Energia

Movimento está alinhado a um novo cenário de transformação e integração desses mercados

A Cosan, empresa brasileira com atuação em energia e logística, anunciou nesta terça-feira (10/03) durante seu evento anual com investidores, em São Paulo, a criação da Compass Gás e Energia, empresa que atuará em quatro áreas de negócio do setor de gás natural e na integração dos mercados de gás e energia elétrica.

Na área de Infraestrutura, a Compass Gás e Energia já conta com dois projetos em fase de licenciamento: o Rota 4, gasoduto de escoamento que trará gás natural do pré-sal ao continente, e o Terminal de Importação de GNL (Gás Natural Liquefeito) no litoral paulista.

Em Distribuição, a empresa conta com a maior companhia de gás encanado do Brasil, a Comgás, que tem mais de 2 milhões de clientes em sua área de concessão. Com mais de 17 mil quilômetros de rede, a Comgás é responsável por 30% de todo o gás distribuído no Brasil. 

Na área de Geração, o foco será buscar oportunidades de participação em projetos termelétricos a gás natural, com parceiros estratégicos, alavancando a demanda por este energético e suprindo uma necessidade crescente de energia no País.

Por fim, em Comercialização, a nova empresa já conta com a expertise da recém-adquirida Compass Comercializadora, com credibilidade e histórico de mais de 10 anos atuando no mercado livre de energia elétrica. A empresa ampliará seu escopo para a comercialização de gás no mercado livre em todo o território nacional.

O movimento da Cosan está alinhado a um novo cenário de transformação e integração dos mercados de gás natural e de energia elétrica no Brasil, o que já ocorre em diversos outros países.

"O setor energético do País vive uma profunda transformação, tornando-se cada vez mais diversificado e complexo. Neste cenário, a participação do gás na matriz energética brasileira deve crescer significativamente", afirma Nelson Gomes, presidente da Comgás, e que passa a acumular a posição de presidente da Compass Gás e Energia.

Estudos mostram que a produção de gás natural no Brasil deve dobrar em dez anos, sobretudo em razão das reservas do pré-sal. Segundo o executivo, este aumento de produção, aliado às iniciativas de abertura do mercado propostas pelo governo, pode oferecer oportunidades às empresas privadas no desenvolvimento e integração dos setores de gás e energia.

"A Compass Gás e Energia nasce dentro de um grupo empreendedor, com uma vantagem competitiva sustentada pela base existente de clientes do maior mercado consumidor de gás natural do Brasil e pela expertise de uma das principais comercializadoras do País no mercado livre de energia elétrica", finaliza Nelson Gomes.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP