Sorteio Nespresso
 

Conectando pessoas num só propósito foi o tema da 26ª Higiexpo

A maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina veio reforçar e demonstrar a relevância do setor

Por Léa Lobo

As principais tendências e inovações do setor estavam presentes na  Higiexpo 2019 – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, a maior feira do segmento da América Latina que chegou a sua 26ª edição e movimentou ainda mais o mercado, no período de 20 a 22 de agosto.

Realizada a cada dois anos pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a feira superou as edições anteriores com um número maior de expositores nacionais e internacionais (mais de 120 divididos entre fabricantes e distribuidores de químicos, máquinas, equipamentos, acessórios e prestadores de serviços especializados).

O mercado de limpeza profissional cresce a cada ano. Para se ter uma ideia da dimensão desse segmento, fundamental para a promoção da saúde e bem-estar da sociedade, estima-se que a atividade movimente cerca de R$ 18 bilhões ao ano e empregue mais de 760 mil trabalhadores no Brasil.

A Abralimp reforça na Higiexpo o conceito de que limpeza está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas. Dados levantados pela International Sanitary Supply Association (ISSA , the Worldwide Cleaning Industry Association), entidade norte-americana parceira da Abralimp, indicam que uma limpeza eficiente pode reduzir até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe. A pesquisa também constatou que um ambiente coletivo limpo, como o de escolas, reduz a incidência de doenças respiratórias (24%), de idas ao médico (34%), de uso de antibióticos (24%), influenciando também na redução do índice de absenteísmo (46%).

Cerimônia de abertura

Em seu discurso de abertura, o Presidente da Abralimp, Paulo Peres, ressaltou sua satisfação e orgulho em estar na maior Higiexpo da história, lembrando que todos os setores da economia precisam da limpeza para prosperar. “As pessoas necessitam de ambientes limpos para ter saúde e produzir. Portanto, a limpeza passou a ser um ativo mais valorizado em aspectos diversos, como para geração de empregos, na formação e capacitação de pessoas, nos investimentos em tecnologia e inovação, e no aumento da produtividade e da eficiência”, afirma.

Diversos representantes de associações e entidades parceiras compuseram a cerimônia de abertura. Adonai Arruda, Presidente da World Federation of Building Service Contractors, ressaltou que o tema escolhido para o evento “Conectando pessoas num só propósito” é fundamental para o atual momento da sociedade. “Em um momento onde falamos de indústria 4.0, robótica, Inteligência Artificial, e outras tecnologias e inovações, onde fica o ser humano? Hoje, a sociedade atinge proporções globalizadas, em que não cabe mais o amadorismo, e a tecnologia vem para ajudar a aperfeiçoar os processos”, diz ele, lembrando que profissionais qualificados são preponderantes para as empresas.

João Diniz, Presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), por sua vez, enfatizou que o sucesso da feira acontece devido ao forte trabalho da Abralimp em realizar um evento de qualidade, com comprometimento com o meio ambiente e com a saúde. Renato Fortuna, Presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) disse que “é uma honra apoiar e participar do evento. Em uma sociedade cada vez mais competitiva e dinâmica conectar pessoas, é a melhor forma de prosperar”, analisa. Ressaltou ainda que a tecnologia otimiza a qualidade e o aproveitamento de recursos, além de ampliar a segurança do profissional de limpeza. No entanto, o ser humano é insubstituível em algumas atividades. Segundo pesquisa citada por ele, entre os principais atributos que um profissional deve ter estão a criatividade, a persuasão, a colaboração, a capacidade de adaptação e a gestão do tempo. “Algumas dessas qualidades, as máquinas não podem ter, tornando esse profissional cada vez mais importante para o sucesso do negócio”.

Já a evolução do evento foi lembrada por Rui Monteiro Marques, Presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-SP): “Nos dois anos que se passaram do último evento, em 2017, tantas coisas mudaram no mercado... Tivemos novas leis que impactaram nossas atividades e a feira cresceu ainda mais. Tenho orgulho dos empresários que estão aqui acreditando no nosso segmento”, enfatiza ele.

Para Toni D’Andrea, representante da Associação das Indústrias de Limpeza da Itália (Afidamp), uma feira como essa é sempre um momento de alegria e promoção de atividades. “Há muitos anos conheço a Abralimp, pela qual tenho laços de estima. Os próximos anos reservaram excelentes oportunidades para reformularmos o nosso trabalho e termos novas fontes de inspiração, mais atentos ao meio ambiente”, disse.

David Drake, Vice-presidente Executivo da Abralimp, agradeceu a todos os colaboradores e funcionários, que trabalharam intensamente durante os dois meses que antecederam a feira. “Estamos vivendo um momento difícil do mundo e do Brasil. Agradecemos a presença de todos, que saíram da zona de conforto para estar aqui e buscar o País que todos nós queremos”, disse.

O diretor da Higiexpo 2019, Romilton dos Santos, disse que para realizar a feira foi preciso pensar em como melhorar e aperfeiçoar um evento que já era grandioso. “Com isso, conseguimos um novo lugar, uma área maior, mais expositores para ter ainda mais sucesso”.

A exposição e o congresso

O aumento da mecanização da limpeza profissional, novas tecnologias de monitoramento de equipamentos e processos a distância, e o atendimento às questões de sustentabilidade com produtos verdes ou economia de energia e água são alguns aspectos importantes da feira que demonstraram a evolução da limpeza profissional no aumento de produtividade, de eficiência e de segurança no trabalho.

Os produtos e serviços oferecidos são destinados a todos os ambientes: shopping centers, hospitais, hotéis, comércio, supermercados, indústrias, agronegócio, construção e pós-obra, instituições educacionais, condomínios residenciais e comerciais, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários, enfim, todos os ambientes que demandam serviços de limpeza.

Entre as grandes atrações da feira estavam a Área do Conhecimento com cursos gratuitos aos visitantes; o 27º Congresso Educacional Higicon, que trouxe conteúdos relevantes e uma excelente oportunidade de networking para os participantes; e o Lounge Inovação, com uma seleção das principais inovações dos expositores.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP