Expo
 

Hospital Santa Catarina amplia e moderniza Centro Cirúrgico

Projeto durou 18 meses e foram investidos cerca de R$ 10,5 milhões; expectativa é crescer quase 10% no volume de cirurgias em 2020

O Hospital Santa Catarina completou 114 anos de fundação no último dia 6 de fevereiro. A centenária instituição conseguiu, ao longo do tempo, aliar a tradição do legado deixado pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina à tecnologia, e tornou-se referência em medicina.

A reestruturação do Centro Cirúrgico do hospital, deixando o espaço mais moderno e funcional, é uma dessas ações. Dividido em quatro fases, o projeto durou 18 meses até a conclusão, e foram investidos cerca de R$ 10,5 milhões. "Com isso, esperamos crescer quase 10% no volume de cirurgias em 2020, além de proporcionar mais satisfação a médicos e pacientes", afirma Mariângela Lieto, Gerente Médica do Centro Cirúrgico, Oncologia, unidades de internação clínica e cirúrgica e Centro Médico do hospital.

Ela explica que na primeira e segunda etapas da obra, concluídas no ano passado, foram entregues farmácia, área de conforto médico, vestiários, sala da família (onde os acompanhantes aguardam pelo término da cirurgia e recebem informações) e sala para treinamento em cirurgia robótica com simulador. "Além da proximidade entre os espaços, a equipe médica tem à disposição um ambiente aconchegante para aguardar entre uma cirurgia e outra. Para os familiares, há uma rápida e eficaz comunicação com os médicos".

Também há novas acomodações para o período pré-cirúrgico. São 10 leitos individuais, todos com banheiro privativo. "É mais privacidade e conforto aos usuários, enquanto aguardam pela operação", destaca a gerente-médica. 

No começo deste ano, foi concluída a terceira etapa do projeto, com a ampliação do espaço de recuperação pós-anestésica, que também passou a ter 10 leitos. Foram abertas novas salas: a de anatomia patológica para exames de congelação e a cirúrgica, junto como a ampliação de outras duas. 

No total, o Centro Cirúrgico conta com 15 salas, sendo quatro delas grandes o bastante para procedimentos de maior complexidade, como cirurgia cardíaca, neurocirurgia, cirurgia robótica e transplantes.

Concluída no início deste mês, a obra contemplou ainda a central de materiais esterilizados, que foi ampliada, oferecendo: nova área de limpeza e pias ergonômicas; espaço para recepção dos instrumentais e materiais esterilizáveis; vestiários novos e dois novos equipamentos (termodesinfetora e lavadora ultrassônica). 

"Conseguiremos oferecer ainda mais segurança nas cirurgias, devido aos novos equipamentos e instalações, e com o aumento de salas, teremos maior disponibilidade de horários para agendar cirurgias", explica Mariângela.

Metodologia

Vale mencionar que, além da obra, foi implantada a metodologia LEAN no Centro Cirúrgico, que possibilitou a melhoria de processos no fluxo dos pacientes, desde o agendamento da operação até a alta.

"Quando comparamos os dois últimos anos (de 2018 para 2019), tivemos um aumento de 16% do volume cirúrgico e uma taxa de conformidade de início da cirurgia no horário marcado de 80%", destaca e Gerente Médica.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP