Expo
 

Calculadora de carbono oferece alternativa para redução de emissões

Solução da Autodesk permite que a indústria da construção civil acesse e visualize com facilidade esses dados

Como líder em soluções de softwares de design e construção destinadas a setores que são responsáveis por altos índices de emissão de gases de efeito estufa, a Autodesk reconhece a importância vital da redução de lançamento de carbono no ambiente. Essa realidade concretiza-se diante de empresas das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) focadas na necessidade de fazer escolhas mais inteligentes em relação aos materiais usados na construção, uma opção que não estava prontamente à disposição.

No último ano, a companhia trabalhou alinhada ao Carbon Leadership Forum (entidade formada por acadêmicos e profissionais dedicados à redução do carbono incorporado em materiais da construção) - em colaboração com a Skanska (companhia sueca de construção), com a C Change Labs (desenvolvedora de softwares para empresas atuarem na redução de emissões) e com cerca de 50 outros parceiros - para criar a ferramenta EC3 - Embodied Carbon in Construction (ou Carbono Incorporado na Construção, em português), lançada em novembro de 2019, e que está disponível em versão beta pública.

Os impactos do segmento da construção são inegáveis, chegando a contribuir com quase 40% das emissões de CO2 em todo o mundo. E, à medida em que o crescimento global continua, estima-se que, até 2060, a área construída em nosso planeta dobrará. Isso equivale à construção de uma cidade de Nova York inteira todos os meses, durante 40 anos. Além disso, pelo menos metade da pegada de carbono deixada por esses novos edifícios assumirá a forma de carbono incorporado - que equivale ao gás de efeito estufa emitido na cadeia de suprimentos de materiais de construção, incluindo extração de matérias-primas, transporte, refino e fabricação de materiais para construção.

Então, como podemos reduzir o aumento de carbono incorporado na construção? Até o momento, o setor tem se esforçado para entender e mensurar as emissões em seus projetos. Por exemplo: dois materiais podem parecer idênticos, servir para a mesma finalidade, mas possuem quantidades muito diferentes de carbono incorporado; uma viga de aço totalmente reciclada de um forno elétrico a arco renovável e uma viga de aço virgem de um forno a carvão podem ser superficialmente idênticas, mas radicalmente diferentes no resultado de impacto da sua produção no clima.

A ferramenta EC3 utiliza dados das Declarações Ambientais de Produtos (EPDs, da sigla em inglês para Environmental Product Declarations) para alinhar, avaliar e apresentar os impactos de carbono incorporado na construção de uma maneira fácil de usar e de interagir. Essa solução permite que a indústria da construção civil acesse e visualize com facilidade dados de emissões de carbono, permitindo que os responsáveis pelos projetos façam escolhas inteligentes em relação ao lançamento de gases no ambiente durante a especificação e aquisição de materiais. O que levaria dias a ser feito por especialistas, agora pode ser realizado em minutos por profissionais generalistas da área de projetos de construção.

A Autodesk é a principal patrocinadora da ferramenta e já ativamos a integração do EC3 com o BIM 360 (ferramenta tecnológica para a metodologia BIM - Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção). Agora, os profissionais de AEC poderão transferir dados sobre a quantidade de material de determinado projeto diretamente do BIM 360 para a ferramenta EC3, com o simples pressionar de um botão, e visualizar os impactos de carbono incorporado, entre as opções de materiais no Large Model Viewer (ou Visualizador de Grandes Modelos) da ferramenta. A integração utiliza o BIM para agilizar a escolha de materiais e transforma o modelo de exibição em um mapa de calor de carbono incorporado interativo. A integração da ferramenta EC3 já está disponível como um aplicativo do BIM 360.

Partindo da premissa de que o que é medido é tratado, o objetivo final da ferramenta EC3 é tornar mais fácil adotar a redução de emissões de carbono no ambiente, de maneira mais acessível e escalável para a indústria da construção. Em uma publicação recente do blog Gates Notes, "Edifícios são péssimos para o clima", Bill Gates (cofundador da Microsoft), usando a ferramenta EC3 como exemplo, reconhece "os últimos avanços da tecnologia e a urgência em zerar as emissões (de gases nocivos ao ambiente)".

Atualmente, a Microsoft utiliza a ferramenta na remodelação de sua sede corporativa em Redmond, no Estado de Washington (EUA). Além disso, o porto de Seattle (naquele mesmo Estado norte-americano) também está usando a ferramenta em projetos piloto. O suporte da Autodesk à ferramenta EC3 e nosso investimento contínuo na construção de ferramentas de análise de desempenho ajudam arquitetos, engenheiros e empreiteiros em geral a trabalhar de maneira mais colaborativa para gerenciar a pegada de carbono total de seus projetos e a progredir para um ambiente construído de carbono positivo, melhor para as pessoas e para o planeta.

Tony Saracino é gerente de Sustentabilidade da Autodesk, formado em Engenharia Arquitetônica e especializado em Design de Edifícios de Alto Desempenho; Produtividade de Materiais e Energia; e Inovação em Design e Construção.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP