Sorteio Nespresso
 

Sistema inteligente para gestão de energia

Como fazer uso consciente de energia sem deixar de lado as comodidades e as modernidades eletrônicas oferecidas pelo mercado

Gastar com energia elétrica é inevitável, não há como fugir disso. O consumo de energia é uma necessidade indispensável em todos os setores da sociedade. A questão é: como fazer uso consciente, inteligente e econômico de energia sem perder as comodidades e sem deixar de lado as modernidades eletrônicas oferecidas pelo mercado? O último relatório da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostrou que, com exceção do setor industrial, pouca gente sabe como consumir energia da forma correta, sem trazer prejuízos para o bolso e para o planeta. De acordo com a Resenha Mensal do Mercado de Energia da EPE, houve crescimento de 4,6% no consumo de eletricidade no início desse ano, em comparação ao mesmo período em 2018, tanto no setor residencial quanto comercial.

Para Alexander Dabkiewicz, Gerente Comercial da Divisão de Consultoria e Gerenciamento de Energia da ENGIE e responsável pela plataforma Follow Energy, a ferramenta ideal para economia de energia é o consumidor, que deve saber como utilizar energia de forma consciente e reduzida, e ter uma noção exata de como se gasta. “É através do acompanhamento do consumo que podemos realizar uma análise eficiente, identificarmos oportunidades e desvios e, assim, traçarmos ações para termos o uso correto da energia”, explica Dabkiewicz. Segundo ele, a ENGIE oferece a ferramenta ideal para quem busca essas soluções: o Follow Energy, um sistema de monitoramento e controle de energia e utilidades. “Nós buscamos a melhor solução para o cliente. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico, conversar, entender o que ele deseja e precisa, qual a sua motivação e daí, sim, especificar o melhor equipamento, o melhor hardware, o melhor medidor. E o interessante é que a gente consegue, por meio desse processo, entregar não só um equipamento ou uma plataforma de monitoramento para o cliente, mas um pacote de serviços importantes para ele: como suporte, manutenção do site, atendimento remoto e gestão, para que consigamos fazer uma parceria com esse cliente e trazer o melhor resultado possível para ele.”

Com uma redução de 15% no consumo, o Grupo Santander foi um dos que recorreu ao serviço de monitoramento e gestão de energia da ENGIE Soluções. A rede bancária possui mais de dois mil pontos de consumo e o resultado da ação de eficiência energética adotada resultou em uma economia significativa. Um dos projetos de gerenciamento de energia utilizados pelo Banco Santander foi justamente o Follow Energy, implantado em mais de 1.500 agências. Dabkiewicz conta que o sistema gerou uma redução de 15% de consumo de energia, do total das agências, por meio da automação e o controle do ar condicionado. 

A ENGIE Soluções tem atuado em todos os segmentos do setor de eficiência energética, contabilizando mais de 600 clientes e 6.200 sites atendidos, fornecendo desde o monitoramento até a entrega de serviços que reduzam o consumo. Essa divisão da ENGIE Brasil oferece soluções integradas capazes de transformar cidades, empresas e pessoas, além de sistemas customizados para diversos setores (agronegócio, indústria, comércio, shoppings, hospitais, condomínios, portos, aeroportos, setores de segurança e defesa, entre outros), tendo como base dois pilares: redução de custo de energia e melhoria de infraestrutura.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP