Sorteios 11ª Expo
 

O futuro é aqui!

Hotel modular mais alto do mundo, cápsulas de transporte por levitação magnética, cão robô para manutenção predial e as vantagens do BIM 360 são algumas das atrações da Autodesk University Las Vegas 2019

Por Érica Marcondes

No final de novembro, a INFRA FM esteve em Las Vegas para conferir uma das maiores convenções de tecnologia do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Estamos falando da Autodesk University (AU), que reuniu 12 mil profissionais de construção, manufatura, arquitetura, engenharia e criação de mídia de todo o mundo para quatro dias de sessões abrangentes de aprendizagem em sala de aula e experiências de networking.

Nessa edição, intitulada “Better Starts Here”, a companhia lançou novos produtos e destacou as tendências em design e fabricação. Entre muitas ferramentas e aprimoramentos do fluxo de trabalho, foi apresentado o Autodesk Construction Cloud, uma plataforma que conecta o Autodesk BIM 360, PlanGrid, BuildingConnected e Assemble em uma rede, permitindo que os designers colaborem em um ciclo de vida do projeto, bem como compartilhem dados para uma equipe maior.

A palestra de abertura no palco principal da AU energizou a multidão com música, gráficos em loop nas telas, muito conhecimento e inovação para promover um futuro melhor, onde é possível fazer mais com menos impacto negativo no planeta. O presidente e CEO da Autodesk, Andrew Anagnost, iniciou falando sobre o futuro do trabalho e compartilhou exemplos nos quais a automação permitiu às indústrias otimizar seu processo de design, fabricação e operação – usando as ferramentas da companhia – e citou ainda os desafios frente ao impacto ambiental de uma população crescente que inevitavelmente demandará mais casas, prédios, hotéis e meios de transporte.

“Ao mesmo tempo em que construímos o novo mundo, também precisamos pensar em como reconstruímos o antigo. Temos de fazer melhores escolhas na construção de projetos, no retrofit e na manutenção das instalações. Temos a oportunidade de usar melhor a energia e os materiais. Porque essas escolhas acabam impactando as pessoas e o meio ambiente. Veja a construção, responsável por 30% a 40% dos materiais em aterros. Quanto mais você pode automatizá-la, mais se reduz o desperdício”, disse. “Acreditamos que você pode eliminar pelo menos 30% dos resíduos de construção com um melhor planejamento e modelagem”, completou ele, que compartilhou o palco com mais dois convidados.

Elizabeth Hausler, CEO da Build Change, falou sobre como as tecnologias têm ajudado a construir comunidades saudáveis e resistentes a desastres. “Precisamos entender os materiais e o tipo de arquitetura que funcionam para a cultura, o clima e o cliente. Se queremos construir comunidades saudáveis, precisamos respeitar como as pessoas querem viver aqui e agora”, destacou ela antes de falar do impacto que as ferramentas têm exercido sobre a realidade. “Poderíamos fazer talvez 300 ou 500 casas por ano (ainda são grandes números). Hoje, usando o Revit e o Dynamo Script, podemos automatizar o design de retrofit para tipos semelhantes de edifícios. O que antes nossa equipe de três pessoas levava quatro a cinco dias para fazer, agora apenas uma pessoa faz em três horas. Isso é 97% menos tempo”.

Já Asa Kalama, Diretor-executivo de Criação da Walt Disney Imagineering, descreveu como a sua equipe usou o BIM 360 para integrar e compartilhar informações de mais de 600 modelos de 140 designers diferentes (incluindo artistas, designers de interiores, programadores, construtores de adereços, arquitetos de instalações, paisagistas e desenvolvedores de software) para a criação da Star Wars Galaxy’s Edge, na Disney. “Como em todas as cidades, há uma quantidade incrível de infraestrutura invisível. Nós temos nossas próprias usinas de energia, usinas de água, nossos próprios sistemas de transporte. Coordenar todos os esforços foi uma tarefa hercúlea, possibilitada pelo BIM 360”, diz ele.

Aliás, o BIM é uma ferramenta que também tem espaço importante por aqui pelo seu poder de transformar a construção civil e pelas muitas possibilidades quando falamos em uma operação predial inteligente. Conversamos com Sylvio Mode, Diretor Geral no Brasil, que faz uma análise otimista da companhia no País. Além de um avanço consistente (em 2018 a Autodesk cresceu 50%), ela tem estado cada vez mais próxima dos clientes no sentido de entender suas necessidades e propor soluções de valor em produtividade, transparência, sustentabilidade.

“Nos últimos anos, nosso foco também tem sido mostrar o que mais a gente pode fazer. Mostrar que o AutoCad é uma ótima tecnologia, mas que podemos ir além: soluções que envolvem inteligência artificial, o mundo 3D com inteligência embarcada etc.”, explica ele. E ao que parece os produtos são cada vez mais aceitos pelo mercado. Desde que migrou seu modelo de negócios há quatro anos, de licenças vitalícias para assinatura (com entregas através da nuvem), a companhia tem registrado índices positivos, demonstrando as vantagens para o cliente, que pode por exemplo adaptar o seu investimento ao período e ao tamanho do seu projeto ao invés de adquirir uma licença perpétua para entrar em uma concorrência que eventualmente não se ganhe. “Outro ponto positivo desse modelo é que a responsabilidade pela adoção da ferramenta e pelo sucesso do seu uso passa a ser nossa. Caso contrário, ela simplesmente não se renova”, destaca Mode.

O hotel modular mais alto do mundo

Outro ponto alto do evento foi conhecer em detalhes a parceria da Autodesk com a empreiteira americana Skystone para entregar o hotel modular mais alto do mundo, fruto de um investimento de 65 milhões de dólares. Cada um dos 168 quartos com estrutura de aço do próximo hotel Marriott, no bairro NoMad de Nova York, será fabricado e enviado da fábrica na Polônia com camas, mesas, luzes e banheiros. Usando o Revit, os designers do hotel criaram uma biblioteca de componentes na nuvem, onde as peças podiam ser compartilhadas, montadas e configuradas em um único modelo que era atualizado automaticamente.

Impressora 3D para edifícios inteiros?

A AU Las Vegas 2019 também contou com uma área de exposições com muitas atrações, a exemplo do braço robótico apresentado pela empreiteira holandesa BAM Infra. A tecnologia imprimia, em tempo real e metodicamente, o concreto no chão do espaço, em formas precisas. O processo, em colaboração com a empresa de materiais Saint-Gobain Weber Beamix, usa o Projeto Generativo para orientar a localização do material, otimizado para minimizar o desperdício, para a forma e resistência desejadas. A título de curiosidade: a própria Saint-Gobain Weber Beamix tem uma parceria com a Universidade Tecnológica de Eindhoven. Trata-se do Project Milestone, em que a equipe planeja construir cinco casas na cidade neerlandesa usando a tecnologia, disponibilizando-as para aluguel a partir do primeiro trimestre de 2020.

Em outro momento, foi possível assistir à apresentação do cão robô SPOT-Mini da Boston Dynamics. Incrivelmente semelhante a um cão de verdade – por sua flexibilidade e capacidade de movimentos – o SPOT é equipado com as tecnologias de digitalização e captura baseadas em inteligência artificial da Faro Technologies, HoloBuilder e Trimble, podendo documentar o trabalho nos canteiros de obras e em uma variedade de terrenos e ambientes agressivos, fornecendo informações mais precisas e de alta fidelidade sobre o progresso dos projetos. Sinais de que a robótica é realmente o futuro da construção e manutenção prediais.

E pra quem pensa que acabou, teve também o anúncio de uma aliança entre a Autodesk e a Virgin Hyperloop One para explorar novas oportunidades de ampliar o valor do BIM. A ideia é “otimizar o roteamento e as operações do hyperloop – de uma maneira que não apenas impulsiona a indústria do hyperloop, mas também traz benefícios adicionais para as formas de transporte mais tradicionais, como a otimização de rotas ferroviárias e rodoviárias”, explicou Josh Giegel, co-fundador e Diretor de Tecnologia da Virgin Hyperloop One.

A tecnologia visionária apresenta tubos despressurizados que transportam “vagens” de passageiros ou de carga sob demanda a velocidades de até 970 milhas por hora, alimentadas por levitação magnética e propulsão elétrica. Sua infraestrutura de tubo despressurizado elimina os impactos do atrito e atrito do ar, exigindo menos energia e custo para operar, permitindo que as viagens ocorram em velocidades excepcionalmente altas. (dica de vídeo: )

Projetos pelo mundo com abordagens avançadas

Durante o evento também foi realizada a cerimônia do AEC Excellence Awards 2019 – premiação pela qual são homenageados os projetos de pequeno, médio e grande portes de Design de Infraestrutura, Design de Edifícios e Construções. Confira os vencedores:

Ümraniye-Ataşehir-Göztepe Metro Line

Autores: Gülermak Nurol Makyol Joint Venture e Yüksel Proje

Esta linha de metrô em Istambul, na Turquia, se estenderá a um comprimento total de 13 km e conectará 11 estações de trânsito diferentes. Usando a tecnologia BIM, a equipe obteve uma economia de 16% em todo o projeto. O tunelamento também foi muito mais eficiente: 35% da perda de cabos e 15% da perda do transformador de tração foram evitados durante o processo.

Istanbul Rail System Design Services – Fase 1

Autor: Yüksel Proje

A fase 1 de uma linha de metrô em Istambul, na Turquia, que chegará a cobrir 60 km no total, é um exemplo de como o software BIM e a moderna tecnologia de construção podem integrar e coordenar perfeitamente diversas disciplinas, incluindo HVAC, encanamento, eletricidade e muito mais.

Luchuan Service Area of Yulin-Zhanjiang Expressway – Guangxi Section

Autores: Tianjin Port Engineering Design & Consulting Company of CCCC First Harbor Engineering Company

Ao projetar essa via expressa de quatro faixas de 74,5 km na China, a equipe usou processos de detecção de confrontos para evitar mais de 100 problemas em potencial, evitando retrabalhos dispendiosos durante a construção.

European Spallation Source

Autores: ÅF Infrastructure, Sweco Architects e Skanska Sverige AB

Não apenas um dos maiores projetos de construção da Europa, a European Spallation Source será a instalação da pesquisa mais avançada e sustentável do mundo, com base na fonte de nêutrons mais poderosa do planeta. Ao usar a tecnologia da Autodesk, a equipe – composta por partes interessadas de 13 países do projeto localizado na Suécia – pode colaborar melhor e alcançar seu objetivo de obter o máximo de informações possível em cada modelo.

Buildings On East Artificial Islands Of Hong Kong-Zhuhai-Macao Bridge

Autores: CCCC-FHDI Engineering

As Ilhas Artificiais Orientais desempenham um papel fundamental nas operações da Autoridade de Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau. A tecnologia BIM ajudou a equipe do projeto a economizar mais de 1,1 milhão de dólares e encurtou o processo de construção em quase três meses.

REVITalisation for Design, Construction, and Operations of Pre-World War Buildings

Autores: Urban Renewal
Authority & AECOM

Localizado em Mongkok, Hong Kong, o projeto é uma mistura de casas residenciais e comerciais em estilo de varanda para reforma e preservação. Ao deixar o papel e optar por uma plataforma BIM centralizada desenvolvida com o Autodesk Forge, a equipe economizou 250 mil dólares somente com custos de impressão.

Chase Center & Warriors Mixed-Use Office and Retail Development

Autor: Mortenson | Clark, a Joint Venture

Desde o início, a integração de tecnologia inovadora foi essencial para o fluxo de trabalho da equipe no complexo de esportes e entretenimento de 1,2 bilhão de dólares em São Francisco, Califórnia. A equipe trabalhou simultaneamente em um modelo mestre e estabeleceu uma abordagem 3D e 4D durante a fase de pré-construção.

E03 Canada Court and E05 Quebec, Wembley Park

Autores: John SISK & Son

Para um empreendimento residencial no Reino Unido, a SISK evitou retrabalho de concreto no valor de 90.000 euros por meio de processos de detecção de conflitos e obteve uma economia de tempo de 35% em sua garantia de qualidade ao mudar para o BIM e não mais utilizar papel.

CANVAS

Autor: Windover Construction, Inc.

CANVAS é uma comunidade de apartamentos de luxo, cobrindo 153 mil pés quadrados em Beverly, Massachusetts. A equipe usou técnicas de construção modulares para lidar com as restrições do local e agilizar o processo, resultando na conclusão três meses antes do que seria esperado nos métodos de construção convencionais.

Amr Raafat, Director of Virtual Design & Construction, Windover Construction

Amr Raafat é um especialista em design virtual e construção com mais de 16 anos de atuação combinando a experiência da AEC para alavancar tecnologias de ponta para visualização de construção. Liderando o departamento VDC para criação de animações em 4D, renderizações realistas em 3D, integração de BIM, VR e muito mais, seu principal objetivo é ajudar os clientes e as equipes de projeto a aprimorar o planejamento, o gerenciamento de mudanças, o cronograma, a logística de construção, o planejamento de segurança e a visualização em todas as fases da construção.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP